29/11/2021 às 19h20min - Atualizada em 29/11/2021 às 21h24min

9ª edição do projeto Chef Aprendiz reúne jovens da Vila Andrade para oficinas de gastronomia

Após o ciclo de oficinas, 15 alunos serão encaminhados para entrevistas de emprego em cozinhas de parceiros, no projeto que já formou 130 jovens em situação de vulnerabilidade

SALA DA NOTÍCIA Karina Ribeiro
 
A busca pelo primeiro emprego não costuma ser fácil para os jovens brasileiros. De acordo com a pesquisa feita pela PNAD Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no último mês de maio, o desemprego atinge cerca de 31% das pessoas na faixa etária entre 18 e 24 anos, em todo o Brasil.

Com 74% de ex-alunos trabalhando ou participando de entrevistas de emprego, o projeto Chef Aprendiz atua desde 2015 com oficinas semanais nas comunidades e tem como principal missão capacitar jovens paulistanos em situação de vulnerabilidade social para ingressarem no mercado de trabalho. Até agora 130 jovens já foram desenvolvidos pelo projeto, e destes, 59% trabalham no setor gastronômico em cozinhas parceiras e 15% em outras áreas.

Para a 9ª edição do projeto, que teve início no dia 14 de outubro com 15 alunos, o Chef Aprendiz Vila Andrade conta como patrocinador master o Makro Atacadista, via lei de incentivo PROMAC - Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais. As oficinas acontecem em uma instituição localizada na Zona Sul da capital, que serve como base para os encontros com os jovens da Vila Andrade.  

A iniciativa vai muito além de um projeto gastronômico e inserção no mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social. De acordo com Beatriz Mansberger, fundadora do projeto, a finalidade principal é desenvolver pessoas utilizando a gastronomia como fio condutor de todo o currículo ao longo do processo. “Olhamos o indivíduo por completo. Durante nossos encontros, desenvolvemos atividades voltadas para habilidades socioemocionais, apresentamos o universo da gastronomia e oferecemos todo o suporte nos primeiros passos para o mercado de trabalho".

O Chef Aprendiz Vila Andrade terá 40 encontros, com oficinas divididas em três eixos:

Meu mundo interno: alfabetização emocional, autoconhecimento, meditação, apoio psicológico, além de outras dinâmicas psicoterapêuticas em grupo;
Mundo do trabalho: educação financeira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de CV, carreira e outros temas relacionados ao universo profissional;
Mundo da cozinha: técnicas básicas, história da gastronomia, nutrição, receitas práticas, legislação e conteúdos do Ensino Médio aplicado.

Para que os participantes vivenciem a rotina de um restaurante, eventos beneficentes acontecem em cozinhas de estabelecimentos parceiros. Os jovens executam, junto com os colaboradores dos restaurantes, um menu completo com as receitas definidas pelos chefs e professores do projeto.

Uma competição final encerra a edição com chave de ouro e os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira no universo da cozinha.

O projeto Chef Aprendiz Vila Andrade, assim como na edição Liberdade, segue todos os protocolos sanitários* e as diretrizes sobre os cuidados necessários para a prevenção de possível contaminação com o coronavírus. Entre as ações preventivas estão:

Educação e conscientização sanitária;
Aferição de temperatura antes de adentrar o espaço das oficinas;
Redução de densidade ocupacional com distribuição de múltiplas praças de trabalho no espaço anexo à cozinha;
Obrigatoriedade do uso de máscaras;
Disponibilização de quatro máscaras por participante tendo em vista a troca necessária a cada duas horas e o tempo de lavagem das máscaras usadas;
Sanitização dos pés antes de adentrar o espaço das oficinas;
Janelas abertas e boa circulação de ar no espaço;
Higienização constante das mãos com água e sabão;
Disponibilização de álcool em gel em diversos locais visíveis do espaço;
Uso de aventais e bandanas limpos;
Pratos, copos, talheres e outros utensílios de cozinha higienizados individualmente de maneira correta.
Comprovante de vacinação para COVID-19.

Notícias Relacionadas »
© 2022 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
contato@saladanoticia.com.br
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp