23/09/2021 às 09h46min - Atualizada em 23/09/2021 às 16h36min

Ideias de decoração sustentável utilizando o bambu

SALA DA NOTÍCIA Victor
https://www.pexels.com/pt-br/foto/interior-da-sala-de-estar-com-moveis-na-casa-4916192/
 

O bambu é um material muito versátil, que tem sido explorado em diversos modelos de decoração e design de casas, principalmente pelas possibilidades que ele oferece em questão de estilo.

Trata-se de um material de qualidade, com propriedades resistentes e que já é utilizado em muitas peças de decoração e móveis, mas que tem ganhado cada vez mais popularidade em ambientes com consultoria de meio ambiente.

Atualmente, ele vem sendo testado até mesmo como um substituto do aço para estruturas de concreto, sendo uma escolha sustentável para lidar com esse tipo de estrutura em seu imóvel.

Entre outras escolhas da utilização do bambu, podemos citar:

  • Móveis;
  • Pisos;
  • Abrigos de animais;
  • Tubos de condução de água.

O potencial desse material é grande, o que o torna uma excelente escolha em diversas situações. 

Além disso, o bambu é também uma matéria-prima que pode ser utilizado na confecção de papel, tecidos e muitos outros itens.

Até mesmo combustível pode ser extraído do bambu, tornando este material altamente desejado para que você trabalhe com qualidade nesse tipo de atividade, como em estudos de impacto ambiental, criando decorações muito interessantes com peças de bambu.

As fibras porosas do material são muito importantes para passar mais leveza na produção de tecidos, tendo um efeito similar a seda, mas com um custo de fabricação muito mais em conta, o que torna o bambu um peça coringa.

Suas raízes também permitem que o bambu se regenere se ele não for destruído, o que tira a necessidade de replantar para continuar a produção. Trata-se de um material que é utilizado diversas vezes para substituir outras madeiras, como o pinus e o eucalipto.

Dessa maneira, você consegue uma estrutura muito mais sustentável, onde o impacto negativo que o desflorestamento destas espécies causa e há uma redução real na produção, funcionando como uma excelente maneira de substituir.

O bambu também é uma peça muito abundante no Brasil, o que torna sua utilização mais frequente e mais fácil para trabalhar, além de tirar o carbono da atmosfera e limpar o ambiente.

Por conta destes benefícios, é muito comum que você encontre uma produção mais adequada e uma estrutura de negócios que permita uma boa utilização no seu dia a dia, principalmente no conceito da decoração.

Os ambientes decorados estão cada vez mais buscando ferramentas de sustentabilidade para criar ambientes elegantes e socialmente responsáveis.

Por conta disso, a busca por materiais que se adequam a este padrão é sempre muito grande, muitas vezes até contratando um serviço de consultoria projeto ambiental.

Por sua versatilidade, é muito comum encontrar recursos como estes de maneira mais efetiva, garantindo assim que você consiga criar ambientes especiais e dedicados pautados nesse conceito, independente do estilo de decoração que você escolheu usar.

Usando o bambu em sua decoração

Existem diversas maneiras de aplicar o bambu dentro de uma decoração, seja ela interna ou externa. Por isso, é importante que você compreenda algumas das principais maneiras para trabalhar com este recurso.

Entretanto, é preciso ter um excelente planejamento para que a peça faça sentido com a decoração que você está escolhendo, procurando também alguém que realize venda de plantas exoticas.

Dessa maneira, você consegue se adaptar e colocar as peças de bambu dentro de sua realidade, criando um ambiente muito mais aconchegante.

Diante disso, é fundamental que você saiba lidar com esse tipo de recurso, conquistando uma estrutura mais interessante para o ambiente no qual os objetos de bambu serão inseridos como peças decorativas.

Sala e ambientes de convívio social

O bambu é uma excelente forma de criar um ambiente aconchegante e intimista, que permite cômodos de interação social ficarem muito mais agradáveis, por isso é comum encontrar peças no material em salas de estar e de jantar.

Normalmente, o material é utilizado de maneira sutil, com peças decorativas ou até mesmo móveis de variados modelos, dando um toque especial para o ambiente sem ser uma peça de destaque.

Assim, você pode variar entre uma série de estilos de decoração sem precisar modificar as peças em bambu, garantindo assim uma estrutura de qualidade para o ambiente sem precisar de grandes modificações.

Além disso, estas peças são ótimas por sua versatilidade.

É possível criar vários estilos diferentes em sua casa, mudando a estrutura do ambiente com uma boa gestão de resíduos, mas mantendo as peças de bambu, o que evita o desperdício e garante mais sustentabilidade na decoração.

Caso você queira uma peça mais chamativa, que faça ativamente parte da decoração e que faça as pessoas identificarem o bambu imediatamente, a decoração de paredes utilizando o material é uma excelente maneira de destacar o espaço.

O bambu é um material resistente e duradouro, o que garante um bom tempo se você fizer a instalação corretamente e do jeito que deseja. Por isso, é interessante ter esse tipo de material na elaboração de seu design.

Outro ponto importante é que o bambu é um material natural, o que torna o ambiente muito mais integrado com a natureza, trazendo para o cômodo uma sensação de calma e harmonia, ideal para ambientes de descontração e relaxamento em geral.

Banheiros

Utilizar o bambu em locais de higiene pessoal, como banheiro e lavabo é sempre uma excelente opção. Normalmente, é um material mais claro e que passa uma impressão de limpeza, além de tranquilidade e relaxamento para o usuário do local.

Ao montar uma parede do banheiro com bambu, ou mesmo utilizar o material nos detalhes do lavabo, você cria uma estrutura de relaxamento muito similar ao de spas e outros ambientes mais reservados que trabalham com um bom fornecedor de flores.

O resultado desse tipo de aplicação é um banheiro ou lavabo rústico e muito elegante, conquistando mais charme e beleza dentro do conceito do ambiente. O bambu é ótimo para deixar o banheiro com uma cara mais natural.

Uma boa dica é utilizar o material junto com objetos decorativos naturais para criar um ambiente mais sustentável, como uma pia de pedra ou mesmo plantas, que renovam o ambiente e passam uma sensação mais agradável para o ambiente.

Por ser um local muito íntimo, é importante que você consiga colocar o máximo possível de conforto dentro do ambiente, garantindo assim uma boa utilização do espaço em sua residência.

Quartos

A decoração de quartos deve ser muito bem planejada, uma vez que se trata de um dos ambientes mais privativos de todo o imóvel. É aqui que você passará boa parte de seu tempo, tanto para o descanso quanto para leituras e estudos.

Em alguns casos, até mesmo para o lazer. Por isso, é importante que você consiga trabalhar nesse tipo de ambiente com o bambu de forma a criar um local sustentável mas que não perca suas qualidades.

Existem alguns pontos comuns entre projetos de arquitetura e urbanismo, como a utilização do bambu em paredes e persianas. Porém, até mesmo a cama pode ser montada nesse tipo de base, uma vez que é bastante resistente.

Nesse caso, o bambu ajuda muito a criar um ambiente relaxante e agradável, para que você consiga de fato se energizar novamente para lidar com todos os problemas e estresses do trabalho.

Esse tipo de resultado é muito importante para que seu imóvel consiga apresentar o contexto de decoração que você está procurando, mas sem precisar gastar muito ou utilizar materiais e ferramentas que não sejam sustentáveis.

A sustentabilidade é uma das maiores preocupações da atualidade, garantindo uma estrutura adequada e duradoura que não tenha impactos negativos no meio ambiente.

Varandas e áreas externas

Este é o modelo mais clássico de utilização do material, e isso se deve ao fato de o bambu combinar muito com a integração com a natureza que um ambiente externo proporciona, sobretudo, se unido com plantas e outros itens de decoração que remetem a esse contato.

O bambu sempre esteve associado ao relaxamento, principalmente em questão de práticas zen, sendo um material muito procurado por uma empresa de construção sustentável.

Por isso, é um material muito propício para um ambiente onde o principal foco é o relaxamento e o descanso depois de um dia estressante.

Considerações finais

Criar um ambiente utilizando o bambu como material de decoração permite muita versatilidade em sua decoração, garantindo que você conseguirá um ambiente confortável e bonito, independente do tipo de design que está escolhendo.

Trata-se de um material de raízes fortes, que é muito vinculado a conceitos de força e resistência. Quanto mais você trabalha com esse tipo de recurso, mais próximo de um contexto amplo você chega com sua decoração.

Além disso, é importante ter em mente que a utilização deste material depende de seu plantio, que costuma demorar aproximadamente cinco anos para iniciar a presença no solo.

O bambu é a prova viva que nem sempre os resultados que você deseja serão imediatos, e que muitas vezes vale a pena esperar para ter algo impressionante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp