14/10/2021 às 14h42min - Atualizada em 14/10/2021 às 18h12min

Segurança e armazenamento de dados: Empresas aumentam a demanda por Data Centers no pós-pandemia

A Passarelli Engenharia e Construção prevê um cenário promissor para os próximos anos e já se antecipa com soluções sob medida para o mercado brasileiro

SALA DA NOTÍCIA Diana Falcão
Passarelli
Cada vez mais empresas encontram a necessidade de investir em data centers para proteger, organizar e dar suporte para as mais diversas informações dentro de uma empresa. Esta demanda, inclusive, aumentou durante e no pós-pandemia, uma vez que um data center é uma instalação física destinada à centralização de redes e serviços de tecnologia da informação de uma corporação, espaço que ganhou uma grande importância para os negócios em um momento de alta dos serviços online. Outro fator que contribuiu para a busca de soluções que assegurem os dados e informações digitais das companhias foi a recente implantação da Lei Geral de Proteção de Dados, que, dentre os temas tratados, aborda a questão do vazamento de dados.


Estudo do Instituto de Pesquisa Aritzon, realizado em 2020, aponta que, até 2026, o mercado latino-americano de data centers chegará a 780 bilhões de dólares. No Brasil, segundo a empresa de consultoria Frost & Sullivan, a capacidade instalada de data centers já alcançou 438 MW. Atualmente, estima-se que somente os data centers consomem entre 1-2% da energia elétrica produzida no mundo.


Na visão da Passarelli Engenharia e Construção, que possui expertise no segmento, esse mercado se tornou mais promissor para este e os próximos anos, principalmente com a chegada de novas tecnologias como o 5G. E para atender esta demanda, é necessário muita precisão e qualidade em todas as fases da entrega de um projeto complexo como o de um data center - algo que, para uma empresa com quase 90 anos de experiência como a Passarelli, é o que não falta, oferecendo soluções integradas em Engenharia Civil, atuando desde o desenvolvimento de projetos, pré-engenharia, estruturação, aprovação e construção dos mais variados tipos de edificação. "Os data centers, em complexidade construtiva, se assemelham bastante a dos aeroportos e hospitais, perfis já bastante presentes em nosso portfólio, uma vez que, em todos estes produtos temos que assegurar o fornecimento de um sistema sem falhas, protegendo a integridade física de todo o patrimônio humano e dos recursos operacionais", explica Cassiano Damasceno, Superintendente Comercial da Passarelli.


Na visão de Cassiano, os clientes estão buscando no mercado empresas com esta expertise de construção, que possuem o domínio, histórico e uma excelente experiência de entrega. "O fator de sucesso neste tipo de projeto é conceber e implantar ambientes que ofereçam segurança física e lógica, além da sustentabilidade, com aplicações das normativas de LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), pois mais do que otimizar custos operacionais, o importante nestes projetos é garantir qualidade e redundância de infraestrutura com o objetivo de atender a atividade primária de missão crítica deste tipo de ambiente", complementa.


A Passarelli conta, em nosso portfólio, com recentes entregas relevantes para o mercado, como, por exemplo, o data center do Aeroporto de Fortaleza - com infraestrutura para funcionamento ininterrupto de redes de servidores capazes de processar, armazenar, receber e fornecer dados de diversas naturezas, com os mais variados propósitos - além da unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Sthil, no Rio Grande do Sul, que exigiu muita precisão do time de instalações, garantindo em plenitude a operacionalidade da única planta que a fabricante de equipamentos possui neste perfil fora da Alemanha.


Data centers: por que são tão importantes e precisam de todo cuidado?
Por conceito, um data center é um espaço exclusivo para manter dispositivos que processam e armazenam, de modo seguro e controlado, os dados de uma empresa que, normalmente, tem uma alta demanda de acesso às informações. Dependendo da necessidade, o local pode ter milhares de servidores, banco de dados, roteadores e switches, com tecnologias de ponta que fornecem maior segurança para armazenamento e distribuição de tais dados.

A estrutura já é planejada para que os sistemas funcionem sem pausas e processe grandes quantidades de informação. Isso acontece para garantir que todos os dados estejam disponíveis a todo o tempo. Além disso, pelo fato do alto consumo de energia elétrica, e por conta da grande quantidade de computadores de alto desempenho em um mesmo lugar, todo data center necessita de um sistema de refrigeração adequado, para evitar danos aos equipamentos e, principalmente, incêndios. Por isso, todo cuidado com as instalações, é mais que necessário!

 
Notícias Relacionadas »
© 2021 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
contato@saladanoticia.com.br
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp