12/01/2021 às 16h17min - Atualizada em 12/01/2021 às 18h15min

Varejistas aumentam em 68% a análise de vendas no crediário

Com o maior receio de inadimplência, marcas apostaram em softwares especializados para reduzir riscos da operação

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SALA DA NOTÍCIA Raphael Bueno
Divulgação

Para diminuir o risco de inadimplência, as pequenas e médias redes varejistas - que possuem entre 10 e 50 unidades - analisaram no ano passado R$ 390 milhões em compras realizadas pelos consumidores no crediário próprio frente aos R$ 232 milhões de 2019, registrando um aumento de 68%. Os dados foram coletados pelo Meu Crediário, empresa que conta com um sistema de gestão on-line voltado ao crediário das marcas varejistas, com cerca de 1.000 lojas em todo o Brasil.

De acordo com Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, a considerável elevação da análise de crédito nas pequenas e médias redes varejistas é resultado do maior receio de algumas marcas em relação ao aumento da inadimplência ao longo da pandemia. “Hoje o crediário é uma fonte de receita considerável para centenas de lojistas. Muitos deles consideraram oportuno aumentar as análises de crédito para tentar mitigar ao máximo os riscos da operação, ainda mais em um período marcado por tantas incertezas”, afirma. Para 2021, o empreendedor projeta que o índice cresça de maneira semelhante, algo entre 60 e 80%, principalmente se a pandemia não for totalmente solucionada até o 1º semestre.

Além de controlar a inadimplência, Schneider revela ainda que o maior investimento das redes varejistas em sistemas mais atualizados visam a padronização da análise de crédito em todas as suas unidades. “Existem marcas que realizavam políticas de crédito diferentes em cada loja. A pandemia acabou acelerando a obrigação dos empresários em ajustar essa política para conseguir manter a sustentabilidade da operação”, argumenta.

Diante de toda essa movimentação de mercado, o Meu Crediário registrou crescimento de 110% na comercialização de suas soluções em 2020. “Além desses dois itens mencionados, o sistema foi bem requisitado no mercado pelo fato de reduzir sensivelmente a demanda por análises em birôs de crédito e possibilitar a automatização de aproximadamente 85% das vendas realizadas via crediário”, finaliza.


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