23/09/2021 às 09h51min - Atualizada em 23/09/2021 às 16h36min

Como escolher uma paleta de cores para o seu lar?

SALA DA NOTÍCIA Victor
https://pixabay.com/pt/photos/design-de-interiores-web-tecidos-1508276/
 

Saber escolher uma boa paleta de cores para sua casa pode ser um processo complexo, mas que deixará a decoração do ambiente muito mais estilosa e de acordo com seus desejos para cada cômodo.

Por conta disso, é importante saber como utilizar esse tipo de ferramenta com mais qualidade em seu planejamento de decoração.

As cores são uma parte muito importante de qualquer decoração com cimento queimado valor, principalmente por serem um dos principais destaques.

Qualquer ambiente se transforma completamente quando você muda alguma coisa desse tipo de ação, o que acaba sendo muito importante para sua estrutura de produção em sua casa.

As diversas combinações possíveis são um grande estimulante para você despertar sua criatividade e aproveitar combinações inusitadas e explorar novos conceitos dentro do design de interiores de maneira muito mais efetiva.

Entretanto, algumas vezes a união de duas cores muito antagônicas podem ser bem desagradáveis.

Por isso, seguir uma paleta de cores que tem os principais tons disponíveis para o trabalho é muito importante, assim como comprar fundo preparador de paredes antes de colocar uma nova cor nas paredes.

Esse tipo de ação evita o retrabalho de remover a tinta que não combinou com a decoração e ter que fazer todo o processo novamente, o que acaba sendo um desperdício para sua construção, gerando gastos de tempo e dinheiro.

A paleta também pode agir diretamente no cérebro das pessoas que estão em um determinado ambiente, gerando sensações diferentes para cada caso.

A psicologia das cores é uma prática muito comum, principalmente enquanto gatilho de negócios.

Algumas cores nos evocam a sensação de urgência ou de consumo imediato, e muitas empresas utilizam esse tipo de recurso para conseguir mais vendas, aproveitando a fragilidade da mente para inserir uma necessidade específica.

Essa não é a única utilização de cores com o corpo humano, entretanto.

Uma escolha assertiva para esse tipo de ação acaba transformando uma sala de estar em um ambiente perfeito para o descanso e relaxamento, enquanto pode deixar o ambiente escolhido para o trabalho em home office com cores que passam uma sensação de motivação.

Cada ambiente pode ter uma tabela de cores específica, que gera muito mais pluralidade e recursos na hora de aproveitar seu design de interiores, aplicando cores e tons de uma empresa de tintas e verniz de acordo com a necessidade de cada cliente.

Escolhendo sua paleta de cores

Escolher sua paleta de cores pode ser um processo complexo, principalmente para uma pessoa leiga. Por isso, é interessante que você tenha um excelente planejamento e entenda quais são suas possibilidades desde o início.

Para que isso ocorra, muitas pessoas acabam optando por trabalhar com profissionais de arquitetura e design, que saberão cada tom da cor e como unificá-las para um resultado mais harmonioso de pintura.

Esse tipo de conhecimento poupa um tempo valioso, embora ele possua uma série de ações importantes para que você aplique a tinta corretamente, o que ajuda a agilizar a pintura e verificar se cada detalhe da casa está de acordo com o que você queria.

Estas dicas são fundamentais para uma compreensão maior e uma melhor estrutura de sua decoração, conseguindo aplicar as cores de maneira muito mais efetiva em cada cômodo da casa, com a ajuda de uma empresa de pintura predial.

Lembre-se que as dicas citadas neste material podem ser muito úteis, mas não necessariamente funcionarão em sua empresa. É preciso adaptar as informações para sua realidade.

A paleta de cores pode interferir em diversos elementos de sua decoração, como:

  • Iluminação;
  • Conforto;
  • Estilo;
  • Organização.

Todos estes elementos estão diretamente relacionados ao padrão que você pode determinar para sua estrutura, sendo uma ferramenta muito importante e aumentando ainda mais sua oportunidade de trabalhar com esse tipo de conceito de maneira efetiva.

Estilo da decoração

Este é um dos pontos principais para você pensar quando estiver planejando sua reforma. Quando você escolhe um estilo para um ambiente, seja ele rústico, moderno ou romântico, está pensando em toda uma composição.

Esse tipo de composição leva em consideração uma série de itens, como objetos decorativos, móveis e outras estruturas básicas para atingir o resultado que você espera em termos de design.

Quando você trabalha as cores nesse tipo de estilo, é preciso fazê-las casar com a ideia básica, com muitas técnicas diferentes para você aplicar a paleta com mais assertividade nesse tipo de ação ao contratar uma empresa de prestação de serviços de pintura.

Algumas pessoas optam por usar metodologias na hora de pensar em paletas de cores, como é o caso do Feng Shui.

Essa técnica chinesa trabalha com a energização de cada cômodo de sua casa, fazendo referências à natureza e transformando sua casa em um ambiente de relaxamento e concentração.

Para atingir esse tipo de resultado, o Feng Shui tem uma série de rígidos códigos que servem para manter o fluxo de energia fluindo bem pela casa, ajudando você a definir quais serão as cores utilizadas em sua estrutura.

O ideal neste caso é buscar o máximo de harmonia entre as cores, criando assim um ambiente fluido e que traz uma sensação de paz e tranquilidade.

Efeitos das cores

O estilo do ambiente leva um ponto interessante, mas é preciso ficar atento a outro sinal muito importante: o sentimento que você deseja passar com as cores.

Cada tom tem o poder de causar uma reação no cérebro humano, o que pode ser trabalhado de maneira muito efetiva em sua decoração.

Você pode apresentar uma série de conceitos para cada cômodo simplesmente apostando nas cores certas ao trabalhar com uma empresa de pintura.

As cores tem o poder de afetar diretamente o comportamento dos seres humanos, além de causar alterações de humor e ter impacto até mesmo na saúde. Enquanto algumas cores possuem um efeito tranquilizante e calmante, outras causam euforia e excitação.

Por isso, é importante que você decida o tipo de atividade que deseja ter em cada cômodo para escolher corretamente as cores que utilizará na decoração.

Dessa maneira, cada cômodo da sua casa será exclusivamente pensado para gerar esse tipo de sensação. Seja uma cor para ajudá-lo a dormir ou que cause vontade de conversar e agitação, é possível aproveitar muito esses espaços.

Portanto, é importante que você saiba o que está sendo oferecido para garantir um resultado mais satisfatório para sua casa.

Utilize a criatividade

Quando você trabalha com cores, a criatividade é a palavra de ordem. É importante que você consiga utilizar novas possibilidades e testar novas ferramentas de cor para conseguir resultados impressionantes.

A paleta possui uma gama de tons que podem ser aplicados em conjunto ou separadamente, e você pode aproveitar o máximo que esse tipo de ação tem a oferecer.

Assim, você consegue uma aplicação harmoniosa na utilização das cores em um piso de pintura epóxi.

As novas tendências de mercado surgem a todo momento, criando novos conceitos e aplicações de cores que podem ser muito impactantes em sua estrutura.

O color blocking, por exemplo, é uma técnica que utiliza cores opostas na mesma paleta para causar um efeito de destaque. Esse tipo de ação no revestimento de uma parede pode dar um toque especial e acrescentar mais charme ao ambiente.

Isso sem contar que você não precisa restringir as cores a tintas e teto. Esse tipo de ação pode ser muito comum ao aplicar cores em uma casa que ainda não tem mobília, mas a escolha correta de cores para os móveis pode ser muito importante.

Além disso, trabalhar com objetos decorativos, como mantas, almofadas e outras peças coloridas pode dar um toque muito mais especial para o ambiente. Esse tipo de recurso é excelente para você aplicar corretamente o tom que está querendo realizar.

Hoje, a popularização de algumas outras ferramentas também ajuda a escolher cores modernas de instalação rápida e prática.

É o caso dos papéis de parede, que tem voltado à moda com força e com um valor muito abaixo do aplicado anteriormente no mercado.

Isso garante um potencial de inovação muito mais amplo, com possibilidades imensas para que você consiga escolher as cores que mais se identifica e criar ambientes muito mais estilizados.

Considerações finais

Trabalhar com cores pode ser um trabalho muito divertido durante a decoração de sua casa. Esse processo é altamente criativo, e permite que você explore diversas possibilidades para encontrar o meio perfeito de aproveitar cada ambiente.

Por isso, conhecer as paletas de cor é muito importante para que você possa ter uma ideia de todo o potencial que pode explorar ao utilizar esse tipo de ferramenta, conquistando uma qualidade muito superior na decoração de seu lar.

Após a pintura, você pode  ir até uma distribuidora de produtos de limpeza e adquirir os produtos corretos para realizar a limpeza dos respingos de tinta dos pincéis ou do chão.

Com as cores certas, você pode transformar completamente o imóvel que está reformando, criando um ambiente completamente novo e do jeito que você imaginava.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 
Notícias Relacionadas »
© 2021 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
contato@saladanoticia.com.br
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp