01/10/2020 às 15h55min - Atualizada em 13/10/2020 às 11h15min

Decoração funcional: veja como aproveitar o espaço em cômodos pequenos

É possível aliar praticidade e beleza mesmo em ambientes menores

Victor Augusto de Alencar
SALA DA NOTÍCIA
Banco de Imagens

Viver em espaços pequenos, muitas vezes, é uma decisão para quem mora sozinho ou está conquistando seu primeiro imóvel. Os estúdios e os lofts são exemplos de moradias com espaço restrito e que pedem planejamento na decoração. 

 

Do seu hall até o seu banheiro, é possível personalizar o ambiente e dar a sensação de amplitude apenas com a decoração. Fazer as escolhas certas de cor, tecido, iluminação e objetos ajuda a dar a impressão de que o local é maior que realmente é.

 

Confira, a seguir, algumas dicas de como adornar os espaços pequenos de maneira bonita e funcional.


Espelhos

Curingas quando se trata de dar amplitude aos cômodos, os espelhos também são essenciais em qualquer casa. No quarto, opte por guarda-roupa com portas de correr de espelho e faça o espaço parecer um pouco maior.

 

Outra opção bastante comum é trocar uma parede da sala por um grande espelho, ajudando a refletir o restante do cômodo e ampliando o ambiente.


Cores claras

Do piso às paredes, as cores claras ajudam a iluminar o ambiente e dar a sensação de que ele é um pouco maior. No seu banheiro, por exemplo, louças, cuba e até porta em tons claros podem ampliar o espaço que já é naturalmente reduzido.

 

Outra vantagem é que pisos claros também facilitam a visualização da sujeira e, consequentemente, tornam mais fácil a limpeza do local. Aposte no porcelanato e ganhe minutos preciosos durante a faxina!


Nichos e prateleiras

Na hora de organizar objetos, estes recursos são essenciais! Além disso, nichos e prateleiras ajudam a dar movimento à decoração por criarem linhas horizontais na parede, que podem fazer o cômodo parecer um pouco maior.

 

Dependendo do estilo decorativo escolhido, pode-se lançar mão de diferentes materiais para nichos e prateleiras, como metal, madeira, acrílico e até concreto, além de poder personalizar o item com luzes de LED para destacar o que está guardado ali.

 

Outra ideia é colocar bancadas nas paredes para servir de mesa de apoio ou trabalho, garantindo funcionalidade e praticidade para o dia a dia. Pedras, concreto e madeira são opções bonitas e fáceis de limpar.


Cozinha planejada

Neste cômodo, é preciso muita organização e praticidade. Móveis planejados são a melhor opção, e há revestimentos bonitos e fáceis de limpar no dia a dia. Vale a pena investir na consultoria de um profissional especializado, como decorador ou arquiteto, para poder tirar o melhor proveito do local.

 

Outras dicas importantes têm a ver com o aproveitamento do espaço e o estilo de vida do morador. Você precisa realmente de um fogão convencional? Que tal trocá-lo por um cooktop? Quanto uma fritadeira, uma batedeira planetária e uma cafeteira expressa são úteis no seu dia a dia?

 

Às vezes, objetos como esses apenas ocupam espaço e são usados raramente. Grandes, eles não são tão bacanas para ficarem sempre expostos. Avalie a compra, o uso e o local que você mora.


Iluminação

A iluminação é um dos grandes trunfos de qualquer decoração. Por meio do jogo de luzes podemos destacar algo bacana, disfarçar imperfeições e criar o clima aconchegante que toda casa deve ter.

 

Quem não conta com muito espaço para dispor de abajures de mesa e chão pode usar as paredes como aliadas da iluminação. Arandelas, pendentes e luminárias ajudam a personalizar o cômodo.


Organização

Tem gente que adora objetos decorativos e tem grandes coleções. Para essas pessoas, morar em espaços pequenos pode ser um desafio enorme. Afinal, é preciso ter muita organização para poder manter tudo em ordem e dar uma perspectiva de amplitude ao local.

 

Deixar muitos objetos próximos e ter muitos itens no mesmo espaço pode dar uma sensação oposta. Tudo amontoado ajuda a reduzir ainda mais a percepção do ambiente, além de comprometer a decoração.

 

Escolha bem o que mais te agrada para deixar visível e procure um local seguro e protegido para guardar o que lhe é caro. Às vezes, na decoração, o menos acaba sendo mais.

 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp