Você sabe qual seria a definição de Marketing?? Poucos sabem... mas o conceito de Marketing é tentar conhecer como o consumidor se comporta e, assim, sugerir ideias e soluções inovadoras para o mercado.
A ideia é mostrar para as empresas os espaços que elas possuem para inserirem seus produtos e aumentarem seu lucro.
Essa é uma definição clássica de Marketing. Hoje o modelo de comunicação é o Marketing Digital.
Mas, justamente por conta dessa análise de comportamento do consumidor, o Marketing passou e continuará passando, por evoluções e transformações.
Philip Kotler é o nome de referência do Marketing, tendo sido o responsável pela transformação dessa área em estudo acadêmico.
Em sua obra Marketing 4.0, ele revela a principal mudança que se percebe nas empresas hoje: a transformação do Marketing Tradicional ao Digital.
Então, o objetivo desse artigo é dar uma pincelada nesse processo de evolução do Marketing até chegar ao Marketing digital.
Nessa fase, o Marketing era focado no produto. Ocorreu no contexto do período industrial, em que era essa a preocupação do mercado: se preocupar apenas em oferecer produtos para quem tivesse interesse em comprá-lo.
Não existia tanta concorrência como hoje, e não havia muitas opções para os consumidores escolherem. E suas “dores” também não eram ouvidas.
A demanda era muito maior que a oferta de produtos, prejudicando o poder de barganha dos consumidores.
Então, o foco das indústrias era produzir produtos básicos, no mesmo padrão, com preços bons, voltados para a massa da população.
Aqui o Marketing passou a ser focado no cliente. Foi a fase do “o cliente tem razão”. Ela foi característica da década de 90, em que aconteceu um aumento da concorrência, elevando o poder de barganha dos consumidores.
Então, apenas ter produtos disponíveis não era suficiente mais. Era preciso agradar o cliente, que, pela primeira vez, pôde comparar marcas, preços e o que mais julgasse necessário.
Os produtos básicos e destinados à massa não eram mais atrativos. A indústria tinha agora que pensar nos diferentes nichos existentes.
Já nessa fase, o Marketing era focado nos valores dos indivíduos, enxergando o consumidor não apenas como consumidor, mas como ser humano.
É aqui também que a internet surge como grande protagonista de uma imensa transformação digital que estava acontecendo.
As pessoas ganham poder através de sites, blogs, redes sociais, etc. O consumidor passa a ser aquele que dita as regras do jogo agora, mudando a hierarquia de consumo no mundo.
O consumidor passa a ser único. Suas particularidades e desejos passam a ser respeitados, com suas necessidades sendo atendidas.
Nesse novo cenário, as empresas passam a ter um discurso mais humano, incluindo causas sociais e ambientais, se mostrando preocupadas com o desenvolvimento sustentável.
Esta é a fase que estamos vivendo, chamada de economia digital. A internet hoje está presente em todos os cenários de nossas vidas.
Há inúmeros recursos e dispositivos digitais, sendo cada vez mais utilizados pelos consumidores. Mas os antigos canais de comunicação não deixaram de ser utilizados.
Então, o que é diferente nessa fase é que o consumidor passa a usar os diversos canais existentes para se relacionar ou consumir, alternando rapidamente entre esses canais.
Para acompanhar esse cenário, as companhias tiveram de criar plataformas e mecanismos para estarem em diversos canais ao mesmo tempo.
Incrível né?
Essa foi uma pequena abordagem do processo de evolução do marketing até o marketing digital.