29/10/2021 às 22h40min - Atualizada em 02/11/2021 às 22h48min

Takasago Brasil reforma prédio de fragrâncias para estimular a criatividade

Conceito ‘Open Space’ se tornou tendência em tempos de retorno após paralisação dos escritórios durante a pandemia

WGO Comunicação
SALA DA NOTÍCIA André Coutinho
Divulgação
Outubro, 2021 – A fim de proporcionar um ambiente moderno e aconchegante, a Takasago Brasil reformou o prédio de fragrâncias, em Vinhedo, interior de São Paulo, para se tornar um conceito “Open Space”, com o intuito de estimular a criatividade e a interação entre os colaboradores.

A revitalização faz parte do plano de investimento e remodelação iniciado com a modernização do laboratório, em 2020, pela multinacional japonesa, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países, incluindo o Brasil. Com a pandemia da Covid-19, porém, ganhou mais importância, uma vez que o ambiente, anteriormente fechado e segmentado por áreas, agora fica unificado, sem barreiras ou divisórias, facilitando a circulação de ar e dando um estímulo no retorno da equipe ao escritório.

A reforma levou três meses para ser concluída e irá, com o aumento do espaço, gerar mais vagas de trabalho. Segundo a empresa, há uma expectativa do aumento de pessoal em 20%, gradualmente. “Devido à pandemia do coronavírus, o ambiente corporativo como um todo sofreu inúmeras mudanças, principalmente na estrutura de trabalho. A Takasago Brasil, com a finalidade de proporcionar um espaço criativo, moderno, aconchegante e, acima de tudo, que priorize a saúde dos colaboradores, transformou o prédio, antes segmentado por área, usando a concepção de ‘Open Space’”, explica Anacelia Contador, líder da divisão de Fragrâncias da Takasago Brasil/Mercosul.

Open Space se tornou tendência nos últimos anos
O conceito de “Open Space” no mundo corporativo não é novo. Há algum tempo tem se falado em “quebrar barreiras” e “conectar os funcionários”, fazendo-os trocar experiências, terem voz mais ativa e participativa e optarem pelo contato face a face, a fim de agilizar os processos de tomadas de decisão e resolução de problemas.

Um estudo da empresa Steelcase dos Estados Unidos, que mede a produtividade em ambientes corporativos, mostra que as empresas que aderem ao modelo costumam evoluir de 8 a 12%, fora a redução de gaps de processos, ajudando no gerenciamento e resolução de crises, o que facilita o cumprimento de metas e desenvolvimento estratégico.

“Até o início dos anos 2000, os escritórios eram fechados, como se fossem uma espécie de casulo, em que os colaboradores trabalhavam de maneira mais individual, com a garantia de mais privacidade e uma acústica melhor. O Open Space é uma evolução deste conceito. Com ele, há uma exclusão dos biombos e divisórias e, consequentemente, um ganho de espaço. Além disso, possibilita um maior compartilhamento de espaço, o que significa mais sinergia, maior interação entre os funcionários e mais economia para os empregadores”, explica a arquiteta e diretora de operações da AKMX, Érica Prata. 

Sobre a Takasago
Fundada no Japão há 101 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 27 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Além disso, sustentabilidade está em sua tradição desde a fundação, em criações com foco em “Green Chemistry”, não só pensando nos níveis de emissão de gás, água e desperdícios, mas também na utilização de matérias-primas renováveis e sustentáveis, minimizando ao máximo os efeitos no meio ambiente. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de Fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados pessoais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp