23/09/2021 às 09h48min - Atualizada em 23/09/2021 às 16h36min

Dicas essenciais para decorar uma casa sem divisórias

SALA DA NOTÍCIA Victor
https://pixabay.com/pt/photos/casa-moderno-mobili%c3%a1rio-1680800/
 

Montar uma casa sem divisórias pode ser uma excelente idéia de decoração. Este estilo está cada vez mais ganhando espaço, e existem várias formas de aproveitar melhor seus ambientes ao colocá-los nesse tipo de disposição.

Quando um arquiteto está desenhando uma casa, é comum que ele a separe em diversos cômodos por paredes, delimitando o espaço que cada ambiente proporcionará para o proprietário do imóvel com os serviços de uma empresa de divisórias.

Porém, cada vez mais as pessoas estão apostando em conceitos diferenciados, sobretudo aqueles que ainda estão lidando com mudanças estruturais de base, que tem um forte potencial arquitetônico.

É o caso das casas sem divisórias, que se popularizaram muito nos Estados Unidos, quando a população jovem começou a procurar antigos galpões de fábrica para morar, uma vez que o aluguel era muito mais barato que em outros locais.

Hoje, o conceito se ampliou consideravelmente, e a maioria dos imóveis pode ser adaptada e projetos podem ser criados para montar em sua casa um ambiente assim.

Esse tipo de projeto dá muito mais amplitude e aumenta a qualidade de seu imóvel consideravelmente, usando móveis como uma mesa de aço inox para compor o ambiente.

Sobretudo em espaços pequenos, esse tipo de design acaba permitindo uma utilização melhor do espaço interno, principalmente se alinhada com móveis planejados para uma estrutura mais adequada em cada ambiente.

Para ter a casa do jeito certo, é preciso que você mantenha ou construa alguma forma de reforço de estrutura, garantindo assim que a base da fundação da casa permaneça estabilizada.

Caso você deseje montar uma casa assim do zero, ou esteja pensando em reformar seus ambientes para conseguir esse tipo de espaço, é importante que você conte com um profissional qualificado.

O arquiteto ou engenheiro contratado irá avaliar a planta e a estrutura da casa para identificar se pode ser feito algum tipo de alteração como esse e em que pontos as vigas ou pilares serão instalados para você continuar aproveitando seu imóvel.

Um dos principais benefícios de ter uma casa sem divisórias é a união dos espaços internos, que permite uma decoração integrada entre todos os ambientes utilizando um tecido rustico para cortina.

Dessa forma, você aplica um tema de design em toda a extensão do imóvel, garantindo uma qualidade maior em sua decoração. Além disso, é importante pensar em outros benefícios que esse tipo de ambiente proporciona.

Em um primeiro caso, é muito mais fácil se comunicar com outros moradores pela casa. Caso você esteja trabalhando e seu companheiro esteja na cozinha fazendo comida, vocês podem conversar livremente uma vez que não há nada impedindo a comunicação.

Além disso, esse formato é muito interessante para pessoas com crianças pequenas. Neste caso, você pode fazer sua faxina e organizar a casa enquanto está o tempo todo com atenção nas crianças, sem perdê-las de vista.

Por estes motivos, é muito importante pensar nesse tipo de estrutura e em como ele pode mudar toda a forma de fazer uma decoração em sua residência com um toldo cortina orçamento.

Dicas de decoração

Quem adota esse estilo de decoração está procurando mais amplitude, por isso é importante que você saiba como decorar para conseguir um resultado satisfatório sem perder a praticidade desse tipo de estilo.

Diante disso, é importante se atentar a alguns pontos importantes na hora de trabalhar com estes modelos de decoração, conquistando um ambiente adequado para seu imóvel sem perder a personalidade do mesmo.

Vale lembrar que nem todas as dicas funcionam em todos os ambientes. Procure identificar as dicas que mais se alinham com sua realidade na hora de criar seu imóvel.

Dessa maneira, você consegue um excelente resultado para sua estrutura, aplicando plantas de grande porte em sua decoração, por exemplo.

Por isso, é importante que você trabalhe de forma efetiva para conquistar uma decoração confortável e estilosa para o seu imóvel, identificando quais pontos mais se alinham a seu pensamento e em como você pode aproveitar melhor seu espaço dessa maneira.

Divisórias móveis

Uma boa maneira de separar os ambientes de sua casa sem perder o charme e a amplitude de um imóvel sem paredes é com a utilização de divisórias móveis. Dessa maneira, você pode identificar cada cômodo de sua casa com mais facilidade.

Esse tipo de objeto ainda pode ser decorativo, criando um ambiente muito mais charmoso e diferente para seu design. Biombos costumam funcionar perfeitamente para esse tipo de atividade, sendo uma importante ferramenta para trabalhar em sua casa.

Estas peças são feitas normalmente com três partes, e é muito comum que o material de construção seja a madeira. Ela é então talhada e trabalhada para que você consiga aproveitar melhor o biombo.

Esse tipo de objeto é facilmente movimentado, garantindo uma estrutura que pode ser trocada a qualquer momento, e um único biombo pode ser utilizado em vários ambientes.

Ainda que o conceito amplo deva ser respeitado, é importante ter em mente que muitas vezes a privacidade e a discrição são necessárias, e nesse aspecto esse tipo de objeto pode ser muito útil.

Normalmente, os biombos são utilizados para ambientes que refletem os quartos, principalmente para que as pessoas possam se trocar sem problemas quando houver outras pessoas na casa.

Tapetes

Os tapetes funcionam como coringas nesse tipo de estrutura. É ideal pensar nestas peças como uma ferramenta de demarcação de espaço. Assim, você pode usar vários tapetes para diferenciar os ambientes em um imóvel amplo.

Você pode criar uma série de cômodos diferentes sem precisar das paredes para limitar o espaço, como por exemplo:

  • Sala de estar;
  • Sala de jantar;
  • Sala de TV;
  • Sala de jogos.

Todos estes espaços ficarão muito mais destacados se você criar toda uma ambientação no espaço delimitado, usando o tapete como referência para as peças que serão colocadas em ordem.

Por isso, é importante que você pense com clareza e utilize esse tipo de ferramenta com inteligência para aplicar seus resultados de maneira efetiva na decoração do imóvel.

Dessa maneira, é possível ter uma ambientação muito mais moderna e despojada, mas sem abrir mão da individualidade de cada espaço. Isso permite uma série de alterações que podem ficar bem interessantes no imóvel.

Até mesmo estilos diferentes de decoração podem se encontrar nesse modelo, aproveitando as divisórias com os tapetes para criar estilos diversos dentro de um mesmo local.

Móveis como divisória

Alguns móveis podem ser utilizados para criar uma série de espaços diferentes no mesmo cômodo, gerando assim uma estrutura fixa para aquele espaço do imóvel e conseguindo delimitar a área de atuação.

Utilizar sofás e poltronas como uma forma de dividir a sala em um ambiente único acaba sendo uma excelente opção para aproveitar os próprios móveis ao criar o ambiente, aplicando de maneira muito mais efetiva esta estrutura.

Além disso, móveis como estantes de livros e balcões para cozinha também são excelentes opções de peças que são ao mesmo tempo funcionais e podem fazer a diferença na ambientação que você está tentando criar.

É possível também mesclar ambientes com esse tipo de utilização. Dependendo da disposição de seus móveis, é possível que você faça uma divisória mas ainda consiga aproveitar em vários ambientes uma mesma situação.

Dependendo da forma como você posiciona sua televisão na casa, por exemplo, ela pode se tornar uma ferramenta de divisão, criando um espaço fixo que será levado em conta quando você estiver decorando o resto da casa.

Entretanto, esse posicionamento pode permitir que a televisão seja usada tanto em uma área comum, que representaria uma sala de estar, quanto no quarto, conseguindo aplicar esse tipo de ação com muito mais facilidade.

Plantas

As plantas são uma excelente forma de decorar sua casa, pois se adaptam em qualquer tipo de espaço. Encontrar um local de venda de plantas exoticas pode ser uma ótima maneira de se destacar.

Elas são responsáveis por trazer vida e renovação a sua decoração, e é importante saber lidar com elas se você quiser ter um ambiente agradável.

Dependendo do tamanho das plantas e da disposição de sua utilização, é possível utilizar esse tipo de decoração como uma forma de dividir melhor o apartamento, sem que você precise colocar uma barreira no imóvel.

Para esse tipo de realização, as plantas ornamentais e os vasos de grande porte costumam ser as melhores pedidas. Contar com empresas de jardinagem nesse ponto pode ser uma boa solução.

Considerações finais

Ter uma casa sem divisórias pode ser muito moderno e estiloso, mas é preciso atenção para que você possa montar uma estrutura adequada para seu dia a dia.

Por conta disso, é muito importante que você utilize seus recursos para trabalhar efetivamente.

Quanto mais você consegue aplicar seus conceitos de maneira efetiva, mais interessante ficará a decoração do imóvel.

Portanto, ao compreender suas possibilidades com a casa sem divisórias, você terá muitas opções à sua disposição, seja em projetos de casas simples ou mais elaborados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp