13/10/2021 às 14h22min - Atualizada em 13/10/2021 às 17h42min

“Consumidor pode reduzir o desperdício de água”, orienta o presidente da Apecs

Manutenção hidráulica ajuda diminuir em até 30% o consumo de água

Ex-Libris Comunicação Integrada
SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Divulgação
A estiagem acomete severamente a maioria dos estados brasileiros. As usinas hidroelétricas foram afetadas e o abastecimento de energia pode ser comprometido. O racionamento de água também já alcança algumas regiões do país. “Devemos também adotar medidas de redução de desperdícios e consumo de água”, alerta o engenheiro Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente).
 
A diminuição do tempo de banho, a reutilização de água em limpeza de chão e a suspensão de limpezas com jatos de água já são algumas das medidas conhecidas pela população. “O consumidor deve aprofundar as providências. Isso pode ajudar a reduzir em até 30% o consumo de água nas residências”, orienta Mendes.
 
Apenas um gotejamento lento desperdiça 300 litros de água por mês e um rápido alcança 900 litros no mesmo período. “Faça os reparos no sistema hidráulico da casa, checando boias dos reservatórios e pontos de consumo, como torneiras e válvulas de descarga”, orienta o presidente da Apecs.
 
As plantas dos jardins devem ser regadas ao entardecer ou à noite, para evitar perda por evaporação, e o carro deve ser lavado usando um balde. “Se cada cidadão adotar medidas de redução do consumo de água, ao final de um período teremos uma economia importante para toda a população”, explica o dirigente.
 
Veja abaixo o consumo médio de água utilizada para realizar algumas atividades do nosso cotidiano:
-  escovar os dentes com a torneira aberta por 5 minutos, o gasto de água é de 24 litros por dia;
- lavar o carro utilizando mangueira por 30 minutos, o gasto de água é de 560 litros. Utilizando o balde, o gasto é de 40 litros;
- tomar banho com chuveiro elétrico por 5 minutos gasta 30 litros de água por dia, e banho com duração de 15 minutos gasta 90 litros de água por dia.
 
Sobre a Apecs
A Apecs foi fundada em 1989 e congrega atualmente cerca de 30 das mais representativas empresas de serviços e consultoria em Saneamento Básico e Meio Ambiente com atuação dentro e fora do país.
 
Essas empresas reúnem parte significativa do patrimônio tecnológico nacional do setor de Saneamento Básico e Meio Ambiente, fundamental para o desenvolvimento social e econômico brasileiro, estando presente nos mais importantes empreendimentos do setor.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 96199-3369  
Marco Berringer – [email protected]
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp