23/09/2021 às 09h43min - Atualizada em 23/09/2021 às 16h36min

Saiba utilizar a tubulação aparente no seu design de interiores

SALA DA NOTÍCIA Victor
https://pixabay.com/pt/photos/sala-de-estar-sof%c3%a1-interior-quarto-2732939/
 

A tubulação aparente é um dos aspectos que mais pesam na hora de construção e idealização do interior de um imóvel e diversas pessoas contratam empresas e profissionais da área para evitar que elas acabem estragando a aparência de seu apartamento ou casa.

O texto de hoje irá abordar as maneiras e diversas formas de utilizar a tubulação aparente no design de interiores, mostrando como pode ser eficiente a utilização das mesmas e como elas podem ser aplicadas inteligentemente dentro do seu design.

Sabemos que o mundo hoje em dia busca sempre novas maneiras de se aperfeiçoar e evoluir, e isso afeta tanto grandes escritórios de arquitetura quanto empresas de engenharia civil em SP, que buscam se adequar aos novos padrões impostos pelo mercado.

Isso significa que, mesmo que as técnicas e maneiras de se aplicar algo não mudem, a forma como as pessoas enxergam o trabalho pode mudar e, provavelmente, essas técnicas precisam ser adequadas para atender a esse novo tipo de público.

Portanto, independente de onde mora, é possível utilizar de diversos estilos de design de interiores, basta um pouco de criatividade e, caso não queira tentar fazer por conta própria, de dinheiro para contratar profissionais responsáveis.

Porém, mesmo com muito esforço, pode ser que as tubulações fiquem à mostra ou o trabalho não fique tão bom quanto o realizado por uma consultoria em engenharia poderia deixar. Sendo assim, é essencial conhecer mais sobre o assunto antes de tentar algo.

Mas um fato que muitos ainda não sabem ou simplesmente desconhecem, é que existem formas muito inteligentes de utilizar a tubulação e deixá-la à mostra, fazendo com que pareça parte do necessário onde foi instalada.

Para entender como fazer isso e quais estilos mais combinam com o de tubulação aparente, mesmo que já tenha ocorrido a instalação e montagem de tubulação industrial, confira algumas dicas e orientações nos tópicos a seguir.

Por que utilizar a tubulação aparente?

O fato é que, fazer esse tipo de configuração e design em sua casa ou apartamento pode não ser tão simples e, dependendo do seu objetivo com ele, novamente, é indicado a contratação de uma empresa responsável e que saiba realizar a tarefa.

Ainda assim, é possível destacar alguns elementos essenciais na construção do cenário, como:

  • Iluminação;
  • Integração do ambiente com a tubulação;
  • Papel de parede ou pintura;
  • Piso que será utilizado.

Quanto melhor todos esses elementos forem configurados dentro do design de interiores, melhor e mais funcional ficará o cômodo ou casa inteira na qual ele foi aplicado, independente se foi realizado através de projetos de arquitetura e urbanismo.

Em outras palavras, é importante ter em mente que um design de interiores não é composto apenas por um elemento, mas pela junção e integração de vários deles, e nesse caso, a tubulação é mais um desses critérios que deve ser levado em consideração.

Muitos então se perguntam o motivo de utilizá-la nesse tipo de cenário. O primeiro grande ponto é que se evita grandes reformas que, além de ser um grande incômodo para os moradores, podem gerar grandes custos.

Outro ponto a ser mencionado é a necessidade de contratar periodicamente os serviços de limpeza de tubulação industrial e, caso os canos estejam todos escondidos, isso pode ser um grande problema, tendo que quebrar algumas paredes para isso.

Por fim, porém não menos importante, também é possível destacar que, dependendo de onde se mora, não é possível realizar reformas por contratos em alguns condomínios e apartamentos, causando uma grande frustração aos moradores.

Como utilizar as tubulações

Existem alguns estilos que se saem melhor do que outros na hora de ser aplicado nas residências, sendo então, um pouco mais influentes e aceitáveis, tanto pelo design quanto pela funcionalidade que um cômodo ou uma casa precisam no dia a dia.

Independente se irá contratar uma empresa de paisagismo e jardinagem para deixar o lado exterior mais belo e agradável, alguns tipos de tubulação são mais utilizados do que outros para atender aos estilos mencionados.

Para ficar por dentro de tudo e saber diferenciar cada uma delas, confira as dicas e orientações sobre as tubulações nos tópicos a seguir.

 

01 - Aço galvanizado

Esse tipo de aço é o mais utilizado no design de tubulações aparentes pela sua alta resistência e baixo custo em comparação aos canos de cobre. Se adaptam muito bem ao estilo industrial tão recorrente nos dias de hoje.

No caso da utilização dessa tubulação para canos hidráulicos, é sugerido que se use canos de PVC pintados ou de cobre. Pode ser aplicado até mesmo em banheiros, mesmo que tenham ou não barra de apoio para banheiro em aço inox.

Esse estilo faz muito sucesso, principalmente por causa das grandes metrópoles como Nova York, onde antigos galpões eram pintados e decorados para a utilização e moradia de outras pessoas, fazendo com que hoje muitos adaptem suas casas a esse contexto.

Portanto, saiba que, caso sua vontade seja utilizar esse tipo de design, a solução é o aço galvanizado e seus derivados. Com toda certeza é uma excelente escolha e que não irá fazer com que você se arrependa.

02 - Mapa de mina

Desde cozinhas com suas geladeiras e puxador inox ou das salas de estar com seus grandes aparelhos tecnológicos e chamativos, organizar as tubulações aparentes de sua casa ou apartamento é essencial para que nada vire bagunça.

Pensando nesse tipo de arquitetura, se tornou comum que muitas casas se adequem a esse estilo de organização e fizessem o mapa de mina, que é uma forma de deixar a tubulação bem organizada e com cautela, passando por paredes e tetos.

O mais impressionante disso é que, mesmo com casas com muitos tubos, podem utilizar, por exemplo, o teto para organizar cada um deles, reforçando o estilo industrial e fazendo com que eles se casem com o resto dos elementos do cenário.

Em outras palavras, é preciso muita harmonia para agrupar todos eles em um único lugar e fazer com que se integrem ao cenário. Mas, caso consiga fazer isso, o resultado é surpreendente e belo.

03 - Reformas são necessárias?

Em alguns casos, mesmo que o objetivo seja mexer o mínimo possível na casa, será necessário algumas reformas para que o ambiente fique o mais adaptável possível ao estilo que se busca. Porém, existe um ponto muito positivo nisso tudo.

Como a tubulação estará aparente, o processo de reforma pode ser muito menos custoso e bem mais rápido, não causando todo aquele incômodo que normalmente acontece nesses tipos de processo, além do barulho e outros detalhes.

Se tem uma coisa que toda reforma busca e, seja um eletricista e pedreiro, deve se esforçar ao máximo possível para conseguir um acabamento perfeito. Com os tubos a mostra, fica muito mais simples de se atingir esse resultado.

Portanto, se precisar de reformas, elas podem ser uma boa opção para se atender a esse estilo.

04 - Manutenção simples

Uma enorme vantagem em se ter a tubulação aparente é a manutenção dela, de outros elementos da casa ou apartamento, além da facilidade e adaptação de móveis e outros acessórios ao longo do imóvel.

Quando os cabos, fios e tubulações, ou seja, tudo que é utilizado no estilo industrial estão à mostra, não é necessário quebrar nenhuma parede ou fazer muito esforço para limpar, trocar ou até mesmo verificar se tudo está dentro do que é esperado.

Outra vantagem que é muito utilizada é a facilidade em se aplicar e instalar novos pontos de iluminação dentro da casa e, como dito no começo do texto e exemplificado como elemento essencial, a iluminação é muito necessária nesse estilo de design de interiores.

Por isso, caso você não tenha muito tempo para realizar a manutenção e limpeza dos itens acima destacados, saiba que é extremamente simples de se resolver isso com o estilo industrial e a boa utilização da tubulação aparente.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou e se aprofundou em como utilizar a tubulação aparente no seu design de interiores, mostrando os pontos positivos em se aplicar esse tipo de técnica ao seu espaço, além de mostrar o que é essencial para se adotar nesse estilo.

Claro que tudo isso irá depender de quanto se quer gastar, onde se mora, opinião de todos os moradores e diversos outros aspectos que podem impactar na rotina ou no momento em que as mudanças serão realizadas.

Lembrando que, a tubulação aparente também ajuda a deixar o ambiente mais fluido e evita reformas que podem ser necessárias futuramente.

Portanto, utilize as dicas e orientações disponibilizadas ao longo do texto e adapte o visual e estilo de sua casa para essa nova opção, colhendo todos os benefícios, vantagens e beleza que podem ser oferecidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Notícias Relacionadas »
© 2021 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
contato@saladanoticia.com.br
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp