25/11/2021 às 16h49min - Atualizada em 26/11/2021 às 00h00min

ZENVIA dá dicas para garantir sucesso das campanhas de marketing desta Black Friday

Planejamento e organização são fundamentais para a melhor experiência do cliente

SALA DA NOTÍCIA ZENVIA

Faltam poucos dias para a Black Friday 2021, que será no próximo dia 26 de novembro.  Nesta época do ano em que o varejo se torna mais atrativo aos consumidores por conta do bom preço, estar presente digitalmente é um grande diferencial para o aumento das vendas. Mas não basta criar uma campanha de marketing atrativa. Ela precisa estar alinhada com o seu público, as suas metas e também com a sua capacidade de oferecer a melhor experiência ao seu cliente. A ZENVIA, plataforma de comunicação que empodera as empresas para criarem experiências únicas para seus clientes finais, dá dicas valiosas.

A primeira delas é usar todos os canais de comunicação disponíveis e que fazem sentido ao seu público. Por exemplo, o seu consumidor pode estar mais interessado em receber novidades pelo WhatsApp, agora que é permitido enviar outros tipos de notificações pelo WhatsApp Business API, como renovação de planos, carrinhos de compra abandonados, alertas de preços e recomendações de produtos, desde que haja o opt-in (aceitação do cliente). Ou pode querer receber um SMS informando que a compra já está a caminho. Ou ainda, pode entrar em contato pelo seu site, via chatbot, para tirar dúvidas. Ou seja, há muitas possibilidades.

E quando os canais estão presentes em ferramentas que permite a gestão de todos eles por uma única plataforma, melhor ainda! Para saber o que está mais adequado à sua necessidade, um parceiro de negócios pode ser fundamental. Até mesmo porque se a sua escolha for o WhatsApp Business API para automatização de mensagens (ou seja, o envio para mais pessoas ao mesmo tempo), um BSP (Business Solution Provider) é fundamental para fazer a ponte entre a sua empresa e o WhatsApp. 

“Por meio de uma API, o WhatsApp é o canal que permite que a relação entre empresas e clientes aconteça em tempo real, criando experiências únicas que, além de oferecer a melhor opção de atendimento ao cliente, permitem a geração de conteúdo altamente personalizado para as múltiplas campanhas, em altas ou baixas temporadas”, comenta Bruno Tonetto, líder da unidade de negócio Campaign da ZENVIA.

Para ajudar os negócios a aplicarem esses conhecimentos a suas campanhas de marketing para a Black Friday e outras sazonalidades do ano, Tonetto dá cinco dicas importantes:

  1. Planejar as campanhas faz o processo mais rápido, prático e efetivo. É necessário realizar o mapeamento das datas mais importantes para o negócio e relacioná-las com as informações sobre os clientes, além de responder às perguntas: qual é o objetivo da campanha? Quais dados serão usados e por quê? Quais serão as tecnologias utilizadas? Quantas pessoas precisam ser envolvidas?

  2. Criar uma agenda das datas mais importantes e compartilhar com as áreas de Marketing, Vendas e Operações da empresa. Vendas indicará os produtos com as melhores saídas; Operações garantirá que haja estoque do produto; e Marketing trabalhará no conhecimento e na reputação da marca e promoverá a compra, com a segmentação necessária do público, além de identificar melhores horários de envio e de compilar os resultados. 

  3. Identificar o melhor formato da campanha dentre as opções de Transacional (há uma transação entre a empresa e o cliente, como uma compra), Broadcast (mensagens promocionais para difusão da marca e dos seus produtos) e Réguas de Relacionamento (para uma jornada personalizada para cada cliente).

  4. Dar atenção às novidades do mercado, como é o caso das notificações que foram liberadas para o WhatsApp Business API.

  5. Revisar os dados disponíveis periodicamente e tornar isso um processo para aproveitar as temporadas da melhor maneira possível tanto para o negócio, quanto para os clientes.


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp