20/10/2021 às 14h35min - Atualizada em 20/10/2021 às 15h48min

Saiba como tornar um negócio exponencial

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Qualquer empresa que inicie sua longa trajetória no mercado de trabalho tem a ambição de crescer e se tornar uma grande competidora com outras organizações do meio, e a vontade de se tornar um negócio exponencial cresce junto com o desenvolvimento.

 

Então, o texto de hoje abordará como tornar um negócio exponencial, explicando os conceitos por trás desse termo, mostrando o que é preciso para se chegar a esse patamar, além de dicas e orientações certeiras de como atingir esse nível.

 

Pois bem, empreender não é uma tarefa nada fácil, e são diversos os desafios que surgem diariamente na vida das pessoas que se aventuram nessa tarefa, precisando de muito preparo, agilidade, dinamismo e inteligência para lidar com eles ao longo dos dias.

 

Mesmo empresas que oferecem serviços de avaliação imobiliária sabem que é preciso aplicar muito conhecimento específico, ter resiliência e entender o mercado a sua volta para que os negócios, de fato, possam ir para frente e prosperar.

 

Porém, é normal que conforme os trabalhos vão se desenvolvendo e as empresas começam a conhecer melhor o mercado e o seu papel ali dentro, que desenvolvam uma certa ambição e iniciem o processo de expansão, mesmo que de forma sutil.

 

Isso leva a muitas decisões que, conforme bem sucedidas, conseguem impulsionar a organização, fazendo com que seja autoridade no mercado de distribuidor adubo e consiga mais e mais relevância por parte dos clientes e leads.

 

E, caso o crescimento seja constante e de forma rápida, é preciso que o negócio esteja preparado para fazer uma boa gestão de todos os elementos que compõem aquela empresa, afinal, gerir uma empresa exponencial não é uma tarefa fácil.

 

Mas como ser efetivo nesta demanda? É possível seguir algum passo a passo para se destacar e desenvolver esse papel de forma mais assertiva? Existe diferença entre a forma como lida com as empresas de caldeiraria em SP, por exemplo, ou qualquer outra?

 

A resposta dessas e de muitas outras perguntas podem ser conferidas nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e aprofundado, te dando uma boa visão sobre o que são esses negócios exponenciais e como lidar com eles.

O conceito de negócio exponencial

Primeiramente, é necessário entender um pouco mais sobre os conceitos que abordam os negócios exponenciais e como eles podem afetar as organizações do mundo atual, desde empresas de logística até empresas terceirizadas de condomínios.

 

De forma simples e direta, as empresas exponenciais são aquelas que acabam impactando o mercado de forma avassaladora quando comparadas a outras empresas que utilizam modelos mais tradicionais de gestão.

 

São negócios que possuem uma taxa de crescimento muito mais elevada, além de recursos, pessoas interessadas e a velocidade em sua produção. Ou seja, assim como o próprio nome já sugere, é um crescimento muito maior e surpreendente.

 

Esse novo modelo de gestão, independentemente se é aplicado em uma empresa de tecnologia ou empresa administradora de condomínios, acaba sendo uma gigante no mercado, criando autoridade, alcance e relevância para as organizações que conseguem adotá-lo.

 

Porém, para que esse modelo funcione corretamente e atinja o seu objetivo, é necessário verificar algumas características das empresa exponenciais, como:

 
  • Estruturas da empresa muito bem definidas;
  • Bom uso da tecnologia;
  • Bom uso dos recursos disponíveis;
  • Gestão de negócio eficaz.
 

Diferentemente do que muitos imaginam, uma empresa exponencial não é uma com infinitos recursos e com um espaço enorme para produção. Em outras palavras, ela não necessariamente é uma mega corporação.

 

Podendo ser, até mesmo, uma empresa de construção e reforma. Afinal, as principais características de um negócio exponencial são: a utilização de recursos, espaço, tempo, investimentos, dinheiro de forma eficiente e com pouco ou quase nenhum desperdício.

 

Para não confundir sua linha de raciocínio, vamos contextualizar esse tipo de pensamento, te ajudando assim a ter uma visão melhor sobre esse meio e facilitando a compreensão do termo como um todo.

 

Pensemos em tempos mais antigos, onde as empresas de instalações elétricas que tinham 1000 funcionários produziam muito mais do que um com 100. Isso era normal, afinal, com mais pessoas, maior é a quantidade de produtos ou serviços prestados.

 

Mas nos dias de hoje, essa verdade não é completamente refletida, afinal, estamos em um mundo tecnológico e moderno, onde as ferramentas e a tecnologia utilizada para se produzir ou facilitar a prestação de serviço é essencial na otimização de tempo e recursos.

 

Em outras palavras, o mundo é diferente, consequentemente, o que é utilizado nas empresas e como elas funcionam também é.

Como desenvolver um negócio exponencial?

Agora que já foi melhor abordado os conceitos de negócio exponencial, é importante também se atentar a algumas dicas e orientações para conseguir se aproximar o máximo possível deste modelo de negócios tão buscado nos dias de hoje.

 

Também é importante saber pesquisar, entender o mercado e verificar quais os tipos de comércios mais propensos para o funcionamento desse tipo de gestão. 

 

Por exemplo, serviços de desentupimento são importantes e necessários, mas uma empresa focada apenas nisso não conseguirá sustentar um modelo de negócio exponencial,a não ser que tem um forte planejamento.

 

Sendo assim, confira nos tópicos abaixo as dicas para entender um pouco melhor como esses modelos de gestão funcionam.

01 - Estude sobre o gráfico Hockey Stick

O gráfico Hockey Stick, conhecido também como Taco de Hóquei, é o ideal para demonstrar o crescimento de seu negócio ao longo do tempo, principalmente pela sua aplicação melhor detalhada e funcional com empresas exponenciais.

 

Ao iniciar a sua empresa e as suas ações, o gráfico permanece quase que intacto, com poucas movimentações e permanecendo em sua base padrão. Porém, conforme o tempo passa, as coisas mudam.

 

Conforme o crescimento constante da empresa acontece, é possível ver suas mudanças ao acompanhar o gráfico, dando a entender, e parecer, um taco de hóquei. Isso significa que o negócio está prosperando e em mudanças positivas.

 

Estudar esse tipo de gráfico é avaliar diariamente os objetivos e metas que o seu negócio está alcançando, sendo uma parte fundamental para entender tanto a concorrência quanto os seus próximos passos no mercado.

02 - Seguir os 6 Ds do crescimento exponencial

Para realizar uma gestão adequada e que faça sentido com os negócios exponenciais, é necessário encontrar algumas características na forma como a sua empresa é administrada. Uma dessas formas é através dos 6 Ds do crescimento exponencial.

 

Os 6 Ds significam digitalização, decepção, disrupção, desmaterialização, desmonetização e democratização e, cada um deles, possui um impacto na forma como a empresa é gerenciada.

 

A digitalização entende que o produto ou serviço está parcialmente ou totalmente passando pelo processo de se tornar digital. A decepção ocorre quando o produto ou serviço não atende ao que foi estipulado anteriormente ou quando fica abaixo do valor do anterior.

 

A disrupção ocorre no momento em que o que está sendo comercializado se torna mais interessante para os clientes. Já a desmaterialização se mostra quando a empresa está buscando e encontrando maneiras de abandonar o modelo de negócios tradicional.

 

A desmonetização vem à tona quando o crescimento da empresa é tão grande que os custos de distribuição do produto se tornaram baratos. E por fim, a democratização acontece quando todos os interessados têm acesso ao produto por sua produção ser barata e consistente.

03 - Lei de Moore

Essa lei é um conceito que toda empresa de crescimento exponencial gosta de se apegar e acreditar que, conforme a sociedade e a tecnologia avançam em meio a evolução, as empresas e outras frentes que adotam esse tipo de prática estarão muito bem.

 

De acordo com o químico estadunidense Gordon Moore, o ritmo de evolução das tecnologias digitais avança a cada 18 meses e, baseado no quanto o mundo tem mudado rápido ao longo dos anos, isso mostra o quanto faz sentido esse tipo de afirmação.

 

Ou seja, é importante sempre estar atento ao mercado e aos novos avanços, buscando sempre implementar esse modelo de negócios nele e trazendo para a realidade da sua empresa como aquela nova tecnologia pode ser aplicada.

Considerações finais

O texto de hoje abordou como tornar um negócio exponencial, mostrando os conceitos por trás desse tipo de gestão, como desenvolver esse negócio, além de dicas e orientações muito valiosas que podem ser utilizadas por você para aplicar isso na sua empresa.

 

Claro que muito depende do tipo de organização, meta, objetivos e prioridades, mas é importante explorar essas possibilidades junto dos pontos fortes de sua empresa, criando um diferencial no mercado de trabalho e aumentando sua relevância.

 

Agora que ficou mais claro que o negócio exponencial pode ser benéfico, analise as informações obtidas ao longo do texto e junto com de outras fontes, criando essa nova abordagem que pode ser o pontapé inicial para alavancar o seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




 
Notícias Relacionadas »
© 2021 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
contato@saladanoticia.com.br
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp