25/11/2021 às 18h00min - Atualizada em 25/11/2021 às 18h09min

Black Friday: os melhores meios de pagamento digitais para seu negócio

Data movimentou mais de R$ 7 bilhões no último ano e expectativa é de que 87% dos brasileiros aproveitem as promoções em 2021

SALA DA NOTÍCIA Natália Peixoto

Em 2020, 76,5% dos brasileiros realizaram compras na Black Friday, movimentando mais de R$ 7 bilhões. Em 2021, esse percentual deve ser de 87,75%, segundo pesquisa da Conversion. Ainda segundo a pesquisa, 72% das pessoas pretendem comprar on-line - 56,98% em lojas virtuais e 14,81% em aplicativos.

Com projeções tão promissoras, os e-commerces precisam estar preparados para a data e um dos cuidados importantes é garantir que o negócio possa receber diferentes meios de pagamento. “Com tantas inovações no mercado, frutos da transformação digital, o e-commerce precisa diversificar as opções para atender e agradar todo o público. Com mais formas de pagamento, pode-se atingir um número maior de consumidores”, explica Paulo Oliveira Andreoli, Head de OmniFinance, responsável pela área de Open Banking e Soluções de Pagamento no Grupo FCamara. 

Paulo indica os principais e mais vantajosos meios de pagamento para um e-commerce oferecer aos clientes. Confira: 

Cartão de crédito
Levantamento da Opinion Box indica que os cartões de crédito ainda são a forma preferida de pagamento dos brasileiros. Isso porque é um meio versátil, que permite o pagamento a prazo e o parcelamento das compras. Por isso, é importante trabalhar com a aceitação das principais bandeiras, como Visa, MasterCard, Elo, Amex, Dinners, entre outras. Assim, você não perde cliente por não aceitar o cartão que ele utiliza. 

PIX
Apesar de ser mais conhecido por permitir transferências, o Pix também pode ser uma forma de pagamento no e-commerce e lojas virtuais. Basta fazer uma integração com uma solução de pagamento que tenha o Pix entre os métodos de venda. “Há inúmeras vantagens do Pix para as vendas digitais, que vão desde o pagamento à vista até a rapidez de liberar o produto para entrega”, destaca o executivo.

Carteira digital
A carteira digital nada mais é do que um aplicativo que possui os dados bancários da pessoa e permite a realização de compras ou pagamentos digitais. Para realizar o pagamento, o dono da carteira digital precisa apenas confirmar a operação no aplicativo. Essa ação pode ser realizada de diferentes formas, como autenticações via biometria ou reconhecimento facial.

Boleto bancário digital
O boleto bancário é um dos meios mais tradicionais de pagamento e também tem sua versão digital. “Para gerar um boleto digital, uma empresa precisa contratar a solução em uma conta de Pessoa Jurídica nos bancos ou, ainda mais facilmente, contratar uma fintech de meio de pagamento, que além de emitir o boleto, já faz o registro e a baixa automática após o recebimento”, orienta Paulo.

 

Sobre o Grupo FCamara: Considerada a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina, a FCamara é uma consultoria de TI que promove transformação digital, oferecendo múltiplas soluções tecnológicas, com atuação nos principais players do mercado de saúde, educação, indústrias, entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Ventures, sua própria Venture Builder, que já lançou diversas startups com foco B2B. Saiba mais.


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