19/10/2021 às 18h11min - Atualizada em 20/10/2021 às 00h00min

Teatro do Incêndio realiza roda de conversa na Rua 13 de Maio sobre carnaval e identidade do Bixiga

SALA DA NOTÍCIA Eliane Verbena
Thiago Praxedes, Mestre Tadeu, Bateria 013 - divulgação
No dia 24 de outubro (domingo, a partir das 13h), o Teatro do Incêndio promove a primeira Roda de Conversa de uma série de sete encontros com mestres da cultura popular, ligados ao carnaval e a construção da identidade cultural do bairro paulistano Bixiga. As rodas são mensais, integrando o projeto Sou Encruzilhada, Sou Porta de Entrada. Sou Correnteza da Vida, Esquina Cortada: Ave Bixiga - contemplado pela 36ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

O tema que abre a série é Bateria. Com mediação de Fernando Szegeri (fundador da roda de samba do grupo Inimigos do Batente), os convidados do encontro são: Thiago Ferreira Praxedes (Mestre Thiago, ritmista, diretor de bateria e fundador do GRES Quilombo), Mestre Tadeu (diretor de bateria da Vai-Vai) e Bateria 013 (fundada em 13 de maio de 2016, que também treina novos ritmistas). A atividade acontece ao ar livre, na Rua 13 de Maio, nº 48, em frente à sede do Teatro do Incêndio.

O projeto Sou Encruzilhada, Sou Porta de Entrada. Sou Correnteza da Vida, Esquina Cortada: Ave Bixiga - iniciado em abril de 2021 com vivência artística para jovens, residência artística para coletivos teatrais e teatro para crianças e adolescentes - tem como principal atividade a montagem de um espetáculo sobre o Bixiga, que resultará de treinamento e pesquisa dramatúrgica, explorando a prática criativa do grupo, cuja estreia será em 2022. “A estética fica gasta. A linguagem de um grupo também precisa ser questionada constantemente. Assim, nos propusemos o desafio de nos reaprender”, diz Marcelo Marcus Fonseca, diretor e fundador do Teatro do Incêndio. “Na verdade será um espetáculo feito com o Bixiga e não sobre ele”, completa. Desde o início do projeto, o elenco vem participando de aulas de ritmo, trabalhando na formação de uma pequena e simbólica bateria de escola de samba para compor as sonoridades cênicas do espetáculo.

As Rodas de Conversa compreendem vidas que se manifestam no carnaval, artistas de tradição, cujas histórias servem de estímulo para parte importante da dramaturgia e de referencial para a atuação no novo espetáculo da companhia. A presença de mestres de velha guarda e de outros componentes de escolas de samba têm como valor agregador não somente histórias da cultura popular, mas principalmente a vida subterrânea que sustenta as manifestações. Entre os convidados estão expoentes vivos do samba paulista, mas também “pastoras” da velha guarda (na maioria mulheres com outras profissões), responsáveis por alas, trabalhadoras e trabalhadores da harmonia, porta-bandeira, passistas e ritmistas.

Esses encontros funcionam como vivências sobre resistência cultural popular ao confrontar o ontem e o hoje, o Brasil, o bairro e a cidade. Busca debater e orientar o processo, como fluxo e refluxo, sobre a questão da cultura e sabedoria popular diante da transformação social e habitacional. “Como toda ação de diálogo proposta pelo grupo, esses encontros sobre a riqueza inesgotável da raiz, da cultura e da vida brasileira, continuam na trilha da discussão sobre identidade e tensão de um povo em constante construção. Desta vez afunilando o tema para carnaval, cortejos, desfiles e variações do samba”, afirma Marcelo Marcus Fonseca.

Roda de Conversa: Bateria
Projeto: Sou Encruzilhada, Sou Porta de Entrada. Sou Correnteza da Vida, Esquina Cortada: Ave Bixiga!
Mediação: Fernando Szeger
Convidados: Mestre Tadeu, Mestre Thiago e Bateria 013
Data: 24 de outubro de 2021. Domingo, a partir das 13h
Local: Teatro do Incêndio
Rua 13 de Maio, 48 - Bela Vista / Bixiga. São Paulo/SP.
Gratuito. Livre. Evento ao ar livre.
As próximas Rodas de Conversa acontecem em 21 de novembro, com o tema Porta Bandeira e Mestre Sala, e 19 de dezembro, com o tema Ala dos Compositores.
 

Notícias Relacionadas »
© 2021 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
contato@saladanoticia.com.br
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp