21/09/2020 às 16h06min - Atualizada em 13/10/2020 às 11h15min

Por que o mercado de construção e decoração aqueceu durante a crise?

LUCAS WIDMAR PELISARI
SALA DA NOTÍCIA
Não é novidade que o mercado de construção, reformas, acabamentos e decoração aqueceram muito durante a crise. Isso pode ter ocorrido devido a diversos fatores, um deles é a incerteza do futuro, uma pesquisa recente sugere que algumas pessoas estão garantindo a casa própria para passar por futuras crises de forma mais segura e confortável.

História da construção civil no Brasil

O mercado de construção e reformas é muito volátil, existem períodos em que esse mercado sofre grandes quedas de demanda e consequentemente, de empregos.

Após a copa do mundo de 2014 sediada no Brasil, o setor de construção civil e pública caiu drasticamente, o que gerou um índice muito alto de desemprego, já que esse segmento é muito grande no nosso país.

Construção e reforma

A construção e reforma incluem diversas partes do desenvolvimento de imóveis comerciais e residenciais.

A construção vai desde o alicerce até o levantamento das paredes, laje e muros. Já a reforma, geralmente inclui em quebrar paredes para expandir cômodos, ou, até mesmo, construir novos cômodos anexados ao imóvel.

Estudos recentes apontam para o fato de que muitas pessoas estão decidindo sair dos grandes centros urbanos, em busca de um refúgio mais seguro e tranquilo.

Este é o caso de muitos brasileiros que tem se mudado para cidades do interior, ou arredores das grandes metrópoles.

A expansão da internet e acessibilidade de serviços públicos tem facilitado este novo estilo de vida visto que as pessoas não precisam sair de casa para resolver problemas, pagar contas, contratar serviços ou comprar produtos.

Um ponto muito importante com relação a essa migração é que não só o custo de vida é menor como também o custo da construção, desde o valor do projeto de arquitetura até a compra de materiais e mão de obra.

Decoração

Muitas pessoas pensam que a decoração consiste em comprar um bom sofá, uma boa cortina e uma mesa.

A decoração é uma arte completa, e hoje em dia, existe a profissão de decoradora, cuja função é estudar o que o cliente quer e decorar o ambiente de acordo com o gosto dele.

Não é sobre comprar um bom sofá e sim comprar o sofá certo para combinar com os demais objetos de decoração da sala.

Um quarto, por exemplo, geralmente possui uma cama, um móvel planejado para guardar roupas e uma TV.
Nenhum destes objetos tem relação direta um com o outro, porém, se bem planejado, é possível montar um cômodo aconchegante, confortável e relaxante.

Conclusão

Com o avanço tecnológico e a evolução da sociedade ao ponto em que estamos, dispomos de diversas opções de estilo de vida.

Seja uma vida produtiva em uma grande capital ou uma vida pacata no interior, hoje é possível ter qualidade de vida em qualquer cenário, o que vale é o seu desejo, metas e objetivos.

O que você acha desse aumento na migração de pessoas para o interior? Você iria se pudesse? Deixe aqui nos comentários, ficaremos muito felizes em ver o que você tem a dizer.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp