23/09/2021 às 09h50min - Atualizada em 23/09/2021 às 16h36min

Saiba como utilizar formas geométricas na sua decoração

SALA DA NOTÍCIA Victor
https://pixabay.com/pt/photos/cadeiras-sala-de-estar-tabela-2181968/
 

Diversas são as formas de decorar uma casa, por meio de cores e símbolos únicos, ou então com um conjunto de elementos visuais, inserindo diversas formas geométricas na tentativa de trazer um estilo especial para a sua decoração.

 

Isso tudo acontece por causa da variedade de estilos que podem ser conquistados através da mistura de formas e cores, criando algo que corresponda aos gostos do residente desse lar, assim como uma obra artística, que também pode servir como uma peça de decoração.

 

A decoração de uma casa pode funcionar como uma extensão da identidade do seu morador, apresentando características que representem o seu estilo, garantindo que sempre que alguém visite aquele lugar reconheça a quem ele pertence.

 

Às vezes essa relação se faz com elementos simples, como uma cerâmica decorativa, uma escultura ou um conjunto de plantas, que sempre que são avistados parecem carregar um pedaço da pessoa que ali mora, vide o uso constante desses objetos em sua casa.

 

Essa questão de dar uma identidade a um cômodo começa ainda cedo, como no quarto de um bebê, onde cores claras buscam representar um ambiente calmo, que representa segurança e paz.

 

Ao crescer essas mesmas paredes costumam receber cores mais densas, além de agora estarem recheadas de pôsteres de bandas, filmes e seriados, expondo dessa forma os gostos daquela criança ou adolescente.

 

Na fase adulta, com uma identidade completamente formada, e muitas vezes decorando o seu próprio apartamento, essa decoração passa a contar com elementos mais inspirados, que de forma explícita ou não, representam os interesses e características da pessoa.

 

Essa idealização do lar em alguns casos é planejada desde o início, com o apoio de projetos de engenharia para a construção desta residência, e logo em seguida, com o auxílio de decoradores para enfeitar de maneira especial o local.

 

Entre esse conjunto de elementos que podem trazer um caráter único para a sua decoração estão as formas geométricas, que desde a história antiga tem uma grande importância para os projetos arquitetônicos.

Os laços históricos e geométricos da arquitetura

As formas geométricas marcam presença nas grandes obras do passado, como os palácios gregos com suas colunas, que tinha uma função não apenas de sustentação da obra, como também servir de símbolo para a sua força arquitetônica, ligando o homem aos deuses.

 

Colunas essas que podem ser encontradas em obras clássicas como o Partenon na Grécia, mas também em construções da era contemporânea, como a Casa Branca em Washington, que serve de lar para o presidente dos EUA.

 

Com a diferença que essas obras modernas contam com serviços de uma empresa de paisagismo e jardinagem, para garantir a integridade do lugar junto a decoração natural que acompanha tais edificações.

 

Na verdade, as formas geométricas são tão comuns para os processos de construção e decoração que elas conseguem ao mesmo tempo repassar conceitos tradicionais e também serem vistas como símbolo de modernidade.

 

Para exemplificar essa relação é só lembrar das pirâmides e ruínas astecas, no México, ou as das conhecidas pirâmides egípcias, que se tornaram grandes símbolos de uma cultura tradicional.

 

Indo de encontro a esse estilo convencional, as formas geométricas passaram a representar modelos visto até como futuristas, mesclando cores e formatos em movimentos culturais como o cubismo e o próprio futurismo, estabelecidos no século XX.

 

Tudo isso chegando aos dias de hoje, com projetos residenciais arquitetura dando atenção às formas geométricas para a construção de um condomínio diferenciado, seja em sua arquitetura ou na sua decoração.

 

Um apelo por formas geométricas que cresce inclusive com a adesão cada vez maior de aparelhos celulares, televisores e tablets, que com seus formatos padronizados passaram a simbolizar um conceito de avanço tecnológico.

 

E diante todos esses fatores históricos e contemporâneos, as formas geométricas passaram a exercer uma grande influência na decoração dos lares atuais, podendo ser implementados de diversas maneiras no processo de adornamento do seu lar.

Formas de incluir a geometria a sua decoração

Os conceitos de simetria trazidos pelas formas geométricas são encontrados na maior parte das construções atuais, buscando trazer uma justificativa visual para a sua concepção, como nos prédios imensos que passaram a constituir o visual das grandes metrópoles.

 

As empresas de engenharia civil em SP precisam se atentar a esse quesito estético antes de construir um novo prédio na região, pois dependendo do intuito por trás dessa obra, de se destacar ou se igualar ao local, o projeto de construção consistirá de diferentes modelos.

 

Essa mesma preocupação com as formas geométricas também pode ser tida em relação a projetos de escopos menores, como na decoração de uma casa. Sendo diversas as maneiras em que essas formas podem ser abordadas em um projeto de decoração.

Azulejos no banheiro

Um dos conceitos de decoração mais clássicos da realidade brasileira, a instalação de azulejos no banheiro pode ser vista como uma decoração de origem geométrica. Uma construção que se adapta ao estilo dos residentes.

 

Por meio de um conjunto de cores, é possível trabalhar com diferentes padrões visuais na decoração do seu banheiro, utilizando também o contraste de tons para destacar essa coleção de azulejos ou as cores das paredes, escolhidas por uma empresa de pintura.

A mistura de diferentes formas geométricas

Da mesma forma que essas formas podem trazer um estilo simétrico, elas também podem ser usadas para trabalharem com tons mais abstratos, por meio da combinação de diferentes modelos geométricos.

 

Essa mistura de formas pode ser usada nos pisos e até nas paredes, dependendo do intuito do decorado, podendo fazer um contraste com um tom mais sóbrio que foi escolhido para a pintura do local ou até mesmo com a mobília comprada.

 

Um sofá composto por uma material diferenciado, como um tecido jacquard direto da fabrica, pode destacar os enfeites geométricos disponibilizados no imóvel, que apresentam formas similares a estampa desses objeto na sala de estar.

Composições em 3D e outras brincadeiras visuais

As formas geométricas, seja com a intenção de apostar em uma decoração abstrata ou tradicional, podem contar também com outras características, incluindo o número de dimensões.

 

Dessa forma, os elementos de decoração de base cúbica, como uma cerâmica diferenciada, trabalha com um design diferenciado ao seu lar, assim como no uso de outras peças, como pastilhas na cozinha ou ladrilhos hidráulicos na varanda.

As vantagens dessa tendência artística

Com todas essas possibilidades apresentadas, é possível compreender como as formas geométricas são tão abordadas nos projetos de decoração, por representarem diferentes correntes artísticas, que se adequam ao estilo apresentado por um conjunto de moradores.

 

Entre as vantagens trazidas pelo emprego dessas formas se destacam:

 
  • Uma sensação de modernidade;
  • A versatilidade enorme que elas apresentam;
  • Personalização dos espaços de convívio;
  • Uma quebra da monotonia do lugar.
 

O emprego correto das formas geométricas em um ambiente é capaz de trazer a ele um estilo moderno, que represente o comportamento antenado das pessoas que vivem naquela residência.

 

Um estilo de natureza industrial, que pode ser ornamentado por objetos de decoração e móveis feitos com materiais metálicos, como uma estante de inox e esculturas de ferro. Em conjunto com as formas geométricas, essa decoração irá destacar o estilo único do lugar.

 

O que conversa diretamente com outras vantagens citadas, que é a personalização do ambiente, junto à versatilidade de ferramentas visuais que podem ser empregadas ao seu lar, adaptando-se ao estilo do seu morador.

 

Junto a isso, é importante notar que as formas geométricas são capazes de trazer uma sensação de movimento, dependendo apenas da maneira em que esses símbolos são disponibilizados no ambiente.

Uma decoração geométrica

O uso das formas geométricas por si só é capaz de trazer diferentes estilos ao processo de decoração. Juntos de outros conceitos, como um conjunto contrastante ou simétrico de cores e outros elementos, maiores são as suas possibilidades visuais.

 

Não é de se espantar que essas formas sejam utilizadas desde a história antiga, pois por meio de uma organização específicas, esses conjuntos passam a simbolizar um conjunto variado de signos artísticos, representando em alguns casos, a história de um povo.

 

Para a comunidade grega o propósito era o de representar a ligação do ser humano com as entidades místicas, vendo no processo de simetria uma maneira de retratar esse ambiente sagrado.

 

O mesmo com as cidades egípcias, que viam as pirâmides como uma construção de valor funerário, no qual o corpo dos grandes faraós podiam descansar pela eternidade.

 

Hoje, esse apelo geométrico apresenta uma conexão direta com os meios tecnológicos, conseguindo abordar conceitos abstratos, assim como elegantes, da mesma forma que a tecnologia faz tornando-se uma rede de acesso a diferentes informações.

 

E todos esses conceitos podem ser encontrados na decoração do seu lar, dependendo do seu estilo, ou das inspirações do seu decorador.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp