11/10/2021 às 16h31min - Atualizada em 11/10/2021 às 20h12min

Hospital Unimed Ribeirão Preto recebe selo da Epimed Solutions em parceria com Associação Intensiva Brasileira

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A UTI do Hospital Unimed Ribeirão Preto acaba de receber o selo de reconhecimento da Epimed Solutions em parceria com a AMIB - Associação Intensiva Brasileira. A certificação mensurou os esforços da unidade no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e na assistência aos pacientes críticos e apurou a gestão de indicadores, o que contribui com dados importantes no Registro Nacional de Terapia Intensiva.
O selo sinaliza que o Hospital Unimed Ribeirão Preto administra seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da diretoria colegiada número 7 da Anvisa (RDC-7) de 24 de fevereiro de 2010, através do sistema Epimed Monitor UTI Adulto, auxiliando na melhoria da qualidade da medicina ostensiva e segurança dos pacientes no Brasil.

Segundo Heloisa Helena Robles Penha, coordenadora da UTI do Hospital Unimed Ribeirão Preto, receber este reconhecimento revela todo o empenho dos profissionais da equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva do hospital. “É um selo muito importante, que demonstra a qualidade assistencial da nossa UTI”, explica. 

A coordenadora  destaca que a obtenção deste mais novo selo equipara a UTI do Hospital Unimed Ribeirão Preto a outros de referência no país, como por exemplo,  Hospital Sírio Libanês,  Hospital Israelita Albert Einstein  e unidades hospitalares que oferecem  qualidade assistencial aos seus pacientes.

Para preencher os pré-requisitos do selo, a assistência prestada pela unidade hospitalar foi avaliada por meio de um conjunto de qualificações definidas pela empresa Epimed. “São índices que nos ajudam a otimizar e melhorar ainda mais a assistência. Tudo isso através de um sistema em que preenchemos individualmente todos os dados dos pacientes: exames, diagnósticos, dispositivos que geram estes indicadores”, explica Heloisa.

Para Danilo Damasceno, gerente de enfermagem do hospital, receber essa certificação é uma forma de reconhecer o valor desenvolvido diariamente em busca da melhoria contínua dos processos assistenciais de forma segura aos pacientes.  “O selo demonstra que, mesmo em meio às dificuldades que a pandemia da Covid-19 nos impôs, mantivemos a coleta de dados e principalmente a gestão destes indicadores, o que resultou num atendimento de excelência desempenhado no nosso hospital, constituído pelo engajamento e qualidade assistencial de nossas equipes”, comenta.

O superintendente do Hospital Unimed Ribeirão Preto, Elpidio José Mieldazis, avalia as certificações de qualidade como uma chancela ao trabalho e ao investimento que a cooperativa médica tem feito em suas estruturas assistenciais. “Sentimo-nos muito orgulhosos em pertencermos a essa equipe de elite assistencial de nosso hospital, notadamente das Unidades de Terapia Intensiva. Essa certificação recebida da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Epimed Solutions referendam a dedicação desta equipe ao cuidado com nossos pacientes”, acrescenta.

O selo faz parte do projeto UTIs Brasileiras, que tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das Unidades de Terapias Intensivas nacionais e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no Brasil.  

A Epimed Solutions foi fundada em 2008 por médicos intensivistas com ampla experiência em estudos de risco e prognóstico. O sistema Epimed Monitor reúne a maior base de dados clínicos e epidemiológicos da América Latina. Está presente em mais de 450 hospitais em todo o Brasil. 

Já a  Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) é a única associação reconhecida pela AMB – Associação Médica Brasileira para representar e defender os interesses coletivos dos intensivistas brasileiros.

Sobre o Hospital Unimed Ribeirão Preto
Com o foco total no paciente, o Hospital Unimed Ribeirão Preto conta com estrutura de excelência e uma equipe multiprofissional pautada pelos mais modernos protocolos assistenciais, prezando pela humanização no atendimento, com segurança e eficiência.

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp