20/10/2021 às 15h44min - Atualizada em 20/10/2021 às 16h18min

Em quatro meses, o E-Criativo já capacitou mais de 700 alunos no Vale do Paraíba

Projeto, realizado por meio do PROAC-ICMS, oferece cursos gratuitos voltados à economia criativa; Última oficina de outubro falará sobre Mensuração de Resultados de um Projeto Cultural

SALA DA NOTÍCIA Redação
Divulgação

Desde seu início, em junho deste ano, cerca de 700 alunos já participaram dos cursos do Projeto E-Criativo. A iniciativa tem como foco desenvolver a cadeia produtiva da economia criativa no Vale do Paraíba e fomentar o empreendedorismo de profissionais nesse segmento. A realização é por meio do Programa de Ação Cultural São Paulo (PROAC), Governo de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além de contar também com patrocínio de empresas privadas da região. 

 

A economia criativa pode ser definida como um conjunto de negócios baseados no capital intelectual e na criatividade que gera valor simbólico e econômico para a sociedade. O coordenador geral do E-Criativo, Eduardo Pane, explica que, segundo levantamento do governo estadual, esse segmento abrange hoje, quase 4% do PIB do Estado de São Paulo, representando cerca de R$ 78,35 bilhões anuais, e ainda gera, por ano, cerca de 1,5 milhões de postos de trabalhos diretos.

 

“Desenvolvemos o E-Criativo a partir da identificação de uma demanda do Vale do Paraíba, em São Paulo. Somos uma região que dispõe de muitos talentos e poucas oportunidades”, afirma Pane. “O projeto nasceu justamente com o objetivo de proporcionar aos participantes, bagagem teórica, repertório profissional e vivência prática necessária nesse segmento. Tudo isso por meio de cursos gratuitos, com especialistas renomados que são referências em suas áreas de atuação” finaliza Eduardo.  

 

Para o mês de outubro ainda restam vagas para o curso de Mensurando Resultados de um Projeto Cultural. A participação é gratuita e aulas 100% online, em tempo real. As inscrições já estão abertas e para alcançar o aproveitamento total dos conteúdos e a interatividade com os participantes, a atividade tem vagas limitadas. Todos os interessados serão selecionados por meio de inscrição online. Podem participar artistas, produtores, gestores culturais, empreendedores criativos, gestores públicos e todos os demais interessados nos respectivos temas. 

 

 A proposta do curso de mensuração de resultados é uma discussão para apresentar e esclarecer o que é o valor cultural e como ele é estabelecido. Serão apresentadas diferentes definições, com o objetivo de compreender as dimensões (sociais, societais, transcendentais e pessoais) e as esferas de atribuição (redes culturais, governo, mercado e sociedade). Assim, será possível compreender como o valor cultural pode ser incorporado a projetos culturais e criar um guia para a construção de suas narrativas, objetivos e propósitos.

Até o fim de 2021 serão abertas novas inscrições para outros cursos e oficinas com temáticas diferentes. O E-Criativo conta com patrocínio da Gestamp, fabricante de estampados e componentes metálicos; apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau); e produção e realização do Grupo Univers, empresa especializada em comunicação e responsabilidade social corporativa.

 

Serviço

 

Mensurando Resultados de um Projeto Cultural

Período: 26 e 28 de outubro de 2021, terça e quinta-feira

Horário: 19h às 21h

Carga horária: 4 horas (2 encontros de 2h cada)

Formulário de inscriçãohttps://forms.gle/nJeYP9sHW991HosFA

 

Mais informações: [email protected]

Acompanhe o projeto e as novidades pelas redes sociais:

Instagram: @ecriativo_empreende Facebook: E-criativo


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp