21/01/2021 às 10h58min - Atualizada em 22/01/2021 às 00h00min

4 dicas para incentivar o planejamento financeiro dos colaboradores

Especialista afirma que o bem-estar financeiro está diretamente ligado ao desempenho corporativo

SALA DA NOTÍCIA Mayra Ribeiro

O bem-estar financeiro é um dos maiores desafios dos trabalhadores no Brasil. Por esta razão, é de extrema importância que as empresas atuem junto aos colaboradores na promoção de um planejamento financeiro, visto que esse pode ser um caminho para evitar quadros de turnover, baixo engajamento e falta de foco durante a jornada de trabalho. 

“É possível notar algumas tendências comportamentais relacionadas às finanças. Por exemplo, aqueles que precisam aumentar a renda costumam ir em busca de um trabalho extra ou até mesmo de uma mudança de emprego. Ou seja, mesmo que o colaborador não saia do quadro de funcionários, a sua performance pode ser prejudicada pelo cansaço. Aqui, podemos citar também a ausência de engajamento porque além de impactar a autoestima, os problemas financeiros tendem a gerar um sentimento de insatisfação em relação ao emprego. Por fim, os problemas em casa também podem comprometer a qualidade das entregas”, diz Marco Ferelli, fundador da Allya, HR tech com foco em benefícios corporativos e bem-estar financeiro dos colaboradores.

Para auxiliar as empresas a evitarem esse cenário, Ferelli lista os quatro fatores essenciais para quem deseja promover o bem-estar financeiro na equipe:

Diagnóstico 

Você sabe quais são os principais gastos dos seus colaboradores? Será que eles possuem dívidas e precisam de ajuda? Caso não consiga responder a essas perguntas é porque chegou o momento de realizar o diagnóstico das dores financeiras do time. Aqui, é recomendável a realização de um estudo a fim de identificar o comportamento financeiro dos funcionários. Como nem todos ficam à vontade em falar abertamente sobre o assunto, uma alternativa é desenvolver uma pesquisa anônima. 

Dicas de economia 

Use as redes sociais, e-mail, painéis e outros meios de comunicação da empresa para democratizar o acesso a  conteúdos sobre educação financeira. Na prática, essas dicas simples podem auxiliar nas tomadas de decisões referentes ao dinheiro que ganham.

Programas de planejamento financeiro

Invista em um calendário anual com palestras, debates, fóruns e grupos de discussão, a fim de incentivar uma conversa com os profissionais, com o intuito de sanar as dúvidas do time sobre finanças pessoais. 

Benefícios Corporativos

No momento de economizar em despesas do dia a dia, os benefícios corporativos tornam-se grandes aliados por conta dos descontos. Aqui, o diferencial é entender que a iniciativa vai muito além de vale transporte ou refeição. Essa assistência pode e deve se estender às demais áreas da vida do colaborador, tais como Educação, Lazer, Bem-estar emocional e físico. 

Para mais informações, acesse: www.allya.com.br 


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp