09/10/2020 às 15h46min - Atualizada em 13/10/2020 às 11h15min

Conheça os nutrientes de acordo com as cores de cada grão

Um prato colorido é o segredo para uma dieta saudável e balanceada

Victor Augusto de Alencar
SALA DA NOTÍCIA
Banco de Imagens

O bom funcionamento do nosso corpo tem tudo a ver com uma alimentação rica em uma variedade de nutrientes. Ingerir diferentes tipos de grãos é uma ótima forma de garantir essa nutrição, já que eles são ricos em vitaminas, minerais, proteínas e fibras.


Todos os grãos são bons para a saúde, já que cada um tem suas especificidades, e a gente precisa de cada uma delas. No entanto, a ideia não é misturar todos os tipos, mas, sim, variar. 

 

Vale lembrar que não é recomendado exagerar em nenhum, pois, apesar do alto valor nutricional, eles são calóricos e devem ser consumidos com moderação.

 

A receita ideal é sempre o equilíbrio, ou seja, um pouco de cada, para garantir que teremos os benefícios de todos. Nossas avós estavam certas: investir em um prato colorido é o melhor jeito de certificar de que não está faltando nada.

 

Quer saber os benefícios que cada alimento tem? As cores costumam sinalizar as principais características deles, por isso, vale observá-las para aproveitar os recursos que você mais precisa naquele momento.

 

Cada grão tem características únicas, que também vale a pena conhecer. A lista, a seguir, vai te ajudar nessa tarefa, citando algumas delas, mas há várias outras.


Verde

Os grãos verdes, assim como os outros alimentos que são naturalmente dessa cor, são ricos em ferro, potássio, minerais e várias vitaminas. Eles costumam ter aquela desejada ação detox, ajudando a desintoxicar as nossas células e a combater os radicais livres, que podem provocar várias doenças.

 

A ervilha, um dos grãos verdes, é um alimento de fácil digestão, cheia de sais minerais importantes. Além disso, ela é rica em vitaminas dos complexos A, B e C.


Branco

Os grãos brancos, como o arroz, costumam ter várias fibras e carboidratos, sendo ótimas fontes de energia e ajudando a regular o intestino. Alguns deles podem ser boas fontes de cálcio, que ajuda a fortalecer ossos, dentes e cabelo.

 

O feijão branco, outro grão dessa cor, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e é rico em vitaminas do complexo B, que são amigas do nosso sistema cognitivo, prevenindo doenças e colaborando para que nossa memória funcione bem.


Marrom e bege

Esses alimentos costumam ter alta concentração de vitamina B e E, que são indicadas, entre outros motivos, para combater a ansiedade e a depressão. Além disso, ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e a combater as principais doenças que afetam esse órgão, assim como o sistema cardiovascular.

 

Os feijões marrons são boas fontes de carboidratos, proteínas, fibras e sais minerais, sendo alimentos muito completos e aliados para a prevenção de diversas doenças, além de nos darem muita energia.


Laranja e Amarelo

Os alimentos com essa coloração costumam ser ricos em vitamina C, por isso, são ótimos para ajudar a manter o nosso sistema imunológico em perfeito funcionamento. Eles também costumam ter betacaroteno, que é bom para a saúde da pele e dos cabelos e pode prevenir várias doenças, como alguns tipos de câncer.

 

Um dos grãos mais famosos é o milho, rico em antioxidantes, além de ser uma ótima fonte de fibras, proteínas, ácido fólico, vitaminas e minerais.


Vermelho

Alguns grãos, como o arroz e a quinoa, são vermelhos. Além de serem ricos em fibras, eles são mais nutritivos, possuindo muitas vitaminas, e costumam causar uma sensação de saciedade maior que os mesmos grãos em outra cor.

 

Os alimentos vermelhos, em geral, são boas fontes de ferro, ótimos para prevenir e combater a anemia. Também contém propriedades que ajudam a controlar o colesterol e podem auxiliar no emagrecimento.

 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp