12/08/2020 às 13h49min - Atualizada em 13/10/2020 às 11h15min

É possível ter uma horta em apartamento?

LUCAS WIDMAR PELISARI
SALA DA NOTÍCIA
Cada vez mais as pessoas retornam para comportamentos que foram deixados de lado com o advento da tecnologia. Um deles é a criação de hortas, visto que além de os espaços serem menores atualmente, muitas pessoas acabam não tendo tempo para cuidas das plantas. Contudo, o que elas não sabem é que mesmo em apartamentos é possível cultivar uma horta sem precisar gastar muito tempo com cuidados. O segredo aqui é saber onde e como plantar. Por isso, se você deseja ter uma horta em seu apartamento, mas não sabe por onde começar, não deixe de ler esse post e aprenda tudo o que precisa!

Por que ter uma horta no apartamento?

Além de saber exatamente a procedência dos alimentos que irá ingerir, o que é muito mais saudável, a horta em apartamentos auxilia na economia de tempo e dinheiro, visto que não será necessário ir até o supermercado para adquirir aqueles itens e gastar dinheiro com eles. Inclusive, ela é ótima para ajudar na decoração, visto que oferece mais vida ao local e quando possui vasinhos decorados ou está em um espaço vertical deixa o ambiente ainda mais aconchegante.

Qual o melhor local para ter uma horta?

O primeiro passo é avaliar onde é possível cultivar sua horta, para que não precise mudar o local posteriormente e para que ela cresça de forma saudável. Uma planta não exige muito, mas é preciso escolher um local que receba algumas horas de luz solar de forma direta, de 4 a 6 horas por dia já é o suficiente. Sendo assim, procure o local mais iluminado de seu apartamento para iniciar o cultivo de sua horta. No entanto, atente-se ao vento, pois ele pode prejudicar o desenvolvimento de suas plantas. As varandas podem ser os locais ideais, mas se o vento for muito forte, é preferível que ela fique dentro do apartamento.

Onde plantar?

Existem diversas opções para cultivar sua horta, sendo necessário analisar as espécies que deseja plantar para depois escolher o local. Veja algumas opções:

Vasos: Eles são muito versáteis, possuindo diversos estilos e tamanhos, são ótimos para serem parte da decoração também.

Caixotes de madeira: Uma opção barata e sustentável, os caixotes promovem um ar rústico ao ambiente, possuindo um tamanho muito adequado para as plantas.

Horta vertical: Ideal para ambientes que são mais estreitos, a horta vertical é embutida na parede, encaixando vários vasinhos um sobre o outro. Assim, mesmo com pouco espaço você consegue cultivar uma boa variedade. Você pode utilizar uma base vertical de madeira, cordas e até mesmo mão francesa, se possuir espaço. Ao escolher essa opção verifique com sua imobiliária se podem ser feitos furos e mudanças no apartamento, caso ele seja alugado.

Embalagens recicláveis: Se quiser inovar mais e abraçar a causa sustentável ainda é possível reutilizar embalagens, como caixas de leite, potes de vidro, sorvete, garrafas pet, latinhas de alumínio, etc.

Lembre-se de realizar furos tanto nos vasos, quanto nos caixotes e embalagens recicláveis para que a água escoe durante as regas e não prejudique o desenvolvimento das plantas.

O que plantar?

É importante ressaltar que nem todos os vegetais podem ser cultivados em apartamentos, por isso, veja algumas opções para você começar sua horta hoje mesmo!

Temperos

A maioria deles pode ser cultivada em apartamentos, desde que as condições, como falado, sejam propícias.
Manjericão: O manjericão se adapta muito bem a ambientes quentes e com bastante sol. Por isso, a rega deve ser constante, mas ao mesmo tempo de forma moderada para que o solo mantenha sua umidade média e não fique encharcado. É bom podar as folhas de vez em quando, visto que elas roubam sua força.
Hortelã: A hortelã prefere locais com incidência de luz direta e deve ser irrigada a cada dois dias, visto que gosta da umidade. Não plante essa espécie com outros tipos de plantas, visto que ela é dominante e pode sufocar as demais.
Pimenta: Independente da espécie, a pimenta também precisa de um espaço só pra ela. Ela gosta muito do sol e deve ser regada constantemente.

Verduras

Ainda que possa parecer o contrário, as hortaliças também podem ser cultivadas em apartamentos, desde que recebam os cuidados recomendados.
Alface: Em vasos médios, é possível cultivar alface em seu apartamento. Ela precisa de luz solar direta e bastante umidade, por isso realize a rega diariamente.
Rúcula: Sem mistério algum, a rúcula se desenvolve em apartamentos, desde que receba bastante sol e regas diárias, crescendo rapidamente e de forma saudável.
Tomate-cereja: Aqui, essa espécie é bem simples, exigindo sol direto e regas durante 4 a 5 vezes na semana, não sendo indicado realizá-las todos os dias.

E então, gostou das dicas? Agora que você já aprendeu o principal sobre como cultivar uma horta em seu apartamento é hora de colocar a mão na massa e começar a comprar os materiais necessários.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp