20/01/2021 às 15h21min - Atualizada em 21/01/2021 às 00h00min

Como fazer para ter seu site cadastrado no Google News

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Se você deseja acompanhar as últimas notícias, o Google News é uma ótima opção para fazer isso. Os algoritmos do Google são responsáveis pela escolha dos artigos, e os usuários costumam confiam mais no feed de notícias do Google do que nas próprias fontes. 

 

Mas para fazer site e fazer com que ele seja reconhecido pelo algoritmo do Google News e para que os seus artigos cheguem ao portal de notícias, primeiro você deve enviar o seu site para a plataforma. 

 

E pode valer muito a pena enviar o seu site, afinal, estamos falando de uma plataforma do Google. Conforme mencionado, muitos usuários confiam mais no próprio feed de notícias do Google News, mas ainda mais importante é a integração do portal ao mecanismo de busca do Google. 

 

Quando o seu site está no Google News, a sua presença no mecanismo de busca em geral também pode melhorar, e é exatamente isso que leva um site ter sucesso na internet. 

 

Isso torna ainda mais importante dedicar tempo e esforço ao enviar o seu site para o portal de notícias do Google, já que sites que aparecem nos resultados dele podem receber muito tráfego. 

 

Quer saber como fazer para ter seu site cadastrado no Google News? Continue a leitura e veja como fazer! 

 

Enviando o seu site para o Google News

Enviar seu site para o portal de notícias não precisa ser um processo difícil. Basta seguir as etapas que separamos para que você possa ter seu site cadastrado no Google News de maneira prática. 

1. Siga as diretrizes do Google

Seu site é um dos milhares que estão tentando obter exposição o Google. Com tanto conteúdo sendo gerado, o site não tem tempo para lidar com páginas que não atendem a todos os seus requisitos.

 

Você não quer correr o risco de seu site ser rejeitado por não seguir as regras, portanto, certifique-se de que cada página do seu site esteja de acordo com as diretrizes de políticas de conteúdo do Google News. 

 

Depois de ter certeza de que o conteúdo é valioso e apresentado de forma objetiva, ele está pronto para a próxima etapa. 

 

2. Use uma formatação adequada

O seu site pode ter muito conteúdo multimídia, mas o Google News não consegue ler tudo. Pode “ler” o texto que acompanha um vídeo, por exemplo, mas não consegue compreender o conteúdo em si. 

 

No momento, o texto é o único formato que os rastreadores de mecanismos de pesquisa entendem, portanto, certifique-se de que seu conteúdo mais interessante tenha bastante.

 

Além disso, formate o seu conteúdo da mesma forma que faria em qualquer outra página web. Não use frames ou outros formatos que não seja legíveis. 

 

Se você realmente acha que o conteúdo multimídia é interessante, inclua tags de título e cabeçalho que forneçam uma ideia do que o conteúdo mostra. Em seguida, escreva uma descrição completa do assunto do vídeo para que o Google possa entregá-lo com precisão aos usuários. 

 

3. Crie URLs legíveis 

O Google examina a página inteira em busca de pistas sobre sua qualidade e relevância. A URL é um dos primeiros detalhes que ele procura. Se as URLs em seu site forem compostas por caracteres aleatórios, o Google não conseguirá entendê-las.

 

Crie URLs exclusivos para cada página do seu site, de modo que o Google e outros mecanismos de pesquisa possam compreendem mais facilmente seu conteúdo. Olhe para a URL de uma notícia recente, por exemplo, e você verá que reflete quase exatamente o título do artigo. 

4. Crie um mapa do site

O Google Notícias não proíbe explicitamente sites que não possuem sitemap, mas seu trabalho é mais simples quando você tem um. 

 

Um mapa do site torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa rastrear, indexar e categorizar o conteúdo, e isso acelera o processo de colocar seu site na frente dos leitores. 

 

Para obter todos os benefícios de um mapa do site, no entanto, você precisa seguir os protocolos ao máximo. Inclua apenas as páginas que apresentam conteúdo original - enviar conteúdo copiado pode fazer com que você receba punições, podendo até ser banido. 

 

5. Otimize todas as páginas

O Google News apresenta as manchetes mais recentes, mas também permite que os visitantes façam a personalização de seus feeds para que vejam apenas as notícias de suas categorias e parâmetros de pesquisa preferidos. 

 

Em outras, palavras, seu conteúdo pode ser pesquisado tanto quanto seu site nos mecanismos de pesquisa, portanto, cada página enviada ao Google News deve estar otimizada (SEO) da mesma maneira. 

 

Isso aumenta as chances dos seus artigos aparecerem, estejam as pessoas lendo as manchetes ou pesquisando com seus próprios termos. 

 

6. Envie o seu site para o Google News

Depois de sentir que o seu site e seu conteúdo de notícias estão prontos para serem rastreados e enviados ao Google, você precisará seguir as seguintes estapas: 

 

1. Vá até a Central do Editor do Google News

 

Em “Meus Sites”, você vai ver uma lista de sites conectados à sua conta do Google. Se você não conseguir ver nenhum site, faça login usando os mesmos detalhes que usa para fazer login no Google Analytics. 

 

2. Verifique a propriedade do seu site de notícias no Search Console.

 

Certifique-se de ter verificado a propriedade do seu site no Search Console. Para fazer isso, faça login na ferramenta usando o link acima. 

3. Clique em Solicitar inclusão no Google News

 

Depois de fazer isso, e seu site aparecer como “verificado” na guia de propriedade, clique em “Solicitar inclusão no índice de notícias”. 

 
  • Insira os detalhes do seu site, incluindo as URLs e rótulos da seção de notícias e clique em Enviar. 
  • Volte para verificar o status de inclusão do seu site em 1 ou 3 semanas.
 

Conclusão

Ter o seu site listado no Google News pode fazer maravilhas para o conhecimento da sua marca, tráfego do site e até mesmo classificações em mecanismos de pesquisa. 

 

Mas antes de colher todos esses benefícios, você precisa saber como preparar o seu site e como enviá-lo ao Google News. 

 

Esperamos que essas dicas ajudem você a começar bem e aumentar a visibilidade do seu negócio! 


 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp