07/12/2021 às 11h25min - Atualizada em 07/12/2021 às 15h09min

Segurança no final de ano e férias

Com a chegada do período de férias, a Verisure, líder europeia em alarmes monitorados, alerta sobre a exposição exagerada que pode atrair a atenção de bandidos e colocar as pessoas e seus patrimônios em risco

https://www.verisure.com.br/
SALA DA NOTÍCIA Verisure Brasil
Divulgação
No mês de dezembro, ao mesmo tempo que as pessoas estão animadas para o período de festas, muitas também ficam preocupadas e ansiosas em deixar suas casas nas noites de Natal e Ano Novo, bem como nas viagens de férias. O número de furtos e roubos aumentam, porque a circulação de dinheiro é maior, em virtude do pagamento do décimo terceiro salário e devido as compras de presentes e preparativos para as festas.

O ladrão profissional avalia antecipadamente onde irá atuar. Ele estuda o comportamento das pessoas, os hábitos dos integrantes da casa, e dos estabelecimentos comerciais e os horários que saem e retornam, para então programar as invasões, os furtos, os roubos e, até os sequestros relâmpagos.

Dicas básicas podem diminuir os riscos de furtos, roubos e invasões às residências para quem não tem um sistema de monitoramento profissional de segurança. A especialista no tema e diretora de marketing da Verisure, Mariana Maaze, fala sobre simples hábitos e atitudes que podem proporcionar mais tranquilidade nesse período festivo e de descanso:

- Ao deixar as residências sem nenhum morador presente durante as festas ou em viagens, evite publicar nas redes sociais que está saindo de férias em tal período. Muitas pessoas gostam de colocar a hashtag #partiuferias ou fazer check in em aeroportos e hotéis. Se for fazê-lo, mantenha suas redes sociais restritas a amigos e familiares, sem acesso público.

- Antes de sair de casa, certifique-se de que portas e janelas estão em bom estado de conservação. Muitas delas, as mais antigas, podem ser facilmente arrombadas pelo desgaste do tempo (chuva e sol) ou envelhecimento natural da madeira (umidade, cupins). Dificulte a invasão com travas extras, cadeados e grades. Se for o caso, troque as fechaduras e substitua portas e janelas.

- Sempre que for se ausentar por longos períodos ou férias, avise os vizinhos de confiança mais próximos de que está se ausentando. Mantenha os contatos telefônicos sempre atualizados, para o caso de emergências. Seu vizinho não ficará o tempo todo monitorando sua casa, mas quando puder observar e tendo sido avisado por você, pode perceber qualquer movimentação suspeita, avisá-lo ou, se tiver certeza de que se trata de uma invasão, também acionar a polícia imediatamente.

- Deixar a luz acesa o tempo todo para fingir que a casa está habitada é um gasto de energia e de dinheiro desnecessários, além de inadequado do ponto de vista socioambiental. Além disso, o ladrão irá perceber que a luz fica acesa dia e noite, mais um indício de que não há ninguém em casa, dando ao bandido a tranquilidade que pode invadir sua casa a hora que quiser. Se desejar manter a estratégia da luz em determinados períodos da noite, o ideal é possuir um sistema automático que pode ser controlado remotamente.

-Não deixe objetos de valor à vista, perto de janelas ou em locais onde podem ficar visíveis pelo lado de fora das casas. A fácil visualização de algum item de alto custo pode aumentar a tentação dos ladrões.

-Deixe a aparência de residência habitada durante sua ausência, como uma cortina levantada ou peça a um vizinho que recolha a correspondência na caixa de correio ou o jornal caído no chão. Se precisar, interrompa a entrega do jornal enquanto estiver fora. O ideal é incluir um sistema automático que, por exemplo, acenda e apague as luzes durante à noite e o dia.

-Também é importante desviar as chamadas do telefone fixo para o celular. Um telefone que não para de tocar significa que não há ninguém em casa.

-Garanta a iluminação externa à noite. Ter algum ponto de luz externo reduz o risco de roubo.

-Não se esqueça de acionar o alarme durante as férias, se tiver; ou peça a um familiar ou amigo que visite a sua casa para verificar se está tudo em ordem.

- E, para aqueles que vão alugar casas na praia ou no interior, verifiquem se estas residências têm sistema de monitoramento de segurança, busque alugar lugares com este tipo de serviço, para evitar contratempos, prejuízos e situações de perigo.

No caso dos estabelecimentos comerciais:

- Ao conceder férias coletivas aos colaboradores, evite publicar nas redes sociais corporativas que estão fechando no período de festas. Os clientes devem ser avisados por meio de outras ferramentas, como e-mail marketing, SMS, WhatsApp.

- Antes de fechar a empresa para as férias, certifique-se de que portas e janelas estão em bom estado de conservação. Dificulte a invasão com travas extras, cadeados e grades. Se for o caso, troque as fechaduras e substitua portas e janelas.

- Muitos estabelecimentos quando interrompem os trabalhos, deixam a luz acesa o tempo todo, para fingir que há alguém trabalhando. Além de ser um gasto de energia e de dinheiro desnecessários e inadequado do ponto de vista socioambiental, o ladrão vai perceber que a luz fica acesa dia e noite, mais um indício de que não há ninguém no estabelecimento, dando ao bandido a tranquilidade de que pode invadir a hora que quiser. Se desejar manter a estratégia da luz em determinados períodos da noite, o ideal é possuir um sistema automático que pode ser controlado remotamente.

Para quem já possui um sistema de segurança em sua empresa, Mariana fornece dicas complementares:

- O sistema deve ser utilizado somente por pessoas de confiança e autorizadas por você. Trata-se de um dispositivo de grande responsabilidade que envolve toda a segurança do seu negócio. Escolha com cuidado as pessoas pelas quais pode confiar esta tarefa.

- Inclua um botão de pânico no seu sistema de alarme. Existem situações que exigem discrição e agilidade. No caso da Verisure, com esse equipamento é possível acionar a Central de Monitoramento, de forma imediata e silenciosamente, sem que invasores ou assaltantes notem que o alarme foi ativado. A Central de Monitoramento analisará a situação e, se necessário, ativará o protocolo de segurança.

Mariana explica que o ideal de segurança é aquele que combina conservação da residência com um serviço de monitoramento. “Fechaduras trocadas com frequência, portas, janelas e grades conservadas, deixam as residências menos expostas. Os serviços de monitoramento são inibidores de intrusões e, caso o ladrão decida finalmente invadir o local, são levados a abandonar a ideia, por causa de um alarme ligado a uma central receptora de alarmes, que dispara uma sirene e aviso à polícia em caso de intrusão”, explica a diretora. Este é o principal intuito da Verisure: inibir a invasão e proteger pessoas e seus patrimônios.
 
“Estas dicas importantes não vão impedir totalmente uma invasão ou furto em suas residências, mas podem diminuir os riscos de isso acontecer. O ideal é ter um sistema de alarme monitorado para contar com serviços de segurança feito por profissionais, especialistas em segurança”, esclarece Mariana.

Sobre a Verisure
A Verisure é líder em soluções de alarmes monitorados na Europa. A empresa possui 4 milhões de clientes e 30 mil colaboradores nos 16 países da Europa e América Latina.
Em 2011, a Verisure chegou ao Brasil, iniciando suas operações com o mesmo padrão de qualidade do grupo multinacional a que pertence, na prestação de serviços e investimento em inovação tecnológica.
Desde então, tem expandido suas atividades para vários estados do Brasil. Hoje, a empresa atua em 9 estados e no Distrito Federal, que contam com monitoramento 24/7 e quase 2000 colaboradores dedicados à proteção dos clientes.
 

 
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp