20/10/2021 às 14h33min - Atualizada em 20/10/2021 às 15h48min

Dicas para vender um imóvel rapidamente

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Vender um imóvel é um processo um tanto quanto complexo, mesmo para corretores experientes que entendem os mecanismos e conseguem trabalhar de forma mais efetiva no mercado imobiliário.

Entretanto, existem algumas maneiras muito funcionais de acelerar este processo, conseguindo resultados impressionantes e melhorando suas qualificações enquanto vendedor, além de ajudar a otimizar sua renda, que vem da comissão de vendas.

Embora a maioria das pessoas pense que para conseguir vender um imóvel de maneira mais rápida, basta baixar o valor, este não é o único elemento que deve ser levado em conta na hora de trabalhar com a venda de um imóvel.

Uma boa negociação vai muito além do preço, entendendo as técnicas e estratégias necessárias para oferecer seu serviço com qualidade e conseguir uma taxa maior de conversão, principalmente em um período onde o mercado não está favorável.

O mundo tem passado por algumas crises que prejudicam muito o setor, embora ele não esteja desaquecido, ainda assim, a avaliação de imóvel residencial deve ser feita levando em conta o momento atual.

As oportunidades de negócio continuam surgindo, e um bom vendedor sabe identificar essas oportunidades e trabalhar com elas para conseguir mais efetividade em suas vendas.

Alguns itens são básicos e qualquer corretor saberá lidar, como por exemplo a apresentação de um imóvel. 

Se o proprietário deseja vender logo, ou mesmo fazer um emprestimo empresarial com garantia de imovel, ele precisa causar ótimas impressões dos visitantes.

Por isso, manter a estrutura sempre em ordem, limpa e com manutenção em dia acaba sendo uma importante maneira de se destacar no mercado, garantindo uma estrutura de sucesso.

A negociação de um imóvel costuma ter um custo bastante elevado. Qualquer pequeno detalhe pode se tornar um impeditivo para a realização da transação, e o corretor precisa ter jogo de cintura para lidar com todos estes elementos.

Por isso, é importante saber algumas dicas importantes para que você possa trabalhar corretamente suas oportunidades e apresentar para seus clientes imóveis mais adequados para a venda.

Vale lembrar que estas dicas não são livres de erros, e nem são uma garantia de vendas. Tratam-se de informações que podem ajudar em um processo que já está em andamento para que você consiga vender com mais qualidade.

Ao adaptar estas dicas para sua realidade profissional, você consegue uma estrutura muito mais adequada de administração de condomínios, que pode aumentar consideravelmente suas oportunidades junto a uma imobiliária ou como um corretor solo.

Organização e limpeza

A venda de um imóvel tem muito a ver com a organização. Muitas pessoas avaliam a primeira impressão do imóvel de forma muito séria, e encontram um ambiente sujo e desorganizado e acabam desistindo da ideia de comprar.

Diante disso, é importante que você ou o proprietário do imóvel o mantenha sempre limpo e organizado para garantir que o cliente terá a melhor impressão possível quando fizer uma visita, seja ela presencial ou online.

A ventilação e circulação de ar ajudam a renovar o ambiente e evitar elementos como:

  • Mofo;
  • Bolor;
  • Umidade;
  • Infiltração.

Portanto, é muito importante que você deixe o ambiente arejado para evitar que estes itens atrapalhem sua venda. Contar com empresas terceirizadas de condomínios pode ajudar a lidar com este problema.

Faça as reformas necessárias

Para agilizar um processo de venda de imóveis, é preciso que ele esteja em condições adequadas para a venda. 

Muitas vezes, antes de sair do apartamento ou casa você se depara com uma série de pequenas reformas que precisam ser realizadas para um bom funcionamento.

Por outro lado, quando um consumidor quer comprar um imóvel, na maioria dos casos ele deseja mudar-se o quanto antes, sem precisar lidar com estas reformas para poder começar a organizar o novo espaço.

Muitas vezes, estas pequenas reformas são rotina, e parecem insignificantes à primeira vista. Além disso, elas normalmente têm um custo de reparo baixo, que pode ser resolvido de maneira prática e eficiente.

Entretanto, ao ser identificado pelo comprador durante a negociação, esse tipo de reparo pode ser a diferença entre o consumidor seguir na compra do imóvel ou desistir e procurar um novo local, por isso é importante contar com uma administração contratual.

Um imóvel em bom estado é um excelente ponto de valorização, por isso mantenha o local sempre pintado, com fiação arrumada, além de trocar e arrumar vidros e pisos quebrados ou com algum tipo de problema.

Dessa maneira, você consegue trabalhar a negociação do imóvel com muito mais qualidade, mostrando para o comprador que o interesse em manter a casa em ordem contínua e que ele não terá problemas depois de concluída a operação.

Verifique o valor do mercado

Muitas pessoas acabam deixando o emocional falar mais alto com relação à precificação de seu imóvel. Quando há uma necessidade de vender rapidamente, muitos proprietários aceitam deixar o valor do imóvel muito mais baixo do que ele realmente vale.

Por outro lado, quando não há essa pressa, o apego aos momentos em que a pessoa passou no imóvel acabam falando mais alto, tornando este um empecilho para a venda, uma vez que o proprietário colocará esta carga no valor venal.

Por isso, o ideal antes de iniciar um processo de venda de imóveis é chamar um profissional para fazer uma análise. 

Normalmente, o cálculo é feito com base no valor do metro quadrado do imóvel, o que ajuda a entender a precificação. Aqui, vale também convocar serviços de limpeza e conservação, para deixar o imóvel pronto.

Além disso, um profissional não terá nenhum tipo de relação mais pessoal com a venda, e poderá oferecer um valor mais adequado para a negociação. Assim, ainda que o proprietário queira aumentar ou diminuir esse valor, ele o fará conscientemente.

A função do corretor, mais do que vender o imóvel, é garantir que ambas as partes serão beneficiadas com a negociação. Dessa forma, é importante que você saiba como lidar com esse tipo de situação.

Documentação do imóvel

Outro item que costuma atrapalhar vendas é a questão de documentação. Para você se adiantar e fazer uma venda mais expressa, o ideal é que antes mesmo de anunciar já deixe toda a documentação resolvida, para que esta etapa flua mais rapidamente.

O primeiro ponto é verificar qualquer tipo de pendência que o imóvel possua, uma vez que ele pode ser impedido de ser negociado se não estiver com tudo em ordem. Verifique contas atrasadas, multas e outros elementos que possam adiar a venda.

Além disso, é interessante verificar quais são os documentos que serão solicitados ao longo da negociação. Assim, você já pode se preparar e verificar a localização de cartórios e outros emissores de certidões para não perder tempo enquanto o imóvel é negociado.

É importante, em caso de financiamentos, que a documentação exigida pelo banco também esteja em dia. Normalmente, neste caso, não só a documentação do imóvel, mas também a do proprietário e do comprador.

Dessa forma, você consegue agilizar o processo e evita idas ao banco sem necessidade, dispensando filas e atrasos ao longo do processo de venda.

Divulgação do imóvel

Fazer uma boa divulgação para o imóvel é um passo essencial para acelerar as vendas de um espaço para empresas segurança patrimonial SP.

Afinal, as pessoas precisam conhecer o local para se interessarem em comprá-lo. Por isso, é importante que você consiga trabalhar com efetividade em uma boa divulgação.

Hoje, a maioria das imobiliárias estão na internet. Isso significa que existem muitos recursos que podem ser encontrados ao trabalhar com esse tipo de ação, garantindo uma estrutura mais adequada para divulgar o imóvel.

Fazer uma descrição completa é o primeiro passo para você conseguir uma chance maior de conversão. Não deixe nenhuma característica de fora, para que o cliente se impressione logo na primeira lida sobre o descritivo do anúncio.

Se possível, fale um pouco sobre o local em volta também. Meios de transporte disponíveis, facilidades e até mesmo questões como segurança devem ser levados em conta nesse momento.

Depois disso, é importante que você utilize fotos de qualidade para fazer uma divulgação adequada para a venda. 

O cliente de uma empresa de vigilância e segurança patrimonial precisa se interessar em marcar uma visita, e as fotos podem instigá-lo a conseguir esse tipo de resultado.

Além disso, é importante que você separe fotos de alta qualidade e com boa resolução, para conseguir transmitir ao comprador um sentimento de profissionalismo em torno das imagens.

Considerações finais

Vender um imóvel pode se tornar um desafio e tanto, mas para um corretor preparado isso acaba sendo bem mais simples. Para você agilizar o processo de vendas, é preciso se atentar aos pontos citados no texto e muito mais.

Esse processo ajuda um corretor a conseguir resultados mais expressivos em suas vendas, aumentando assim sua comissão e sua reputação no mercado, ajudando-o a valorizar a imobiliária e a si próprio.

Um corretor que consegue vender com qualidade e agilidade acaba se tornando uma referência em seu nicho de atuação, sendo procurado por novas pessoas com os mesmos desafios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Notícias Relacionadas »
© 2021 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
contato@saladanoticia.com.br
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp