1) Apoio do topo: A equipe de gerenciamento editorial deve se engajar no projeto, mostrar aos editores que isso é importante e que eles acreditam no projeto. Nas redações suecas, onde a implementação foi mais bem-sucedida, os gerentes foram perfeitamente claros de que isso deveria ser feito e argumentaram em favor do projeto. Este ponto se aplica a todos os projetos de mudança em uma organização.
2) Envolvendo os departamentos de publicidade e marketing: A introdução de conteúdo automatizado é uma excelente oportunidade para a redação fazer negócios e desenvolver produtos em conjunto com outros departamentos. Perguntas a fazer são: Podemos produzir um novo site vertical? Uma excelente oferta local? Uma nova categoria de conteúdo que atrai um grupo específico de anunciantes?
3) Virtudes jornalísticas tradicionais continuam válidas: Você obtém conteúdo local, publicação mais rápida e um grande número de textos. Essas qualidades são consideradas pontos fortes mesmo quando os jornalistas escrevem as notícias. Em outras palavras, o conteúdo automatizado é um bom conteúdo local.
4) Use textos automáticos como dicas de notícias: A análise de dados é uma parte importante dos processos automatizados, e os algoritmos estão muito mais bem equipados para encontrar relacionamentos ocultos, discrepâncias e assim por diante, do que as pessoas. Garanta que jornalistas e editores sejam alertados por sistemas automatizados quando algo interessante aconteceu, por exemplo, quando a casa mais cara do mercado é vendida, ou quando Zé Ninguém faz um hat-trick na 6ª divisão.
5) Considere os textos como prontos para publicação: Se você quiser adicionar criatividade humana a um texto, você deve ser capaz de fazê-lo. Quando os textos são escritos suficientemente bem para serem publicados diretamente, isso deve ser feito para maximizar seu potencial.
6) Aumente o volume e aproveitar a velocidade: A capacidade de produzir grandes quantidades de textos em um curto espaço de tempo é uma das grandes forças da automação. Pense em como seus sistemas de distribuição e plataformas podem lidar com a grande quantidade de textos produzidos ao automatizar, por exemplo, todas as vendas de imóveis ou jogos de futebol. Sites especiais, personalização, aplicativos locais e notificações push são exemplos de soluções diferentes.
7) Revise a organização: Você não precisa necessariamente reduzir a equipe, mas talvez revise os cronogramas e as tarefas. Perguntas a fazer são: Será que precisamos de tantos funcionários pela manhã se os textos sobre todos os jogos esportivos forem escritos automaticamente? Precisamos de tantos freelancers, ou do mesmo tipo, como fazemos agora? Podemos fazer algo além de relatórios de rotina, o que acrescentaria mais valor?