18/12/2020 às 11h28min - Atualizada em 18/12/2020 às 19h48min

A sua conexão de Internet móvel está funcionando errado? Saiba como resolver.

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Antes, o celular era considerado um acessório para se comunicar e entreter. Hoje em dia, não podemos nos separar dele por uma hora, exceto por estarmos sem bateria e não podermos recarregá-la. Um dos problemas frequentes que ocorrem, e nem sempre sabemos ou podemos resolvê-lo, é a lentidão da ligação à Internet.

A seguir, compartilhamos com você dicas práticas e simples para aumentar a velocidade da internet no seu celular.

Iremos desde a solução mais elementar, àquela que os usuários normalmente não fazem, já que é realizada dentro de parâmetros de rede avançados. Além disso, como último recurso, podemos ter que ligar para o suporte técnico de nossa operadora para descobrir se há um incidente geral, um problema com nossa linha ou se estamos em uma área com pouca cobertura.

Problemas com Internet no celular podem ser resolvidos completamente, apenas teremos de tentar várias soluções até encontrarmos o caminho certo, já que a princípio podemos saber ou justificar o que pode estar ocorrendo. Sabemos que é bem chato ficar sem internet enquanto vê TV online ou escreve um e-mail importante.... por isso, deixamos aqui umas dicas para poder retormar a sua ligação sem muitas dores de cabeça:

Retirar e colocar o cartão SIM

É possível que, sem aviso prévio, tenhamos uma conectividade com a Internet muito lenta ou até mesmo a perda de sinal de dados de forma intermitente. Esta falha é bastante comum em clientes com cartões SIM muito antigos ou que mudaram de terminal móvel várias vezes e o cartão SIM acabou por ficar sujo ou danificado.

Neste caso, devemos tentar desativar e ativar os dados móveis em primeiro lugar, mas se a situação não melhorar, devemos remover o cartão SIM por cerca de 10 segundos, e depois inseri-lo novamente em nosso terminal móvel, certificando-se de que está limpo.

Assim que colocarmos o cartão novamente, estaremos forçando o celular a se conectar novamente à torre de telefonia e se autenticar nela com nosso número.

Reiniciar dispositivo

O ato de manter o celular desligado por 10 segundos e depois ligá-lo novamente também pode ser aplicado. Desta forma, todos os serviços associados são reiniciados, incluindo os que têm a ver com o nosso fornecedor de serviço móvel. Esta solução deve ser uma das primeiras ações que você deve tomar se tiver problemas, pois, em muitos casos, esse reinício é necessário para que o terminal continue funcionando corretamente.

Se você tem praticamente certeza de que isso resolveria o problema porque já o fez antes, tente realizar esta etapa removendo o cartão SIM com o celular desligado e insira-o novamente antes de ligá-lo novamente.

Verifique sua localização atual

Se por algum motivo você foi a um determinado local e a partir desse momento começaram os problemas de conexão, é muito provável que haja problemas de conectividade naquele local.

Pode ser por causa do lugar em si, seja pela arquitetura do lugar ou pela verdade, não é possível conectar estar ali por se tratar de uma área de pouca cobertura. As operadoras possuem mapas com estimativas de cobertura 2G, 3G e 4G, então é bem possível que você tenha uma boa cobertura 3G, mas logicamente a velocidade de navegação é afetada.

Se não é a primeira vez que você vai a esse local e já teve problemas, pode ser um problema temporário, como, por exemplo, que a célula que você estava se conectando está em manutenção e você está conectado a outra mais longe de sua localização.

Desative os aplicativos que exigem dados móveis em segundo plano

Além de aumentar significativamente o consumo de sua tarifa de dados móveis, essa configuração pode contribuir para uma redução significativa na velocidade da internet.

Simplesmente acessando a lista de aplicativos, selecione aqueles que você usa com mais frequência e verifique se eles têm permissão para usar dados móveis em segundo plano e quanto de dados móveis eles consumiram. Para resolver esse problema, certifique-se de desativá-los sempre que não precisar, mas os serviços com notificações push, como aplicativos de mensagens, como WhatsApp ou e-mail, devem ativá-los para poder receber mensagens com o celular em espera.

Redefinir as configurações de conectividade

A única desvantagem que pode surgir se realizarmos essa redefinição é salvar nossas preferências de rede Wi-Fi, como as redes salvas às quais nos conectamos ao longo do tempo.Além disso, emparelhar novamente os dispositivos Bluetooth que usamos com frequência. Porém, tudo isso, além de redefinir as configurações, levará apenas alguns minutos.

O que não deve mais acontecer é que você reconfigure sua conectividade com a Internet ou pontos de acesso de compartilhamento de Internet. Devem ser configurados automaticamente após o reset, uma vez que essas informações são em muitos casos fornecidas pela própria rede e a configuração é transparente. É recomendado que, após realizar esta ação, reinicie seu terminal móvel.

Desative o modo economia de dados e VPN

Embora o modo de economia de dados seja muito útil quando temos uma quantidade limitada de tarifa de dados, ele pode afetar nossa velocidade de conexão. As conexões VPN também podem afetar a velocidade da nossa Internet. Se estivermos encapsulando todo o tráfego para um servidor VPN, é provável que essa conexão seja a culpada.

Embora as VPNs contribuam muito para a segurança dos dados que trafegam pelo túnel, devido aos processos de criptografia / descriptografia que usam, o risco de conectividade mais lenta é muito alto. Consequentemente, desative-os para evitar possíveis situações de conexão muito lenta e verifique se a velocidade está de volta ao "normal".

Ligue para o serviço de suporte técnico da sua companhia telefônica

Como mencionamos no início, esta é uma das ações que as pessoas menos gostam se precisam restabelecer a conexão de Internet móvel.

Principalmente porque pode acontecer que a espera até que um agente de atendimento ao cliente pegue o telefone seja grande. No entanto, isso é de grande ajuda se nenhuma das alternativas listadas acima funcionar.

É possível que o problema seja devido a problemas de Internet móvel na área onde você está ou a problemas gerais com a companhia telefônica. Até os próprios agentes podem apoiá-lo na realização de algumas reconfigurações do telefone móvel ou dos serviços da sua linha móvel, se necessário.

A grande maioria das chamadas devido à baixa velocidade se deve aos seguintes problemas:
 
  • Pouca cobertura na área onde estamos nos conectando.
  • Saturação do celular onde estamos conectados, ou problema com o dito celular.
  • A tarifa de dados móveis terminou e o “pacote” de dados de "baixa velocidade" começa. Se acha que tem um pacote baixo, veja o que a Moche lhe pode oferecer a nível de preços e pacotes de dados móveis.

Esperamos que com essas dicas você tenha conseguido resolver o problema e encontrar a solução para navegar rapidamente na Internet com seu smartphone.








 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp