13/01/2021 às 08h29min - Atualizada em 13/01/2021 às 11h12min

Empreender com pouco dinheiro: por onde começar?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

É possível empreender com pouco dinheiro? Se essa é a sua dúvida, você precisa conferir este artigo até o final! 

 

Há apenas alguns anos, perguntar como começar um negócio sem dinheiro seria impensável. Mas agora, com o avanço da tecnologia, significa que os custos iniciais e as barreiras foram reduzidas. 

 

Para muitos tipos de negócios, agora é possível começar com muito ou pouco dinheiro. Você pode encontrar ferramentas essenciais de maneira muito mais acessível, como sistema de pedidos, por exemplo. 

 

Porém, o acesso a financiamentos ainda pode ser um problema. Os bancos relutam em emprestar para empresas iniciantes, um clima econômico difícil torna mais complicado fazer empréstimos de amigos e familiares e financiar com seu cartão de crédito traz grandes riscos. 

 

Se você precisar de algum dinheiro, os empréstimos iniciais apoiados pelo governo são um bom lugar para começar. Mas nem sempre eles são necessários. 

 

Desde que você siga algumas regras básicas, iniciar um negócio quase sem dinheiro é uma tarefa difícil, mas possível. 

 

Continue a leitura e confira algumas dicas para te ajudar a começar a empreender com pouco dinheiro! 



 

Dicas para começar a empreender com pouco dinheiro 

Você decidiu que quer ter o seu próprio negócio e agora está na hora de finalmente colocar as suas ideias em prática. 

 

Para te ajudar, aqui está uma lista com algumas dicas que te ajudarão a começar a empreender com pouco dinheiro. 

 

1. Use os recursos ao seu alcance

Você pode trabalhar em casa, em um café ou biblioteca local que ofereça wi-fi gratuito. 

 

Ter um carro? Você pode oferecer um serviço de entrega local. Tem cozinha? Você pode começar a fazer bolos ou fornecer serviço de bufê para festas. Tem um quarto vago? Você pode divulgar em sites de hospedagens, como o Airbnb ou Bookings.com.

 

Aproveite os recursos que tem ao seu alcance e comece o seu negócio a partir deles. 

 

2. Construa uma rodada de negócios com as habilidade que já possui

O que você pode fazer para que outra pessoa esteja preparada para pagar? Você sabe fazer roupas, pintar e decorar, programar um computador, falar italiano? Você tem um hobby que poderia se transformar em um negócio? 

 

Se você possui uma habilidade que outras pessoas não possuem, ou precisariam investir tempo e dinheiro aprendendo por si mesmas, isso imediatamente o coloca em uma grande vantagem.

 

3. Faça com que os clientes paguem adiantado

Você pode solicitar que seus clientes paguem adiantado, ou metade adiantado e metade depois, para que assim os seus custos sejam sempre cobertos. 

 

Os atrasos nos pagamentos são uma das maiores causas do insucesso empresarial, por isso certifique-se de que tem um plano para obter dinheiro rapidamente desde o início.

 

4. Obtenha conselhos gratuitos sobre como iniciar um negócio com pouco dinheiro 

Na internet existe muito conteúdo gratuito voltado para o empreendedorismo. O Sebrae, por exemplo, tem cursos gratuitos como o Aprender a Empreender

 

Você também pode encontrar vídeos no YouTube, podcasts, blogposts, perfis nas redes sociais e assim por diante. Com isso, você poderá aprender da melhor maneira possível a começar o seu negócio com pouco dinheiro. 

 

Depois, quando tiver condições, vale a pena investir em cursos pagos para aprimorar ainda mais o seu conhecimento. 

 

5. Faca praticamente todo o trabalho sozinho 

No início, você não poderá contratar outros profissionais para que trabalhem na sua empresa. Portanto, é importante que faça o máximo possível sozinho. 

 

Será cansativo para você? Sim! Mas também é a única maneira de você conseguir acumular reservas de caixa suficientes para investir em novos equipamentos, funcionários ou instalações e, assim, expandir o negócio.

 

Cuide do seu estoque, do planejamento, da parte financeira, do Marketing e assim por diante. Afinal, lembre-se, existe muito conteúdo gratuito para pequenos empreendedores. 

 

6. Se você tem um emprego, mantenha-o

Uma hora você precisará deixar o seu emprego para cuidar apenas do seu negócio. Porém, até esse dia chegar, você pode mantê-lo e conciliar as duas coisas. 

 

Uma solução infalível para a questão de como começar um negócio sem dinheiro é começar seu negócio nas horas vagas e apenas desistir do trabalho diário quando seu empreendimento conseguir pagar um salário. 

 

Se o empreendimento não der certo, você ainda tem seu emprego. Se isso acontecer, a transição para ser seu próprio patrão será muito menos arriscada.



 

Conclusão 

Com as dicas que citamos acima, esperamos que você consiga dar os primeiros passos para empreender com pouco dinheiro. 

 

Mas, antes de finalizarmos o artigo, precisamos dizer que empreender não é algo fácil. Você terá os dias mais fáceis e os mais difíceis. Poderá errar, perder dinheiro e não ter o resultado que espera imediatamente. 

 

Porém, você sempre pode recomeçar e ir em busca dos seus sonhos. Se você realmente quer ter o seu próprio negócio, mesmo que tenha pouco dinheiro, é possível atingir este objetivo. 

 

Basta que tenha muito foco, organização e determinação para não desistir. Estude e mantenha-se atualizado, isso vai te ajudar não somente a começar o seu negócio, mas também a crescê-lo.  


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp