06/10/2021 às 14h31min - Atualizada em 06/10/2021 às 15h48min

Com ascensão da Inteligência Artificial no Direito, ESEG tem matriz focada em tecnologia

Faculdade do Grupo Etapa também possui Núcleo para desenvolvimento de pesquisas

https://eseg.edu.br/
SALA DA NOTÍCIA Allyne Pires
ESEG - Faculdade do Grupo Etapa
 

A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa entende que o mercado de trabalho está se renovando a cada dia graças, especialmente, ao uso da tecnologia. Na área de Direito não é diferente, também está se automatizando. Por isso, desde 2019, quando recebeu a autorização para disponibilizar o curso, a Instituição incluiu em sua matriz curricular disciplina de Inteligência Artificial. Além disso, possui atividades extracurriculares e laboratórios tecnológicos que ajudam no desenvolvimento profissional dos discentes.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2019, o número de processos em tramitação estava acima de 77 milhões. A estimativa é que precisaria quase sete anos para que as ações fossem concluídas. Esse cenário pode mudar com a implementação da Inteligência Artificial, em geral tratadas pelas lawtechs.

“Essas startups apresentam ferramentas que dão agilidade a temas administrativos e tarefas repetitivas do operador do Direito, resultando em economia de tempo. Outra vantagem são as análises assertivas dos resultados de ações com a mesma natureza, que podem indicar o que pode ser obtido no processo. Dessa forma, a decisão é racionalizada e as chances de sucesso aumentam”, analisa o professor mestre Alexandre Dal Mas, coordenador do curso de Direito da ESEG. “A automação na área já vinha acontecendo, mas a pandemia intensificou esse processo. Por isso, bons advogados, hoje, além de saber empreender, se entenderem de ciência de dados possuem um diferencial. E o aluno pode fazer o curso de média duração de Data Science da Faculdade”.

Os discentes da Faculdade têm a possibilidade de desenvolver essa habilidade por meio da disciplina Inteligência Artificial e Direito. Além de poder realizar pesquisas no Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica com estudantes de outras áreas, ampliando seu network e visão multidisciplinar.

Para um viés empreendedor, a ESEG possui disciplina e o Núcleo de Empreendedorismo, que atua na criação e gestão de empresas. O aluno tem base para construir um plano de negócios e levantar o investimento necessário para materializar o projeto dele.

A Instituição também oferece o Fábrica de Skills, projeto com três disciplinas optativas - Simula ESEG, Formação de Excelência e ESEG Debates. O intuito é que os discentes tenham formação complementar, para auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

“Diferente do que muitos pensam, a Inteligência Artificial não substituirá o papel de profissionais, ela surge para trazer soluções, agilidade, complementar a atuação do advogado que analisará o caso com mais assertividade diante dos dados apresentados pela tecnologia”, afirma Dal Mas. “A parte humana, a experiência, empatia do profissional, enfim, as soft skills são tão requisitadas quanto as hard skills”.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp