25/09/2020 às 11h52min - Atualizada em 13/10/2020 às 11h15min

Churrasco texano ganha espaço no mercado brasileiro

Especialidade típica do estado americano esbanja sabor e começa a conquistar o paladar do brasileiro

Central Texas Barbecue Association
SALA DA NOTÍCIA
Os brasileiros são especialistas em churrasco - pelo menos na versão preparada à base de carvão como fonte de calor. E, no que diz respeito aos cortes, nossa preferência ainda é pela picanha, apesar de algumas novidades estarem atraindo nosso paladar.

No entanto, uma nova tendência está ganhando força: a do churrasco texano, também conhecido como BBQ, modalidade bem diferente da que os brasileiros estão acostumados. O modo de cocção das carnes é feito no interior de uma churrasqueira chamada de “pit”. Dentro dela, a carne não é cozida, mas defumada. A fonte de calor é a madeira de pinho ou de frutas cítricas, que também pode ser misturada com um pouco de carvão.

Se no Brasil a estrela é a picanha, no Texas o destaque fica para o “brisket” - peito do boi -, o “ribs” - costela suína -, e o “pulled pork” - pernil de porco desfiado -, sempre acompanhados do “coleslaw”, salada de maionese e repolho tão presente no preparo típico do sul dos Estados Unidos quanto o vinagrete está para o churrasco brasileiro. O profissional que conduz toda essa empreitada é apelidado de “pitmaster”, em referência ao seu equipamento e nível de especialidade exigida.

O aumento no número de interessados em se especializar no método americano de fazer churrasco resultou em diversos cursos e escolas em todo o Brasil e vem incentivando novos empreendedores a enxergarem oportunidades do gênero, que começa a ganhar o paladar do brasileiro. 

Conheça três excelentes opções em diferentes estados:

Cadillac BBQ (São Paulo - SP)
Localizada no bairro da Mooca, a casa de inspiração texana tem sua especialidade no "brisket". A carne pode ir desfiada dentro do pão com molho "barbecue", queijo prato, cebola e pimentões ou no combo "barbecue", que consiste num combinado de costela suína, frango, linguiça, "coleslaw", picles, feijão agridoce e bolo de milho. A cada pedido, o cliente ainda leva o tradicional chá preto da casa, aromatizado com limão-siciliano, baunilha e amêndoas.
(Rua Borges de Figueiredo, 60 - Mooca, São Paulo - SP, 11-2309-0484)

Don Rafoni (Santa Rita do Sapucaí - MG)
O "pitmaster" Rafael Romancini domina as quatro principais frentes do BBQ: a das carnes em cozimento lento - como o “brisket” e o “pulled pork” -, a do hambúrguer defumado - sua especialidade -, a das "smoked sausages" - linguiças defumadas - e a do “tex mex”, que combina o churrasco americano e a comida mexicana - tudo feito no seu “pit”. Tal abrangência combinada às suas excelentes playlists de música “country” fazem da casa uma das mais completas do gênero no Brasil.
(Av. João de Camargo, 120 - Vista Alegre, Santa Rita do Sapucaí - MG, 35-99755-3000)

Markt BBQ (Porto Alegre - RS)
Primeira especializada em BBQ na “terra do churrasco brasileiro", a casa traz um cardápio que inclui o “brisket”, sanduíches de carnes defumadas e o “leg quarter” - coxa e sobrecoxa de frango -, além de acompanhamentos como o “mac and cheese” - massa ao molho de queijos gratinada -, “baked beans” - feijão branco com bacon -  e o “corn on the cob” - milho assado na manteiga e páprica picante.
(Rua Cel. Bordini, 705 - Auxiliadora, Porto Alegre - RS, 51-3237-6824)
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp