14/10/2021 às 12h59min - Atualizada em 14/10/2021 às 13h57min

Comida Que Faz Bem chega ao fim com entrega de 3 mil refeições saudáveis a pessoas em vulnerabilidade alimentar em Curitiba

A iniciativa faz parte do programa Alimentação Consciente Brasil, da Mercy For Animals, em parceria com a Gastromotiva e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba

http://mercyforanimals.org.br
SALA DA NOTÍCIA NQM
Divulgação
A ação em Curitiba do Comida Que Faz Bem terminou com a entrega de mais de 3.000 refeições à base de vegetais a pessoas em situação de vulnerabilidade. As refeições foram preparadas ao longo do mês de setembro e entregues pela ação organizada pelo programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), em parceria com a ONG Gastromotiva e apoio do programa Mesa Solidária, da Prefeitura Municipal de Curitiba.

As refeições foram entregues no Mesa Solidária da praça Plínio Tourinho, no bairro Rebouças, região central da cidade. “Consideramos um sucesso o evento de Curitiba tanto pela parceria realizada com a Gastromotiva quanto pelo apoio da Prefeitura de Curitiba e por ter oferecido refeições com alimentos de origem vegetal e com alto valor nutritivo”, afirma Alice Martins, Gerente de Políticas Alimentares do ACB.

O Comida Que Faz Bem nasceu em 2020, durante o fechamento das atividades presenciais na pandemia, e faz parte do programa Alimentação Consciente Brasil, da Mercy For Animals. No ano passado, o projeto ofereceu, em parceria com a organização Redes da Maré, cerca de 3 mil refeições à base de vegetais no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Em Curitiba, o ACB realizou pela primeira vez esta ação e foi responsável por oferecer os recursos para a compra de insumos e a consultoria para elaboração de receitas à base de vegetais. Coube à Gastromotiva, por meio de seu projeto Cozinhas Solidárias, comprar os insumos e produzir as refeições, distribuídas nos espaços do programa Mesa Solidária na cidade.

Foram desenvolvidos cinco cardápios para o Comida Que Faz Bem de Curitiba: espaguete integral com molho bolonhesa de lentilha e salada; feijoada, arroz integral, couve refogada com alho, farofa de banana e vinagrete; estrogonofe de grão-de-bico com creme de leite de inhame, arroz integral e batata assada com alecrim; proteína de soja de panela, arroz integral, feijão-preto e salada; polenta com molho de lentilha e salada.

Programa Alimentação Consciente Brasil

O programa Alimentação Consciente Brasil, criado pela Mercy For Animals (MFA) no Brasil em 2016, tem como principal objetivo substituir pelo menos 20% de ingredientes de origem animal por opções vegetais em instituições públicas que servem refeições em larga escala, como escolas, universidades, centros de assistência social e restaurantes populares em todo o país.

Até 2021, ano em que o programa completou 5 anos de existência, mais de 15 milhões de refeições à base de vegetais foram servidas em cerca de 500 instituições parceiras, preparadas por mais de 900 profissionais de cozinha de redes municipais de educação e assistência social treinadas pelo ACB. Foram realizadas parcerias com municípios como Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Sinop (MT), São Gonçalo (RJ), Niterói (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ) e com o Instituto Federal do Sul de Minas (MG).

Sobre a MFA - Fundada há mais de 20 anos nos Estados Unidos e presente no Brasil desde 2015, a Mercy For Animals (MFA) é a maior das principais organizações sem fins lucrativos do mundo dedicada a combater a exploração de animais para consumo, especialmente em fazendas industriais e na indústria da pesca. A MFA trabalha para transformar o atual sistema alimentar e substituí-lo por um modelo que seja mais compassivo com os animais e garanta um futuro melhor para o planeta e todos que o habitam. Atualmente, a Mercy For Animals também opera em outros países da América Latina, no Canadá e na Índia.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp