19/01/2021 às 15h19min - Atualizada em 20/01/2021 às 00h00min

O que deve mudar no marketing digital em 2021?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças para todos, especialmente quando se trata do universo online, mas o que deve mudar no marketing digital em 2021?

 

Devido a crise provocada pela pandemia de Covid-19, muitos comportamentos das pessoas mudaram, como passar mais tempo na internet. Mas não somente em busca de distração, mas também de outras tarefas importantes, como estudos. 

 

Um bom exemplo é que as pessoas passaram a realizar mais cursos online, como curso de nutrição ead, por exemplo. 

 

Com todas essas mudanças, o marketing digital se tornou mais importante do que nunca para as empresas.

 

E com mais pessoas investindo nas estratégias online, com certeza podemos esperar que muitas atualizações aconteçam durante o ano de 2021.  

 

Afinal, quem já sabia da importância do marketing digital, só teve a confirmação do quanto ele é indispensável. Já quem ainda não investia no online, passou a compreender porque deve fazer uma verba destinada para este objetivo. 

 

Mas, afinal, o que deve mudar no marketing digital em 2021? 

 

Continue a leitura e confira algumas apostas de tendências para este ano! 



 

Tendências de marketing digital para 2021

Aqui está uma lista de tendências de marketing para o ano de 2021 e que voce deve ficar de olho. 

 

Inteligência Artificial (IA)

Se você ainda não percebeu, 2020 pode ter sido o ano onde muitas pessoas acordaram para o domínio da inteligência artificial, também conhecida como IA. Essa tecnologia esteve no centro dos negócios globais e da indústria no futuro - e já está assumindo muitas tarefas. 

 

Por exemplo, a IA pode analisar o comportamento do consumidor e os padrões de pesquisa e usar os dados de plataformas de mídias sociais e postagens no blog para ajudar as empresas a entender como os clientes encontram os seus produtos ou serviços. 

 

Em 2021, as empresas que investirem em IA serão capazes de cortar custos de pessoal e ainda acelerar o crescimento, obtendo uma vantagem sobre seus concorrentes. 

 

Inclusive, a inteligência artificial pode dobrar a velocidade do crescimento do Brasil até 2030

 

Chatbots

Pode ser que você não saiba o que é um chatbot pelo o seu nome, mas provavelmente já teve alguma experiência com essa tecnologia. 

 

Quando você entra em algum site e visualiza algum popup informando que você pode enviar a sua duvida, muito provavelmente estará falando com um chatbot. Ou seja, não é uma pessoa que vai fazer os primeiros contatos, mas um robô, que está programado para responder de acordo com as suas mensagens. 

 

A utilização dos chatbots foi grande durante 2020 e eles continuarão a ser uma parte importante do marketing digital em 2021. 

 

Essa tecnologia é baseada em IA e usa mensagens instantâneas para bater papo em tempo real, todos os dias, durante 24 horas, com os seus clientes ou visitantes do seu site. 

 

Marketing de vídeo

O marketing de vídeo é uma das tendências de marketing mais importantes nos dias de hoje e provavelmente nos próximos 5 a 10 anos. Essa estratégia pode trazer ótimos resultados porque: 

 
  • Os consumidores compartilham vídeos de uma marca;
  • Os videos melhorar a taxa de conversão das empresas;
  • Os consumidores que assistem a vídeos de produtos sentem-se confiantes nas decisões de compra online, entre muitos outros motivos que tornam os vídeos importantes para o marketing digital. 
 

Uma das melhores coisas sobre o marketing de vídeo é que ele facilita a reformatação do seu conteúdo. Imagine que você gravou um vídeo para o seu canal do YouTube. Em vez de apenas publicá-lo no YouTube, você também pode:

  • Transcreva-o para ter uma versão em texto do vídeo;
  • Publicar a transcrição em seu blog em um vídeo do YouTube incorporado para obter uma melhor classificação;
  • Enviar o vídeo bruto com a transcrição como legenda para o Facebook (vídeos nativos do Facebook têm uma parcela de impressões  e engajamento muito maior do que os vídeos compartilhados do YouTube);
  • Transformar a transcrição em um artigo de blog independente com uma breve reescrita e adição de estatísticas e imagens relevantes;
  • Extraia o áudio sozinho e use-o como um episódio de podcast;
  • Use miniaturas de vídeo em suas campanhas de marketing por e-mail e a palavra “vídeo” nas linhas de assunto para aumentar as taxas de abertura. 

Conclusão

Agora que você já sabe quais são algumas das principais tendências de marketing digital para 2021, está na hora de colocá-las em prática. 

 

Além disso, essas são apenas algumas das opções para este ano, sendo que existem muitas outras estratégias de marketing digital que provavelmente vão fazer sucesso durante 2021. 

 

Portanto, pesquise e escolha as melhores opções para o seu negócio. 

 

O ano de 2021 poderá trazer muitos profissionais de marketing digital, mergulhados em todos os tipos de estratégias, táticas e tecnologias. E, claro, sempre haverá novas tendências e condições do mercado para acompanhar. 

 

Mas o sucesso de tudo realmente se resumirá em quão bem tratamos as pessoas - quão bem somos capazes de ter empatia, reconhecer e servir suas necessidades. 

 

Quando uma marca incorpora empatia em suas estratégias de marketing, o que ela faz é validar sua base de clientes. Quanto mais validado um cliente se sentir, mais profundo será o relacionamento que ele construirá com a marca. 

 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre o que deve mudar no marketing digital em 2021 e que comece a testá-las o mais breve possível. 


 
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