09/10/2020 às 15h46min - Atualizada em 13/10/2020 às 11h15min

Dicas de organização para casas pequenas

Se o espaço não é tão grande assim, a organização é essencial para que ele seja aconchegante

Victor Augusto de Alencar
SALA DA NOTÍCIA
Banco de Imagens

A organização de um ambiente faz toda a diferença, não só para facilitar a vida de quem vive nele, mas também para deixá-lo mais aconchegante. Não por acaso, reality shows nos quais especialistas organizam a casa das pessoas são cada vez mais sucessos em todo o mundo. Contudo, se não podemos receber a Marie Kondo, damos um jeito e fazemos nós mesmos.

 

Todas as casas ficam melhores quando têm um bom sistema de organização, mas nos lares pequenos, isso é ainda mais fundamental porque, com pouco espaço, tudo faz diferença, até mesmo onde você acomoda xícaras e canecas.

 

No entanto, a gente sabe que, mesmo que manter tudo em ordem em casa seja um desejo, muitas pessoas têm várias dificuldades em relação a isso. Então, separamos algumas dicas que podem te ajudar a pensar no que fazer por aí. O maior segredo é ter um lugar definido para cada objeto. Manter tudo arrumado é um hábito que, com a prática, fica cada dia mais fácil.


Instale prateleiras

Se bem organizadas, as prateleiras ajudam a compor uma decoração moderna e são ótimas para guardar todos os tipos de objetos, em qualquer cômodo da casa. Você pode instalar prateleiras para colocar potes e panelas na cozinha, livros e itens decorativos na sala ou no quarto, produtos de limpeza na área de serviço e assim por diante. As possibilidades dependem da sua necessidade.


Além disso, elas costumam ser leves e não têm portas ou grandes estruturas. Por isso, ajudam a dar a sensação de que o ambiente é maior, ao contrário de armários e outros móveis com a mesma finalidade, que podem acabar causando justamente a impressão oposta.


Pendure objetos

Um dos principais segredos de manter tudo organizado quando se tem pouco espaço é pendurar o máximo de itens possíveis, tomando cuidado para não sobrecarregar o ambiente, claro.

 

Você pode comprar ou adaptar acessórios para pendurar pequenos compartimentos nas prateleiras da cozinha, guardando canecas, copos e talheres, por exemplo. Também dá para instalar uma barra inox com imã no cantinho da área para colocar facas.


Guarde um item dentro de outro

Esta é outra dica de ouro para aproveitar os espaços reduzidos. Ela vale para potes, panelas, sapatos e o que mais couber dentro de outro objeto.


Use caixas organizadoras

Você pode comprar este tipo de caixa em lojas de utilidades ou até aproveitar caixas de eletrodomésticos e sapatos para essa finalidade. Dá para guardar de tudo nelas. Se for colocar objetos que você usa pouco, como decoração de Natal, uma dica é acomodá-las embaixo da cama ou na parte de cima do armário, para liberar espaço na casa.

 

No entanto, elas também podem ser utilizadas para guardar objetos do dia a dia, como material escolar ou brinquedos das crianças. Nesse caso, elas podem ficar num cantinho do quarto ou da sala. Se bem organizadas, podem até dar um charme para a decoração.


Reaproveite embalagens 

Elas são ótimas para organizar todo tipo de item nos armários e nas prateleiras. Uma caixa de sapatos pode ser ótima para compartimentar a sua gaveta de calcinhas e meias, enquanto os potes de geleia e requeijão dão bons guarda-temperos, por exemplo.


Tenha organizadores no banheiro e no quarto

Se você faz o estilo “faça você mesmo”, as possibilidades são infinitas: basta amarrar caixinhas, copos ou pequenas prateleiras em uma cordinha que suporte o peso e pendurá-la na parede. Pronto! Você tem um organizador para pequenos itens, como objetos de higiene, pentes, maquiagem e acessórios. 

 

Também é possível comprar esse tipo de organizador em lojas de utensílios e artesanato. O importante é ter onde colocar os objetos e não deixar nada jogado por aí.

 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp