13/10/2021 às 19h32min - Atualizada em 13/10/2021 às 19h57min

Trio Baru faz passeio musical pelos sons de Minas

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Depois de homenagear a música produzida no estado de São Paulo, o Trio Baru se volta agora para os sons de Minas Gerais, dentro da programação da Circulação 15 anos – uma turnê on-line de espetáculos comemorativos ao tempo de atuação do grupo. Este segundo espetáculo da temporada, que teve início no dia 2 de outubro, acontece no sábado (16/10), às 10 horas, com exibição de web espetáculo gravado no palco do Teatro Aliança Francesa, em Brasília, pelo YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCwIxHZrPdW28uoTRM6AdsTA).

Com a participação especial de Hamilton Pinheiro no contrabaixo, o Trio Baru fará um passeio pela sonoridade marcante de Minas Gerais. No repertório, músicas como Paula e Bebeto, de Milton Nascimento e Caetano Veloso; Fé Cega, Faca Amolada (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos); Cruzada (Tavinho Moura e Márcio Borges); Bala com Bala (João Bosco e Aldir Blanc); Clube da Esquina nº 2 (Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges); e Isso aqui é o que é, de Ary Barroso.

O Trio Baru é formado por Nelson Latif, Bosco Oliveira e Sandro Alves, que têm suas histórias profissionais entrelaçadas à valorização da música instrumental. Os três fazem parte da boa safra de instrumentistas brasileiros da década de 80 e podem ser vistos com mais frequência em palcos de Brasília - cidade do músico Bosco Oliveira, que também conquistou palcos de outras metrópoles nacionais com carreira individual paralela, sempre se dedicando à música Flamenca. O paulistano Nelson Latif, nos últimos anos, tem se dividido entre a Europa e o Brasil e encontrou no Choro a sua principal referência. Já o percussionista carioca, Sandro Alves, é conhecido por unir ritmos tradicionais brasileiros com influências modernas e participa simultaneamente de projetos musicais diversificados.

A ideia inicial da Circulação 15 Anos seria a realização de oito shows presenciais pelo Brasil, mas, por conta da pandemia, o meio-online foi a saída encontrada pelo grupo para voltar a interagir com o público neste momento de comemoração. “O meio digital tem sido uma excelente ferramenta para artistas e nos abre um novo leque de oportunidades, o que nos dá a chance de reinventarmos projetos que antes eram executados apenas diante da plateia”, comenta Nelson Latif
Além dos espetáculos, a agenda oferece oficinas musicais gratuitas e on-line, com divulgação de datas pelas redes sociais do Trio Baru. Para participar, os interessados devem acessar o link do canal Coletivo Educação pela Arte: https://www.youtube.com/channel/UCOcTr8nX5HZumtqPYEXkVGA.
A nova temporada comemorativa do grupo em meio digital é uma realização da Fakhouri Produções Artísticas, com apoio do Coletivo Educação pela Arte e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto tem apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) - principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF, que oferece apoio financeiro a projetos selecionados por editais públicos.  

Projeção artística

Formado em Brasília, o Trio Baru herdou a excelente reputação que a capital nacional adquiriu quanto a formação de seus músicos. “Brasília possui excelentes músicos, mas boa parte deles tem que se radicar em outras localidades para obter mais visibilidade à carreira, já que nossa cidade ainda não oferece condições ideais para a manutenção de grupos e músicos que almejam projeção nacional”, conta Nelson Latif. 

O violonista comenta que, apesar do trio ter feito várias temporadas em outras cidades brasileiras e até em outros países, permaneceu no Distrito Federal e construiu uma carreira sólida, contribuindo inclusive para o fortalecimento da indústria cultural na região.  

Um dos marcos da trajetória do grupo foi o lançamento do CD Alma Brasileira, em 2011. Nos concertos de apresentação do álbum, os músicos prestaram um tributo aos grandes compositores brasileiros, performance que se reinventa nesta nova turnê on-line.    

Recentemente, o Trio Baru também teve participação especial da  “Circulação Marinho Lima” - websérie de seis vídeos com lançamento em 2 de julho, pelo canal oficial do músico Marinho Lima no YouTube. Integralmente gravada no palco do Teatro da Aliança Francesa de Brasília, a novidade musical contou com episódios formatados em pockets shows, exibidos nos meses de julho e agosto. 

Trio Baru (áudios, vídeos e histórico)
www.triobaru.com
http://www.triobaru.com/videos.html
https://www.youtube.com/channel/UCwIxHZrPdW28uoTRM6AdsTA/videos

Vídeos mais recentes (formação atual do trio)
https://www.youtube.com/watch?v=0j80hs-BTWg https://www.youtube.com/watch?v=LkNbaCOLSgg 
https://www.youtube.com/watch?v=gYZMfZ6Z5F4

Histórico (vídeos com formação anterior do trio)
https://www.youtube.com/watch?v=_1TJHhlDbBM
https://www.youtube.com/watch?v=D2VCv5keckk
https://www.youtube.com/watch?v=DY-GAEjb2aw
https://www.youtube.com/watch?v=KJdxrNRgZB4

SERVIÇO
Shows: “Circulação 15 anos – Trio Baru” com transmissão on-line e gratuita
Data: 16/10, a partir das 10h – Tributo a Minas Gerais (pelo canal do YouTube). 
LINK:
https://www.youtube.com/channel/UCwIxHZrPdW28uoTRM6AdsTA

As oficinas previstas são transmitidas pelo LINK:
https://www.youtube.com/channel/UCOcTr8nX5HZumtqPYEXkVGA

Participação aberta e gratuita   
Classificação: Livre
Obs. A Temporada de web espetáculos do Trio Baru terá agenda  em outubro. Próximos espetáculos serão divulgados em breve nas redes sociais do grupo.



 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp