01/10/2020 às 15h52min - Atualizada em 14/10/2020 às 00h00min

Como limpar corretamente celulares, TVs e outros aparelhos eletrônicos?

Uso incorreto de produtos pode danificar seu aparelho

Victor Augusto de Alencar
SALA DA NOTÍCIA
Banco de Imagens

A necessidade de limpar o celular no dia a dia com frequência tem sido adotada por grande parte das pessoas para se proteger de maneira mais completa contra doenças e infecções de diferentes tipos. 

 

O que muitas ainda não sabem é que o uso indevido de produtos químicos e até misturas caseiras pode danificar os aparelhos externa e internamente, caso as substâncias entrem em contato por meio de entradas, como de carregador, fone, etc. 

 

Esses cuidados devem ser tomados não só com o celular, mas na hora de limpar qualquer produto eletrônico, sejam eles TVs, notebooks e até fones de ouvido. Quer aprender a limpar seus aparelhos sem riscos de estragá-los? Confira um passo a passo a seguir. 


Escolhendo o produto certo 

O álcool em gel 70% já virou parte do cotidiano das pessoas para higienizar mãos, superfícies, como mesas, cadeiras e apoios, e objetos, como chaves e cartões. Embora ele seja eficaz na limpeza dos itens citados, na hora de esterilizar aparelhos eletrônicos, não é o mais indicado.


Motivos

O álcool usado na pele e nas superfícies tem como composição básica a água. Se você já pegou chuva com o celular no bolso ou deixou ele cair no vaso sanitário por acidente, sabe que líquidos e aparelhos eletrônicos não costumam ser exatamente amigos. 

 

Por mais que alguns aparelhos mais modernos tenham proteção contra líquidos, o álcool em gel tradicional pode deixar resíduos na tela ou em extremidades. Com o tempo, isso pode estragar o aparelho ou ainda ter efeito contrário: acumular micro-organismos. 

 

Recomendação

O material mais indicado para limpeza de produtos eletrônicos é um líquido chamado álcool isopropílico. Ele não contém água na composição, ou seja, evapora completamente após o uso, sem deixar resíduos e garantindo a limpeza do seu aparelho. Ele pode ser encontrado em lojas de eletrônico, alguns supermercados e estabelecimentos de artigos gerais. 


Limpando da forma correta 

Com o produto isopropílico em mãos, você vai precisar de um tecido que não solte fiapos e seja suave o bastante para não riscar a tela do seu aparelho. Geralmente, são usados panos de microfibra ou viscose, pois não ficam encharcados, nem riscam o aparelho. Feito isso, cada item vai ter uma aplicação diferente, então, siga o passo a passo conforme o que deseja limpar. 


TVs

As TVs sofrem mais com acúmulo de poeira do que com manchas de dedos e gordura, desse modo:

 
  • utilize um pano macio e seco para remover toda a poeira;

  • com o mesmo pano do avesso, ou outro de material igual, você vai borrifar o produto conforme instruções do fabricante, que podem incluir: 

  1. borrifar o produto diretamente na tela e limpá-la com o pano até a total remoção da substância;

  2. borrifar um pouco do produto no pano e, só então, deslizá-lo sobre a superfície a ser limpa.

  • Ao aplicar o produto, faça movimentos circulares para garantir que toda a superfície seja limpa. 

  • Finalize com um pano seco para remover qualquer excesso de líquido ou poeira que tenha ficado na tela. 


Notebooks e celulares

As telas de notebook e celulares podem ser limpas da mesma forma que as TVs, utilizando o mesmo produto. No caso dos notebooks, nunca borrife a substância diretamente no aparelho, pois o líquido pode entrar pelas frestas do teclado e danificar seu funcionamento.

 

Nos celulares, borrifar o produto somente no pano para, depois, aplicá-lo no aparelho evita que o excesso escorra pelos alto-falantes, entradas de fone e carregador, prejudicando a parte interna. Não se esqueça de limpar capinhas e acessórios, pois elas também acumulam sujeira. 


Fones de ouvido

Os fones de ouvido, que costumam passar pelas mãos várias vezes ao dia, também precisam ser higienizados, ainda mais porque estão muito próximos dos olhos, do nariz e da boca. 

 

Dependendo do material, eles podem ser limpos apenas com um pano umedecido com água, mas o isopropílico também pode ser usado. Para os modelos que adentram os ouvidos, o ideal é utilizar um cotonete levemente umedecido com o produto. 


Mantendo o hábito

Agora que você já sabe como fazer a limpeza corretamente, deve estar se perguntando de quanto em quanto tempo é necessário repeti-la para que os aparelhos estejam sempre limpos. 

 

O ideal é limpá-los diariamente, principalmente, se eles foram expostos a ambientes como a rua, onde a possibilidade de contato com germes e micro-organismos é maior. Tenha sempre um frasco de limpador por perto e cases dedicadas a cada um dos seus aparelhos. Assim, além de limpos, eles duram por mais tempo.

 

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp