20/10/2021 às 12h26min - Atualizada em 20/10/2021 às 14h54min

Universidade Federal de Goiás inaugura nova infraestrutura com tecnologia NVIDIA Enterprise para projetos de inteligência artificial

Iniciativa, que conta com investimento de R$ 1,4 milhão, será inaugurada dia 21 de outubro de 2021

SALA DA NOTÍCIA Luiz Valloto
A Universidade Federal de Goiás, instituição responsável por criar o primeiro curso superior de bacharelado em inteligência artificial (IA) do Brasil, inaugura uma nova infraestrutura de tecnologia focada em executar projetos de IA para pesquisa e indústria no dia 21 de outubro. O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), uma unidade Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação), é responsável pela iniciativa e conta com investimento de R$ 1,4 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás com associação a recursos da Procuradoria Geral do Estado de Goiás, que desenvolve projetos de inovação com o CEIA. Para possibilitar esse avanço, a nova infraestrutura inclui a aquisição da NVIDIA DGX A100, o sistema universal para todas as cargas de trabalho de IA.

O CEIA será a primeira instituição na América Latina a adquirir a DGX A100 com 80 GB de memória, o servidor IA mais rápido do mundo. O novo equipamento NVIDIA Enterprise irá auxiliar com projetos de automação de textos jurídicos, sintetização de voz artificial e reconhecimento de fala. A instituição deve ainda incluir outras ferramentas da divisão NVIDIA Enterprise para compor as próximas melhorias da infraestrutura.

“Atualmente é difícil imaginar fazer IA de ponta sem o uso de GPUs potentes e modernas como a NVIDIA A100. Nós temos vários projetos que estavam aguardando a chegada deste equipamento. A DGX será utilizada 24 horas por dia, 365 dias por ano. Foi instalada com toda a sua capacidade comprometida até meados de 2023. Esperamos processar algo em torno de 20Tb de dados por mês”, comenta Anderson da Silva Soares, Coordenador do Centro de Excelência em IA da UFG e Diretor do curso de Redação de IA na UFG.
 
Comparando os resultados obtidos com equipamentos antigos, o investimento em uma versão anterior da GPU (uma DGX-1), que ocorreu em 2017, trouxe um retorno direto de cerca de oito vezes do valor investido. No caso da DGX-A100, já foram fechados contratos que arrecadaram um valor superior ao que foi aplicado. Pelas estimativas da Universidade, até o final de 2022 o retorno será recorde. “Esse é um grande passo para a comunidade científica, acadêmica e empresarial. É uma conquista que visa desenvolver e testar ideias inovadoras sobre IAs, algo que não seria possível sem esse tipo de equipamento. Nós, da NVIDIA, ficamos muito felizes de fazer parte desse desenvolvimento nacional”, conta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

“O Brasil como um todo se beneficiará muito desse avanço tecnológico. Os alunos, pesquisadores e cientistas de dados poderão exercer suas pesquisas de forma prática e muito mais eficiente. Ao mesmo tempo, as empresas têm a possibilidade de se tornarem mais competitivas no mercado, já que contam com profissionais melhores e podem criar projetos de inovação avançados”, complementa o coordenador do CEIA.

Inauguração da nova infraestrutura

A inauguração será no dia 21 de outubro de 2021, às 10h, no pátio do Instituto de Informática, um local aberto e com o distanciamento social indicado pelos órgãos de saúde. Em razão dos protocolos sanitários, o número de convidados será reduzido a autoridades e coordenadores de projeto de inovação que utilizam este tipo de recurso.

“A aliança em torno do CEIA tem apresentado números bastante animadores. Nós temos 33 empresas com contratos de projetos de inovação com o CEIA e a iniciativa já é um grande sucesso. Temos um excelente portfólio de produtos de IA gerados a partir das pesquisas com o uso de GPUs e temos a convicção que estamos em um bom caminho para fazer a diferença no País”, finaliza Soares.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp