15/10/2020 às 10h25min - Atualizada em 16/10/2020 às 09h48min

Showroom virtual 3D da Full Fit incrementa vendas e potencializa mercados regionais no primeiro mês de atividade

Investimentos em tecnologia proporcionam nova experiência de compra. Empresa celebra os resultados de 30% de alta nas vendas com o showroom

SALA DA NOTÍCIA Marco Antonio Barone Morales
Divulgação
A pandemia pegou a todos de surpresa e o varejo foi um dos setores mais impactados, pois muitas lojas não puderam abrir durante meses. Criar alternativas para o contato no B2B que, antes, era um diferencial das empresas passou à necessidade de sobrevivência. Nesse contexto, a Full Fit (www.fullfit.com.br), empresa voltada à importação de produtos para casa, decoração e presentes, inovou ao criar opções para enfrentar o distanciamento físico com os clientes. Assim, em agosto, foi primeira empresa do setor a lançar um showroom virtual 3D. Os resultados não demoraram a aparecer. Só no primeiro mês de atividade do espaço virtual foram 30% de alta no volume de vendas da empresa.
A solução, a princípio, serviu para compensar a falta do contato na loja física, visitas dos clientes e participação em feiras e eventos do setor, principais e mais tradicionais formas venda da Full Fit e de todo o segmento. Os clientes, pequenas, médias e grandes empresas, estão podendo vivenciar a experiência de compra como se estivessem na loja, mas as vantagens da iniciativa vão além. Para alguns clientes, de outros estados, foi a oportunidade de conhecer, pela primeira vez, o showroom da Full Fit, já que o virtual é uma réplica da versão física.
Segundo Ariel Hamoui, presidente da Full Fit, o showroom virtual 3D registrou mais de 1,3 mil acessos no primeiro mês, com 500 visitantes únicos. “Praticamente, todos voltaram depois da primeira visita e tivemos alta de 30% no volume de vendas a partir dessa experiência oferecida no ambiente digital. Claro, como toda novidade, o sistema ainda enfrenta barreiras culturais, mas a adesão está acima do esperado”, assegura, adicionando que a relação entre físico e virtual nas vendas ainda é 85% e 15%, respectivamente. “Acreditamos que essa diferença deve diminuir à medida que houver maior familiarização com a tecnologia.”
O showroom virtual permite a lojistas e representantes comerciais, com apenas alguns cliques, caminharem virtualmente pelo showroom, experimentando a mesma configuração visual da unidade física localizada em São Paulo. O espaço, criado por equipe especializada em visual merchandising, reúne mais de 3 mil itens oriundos de 15 países. Além de se inspirar na ambientação, os clientes ainda poderão copiar as argumentações de venda dos produtos para utilizar em seus próprios canais. A experiência de realidade virtual fica ainda mais completa e diferenciada com uso de óculos 3D.
Clientes aprovam experiência – A inovação é bem-vinda na opinião de muitos dos clientes e representantes que visitaram o showroom virtual no período. Para Carla Araújo, gerente-geral da Bagatelli Magazine, de Batalha (AL), impressiona a estrutura, decoração e organização do espaço virtual, bem como a forma de adquirir os produtos. “Me senti ‘dentro’ do showroom e pude ver nitidamente o que desejava comprar. Nunca tinha tido essa experiência em qualquer dos meus fornecedores, em diversos segmentos, não só decoração, mas brinquedos, confecções, calçados, entre outros. Sem dúvida, é uma nova forma de contato e fundamental nesse período de distanciamento”, afirma.
“É muito melhor que o catálogo, pois podemos ver o produto em diferentes ângulos, como se estivéssemos em uma loja física.” Dessa forma, Gisele Aparecida dos Santos, proprietária da DeCasa Decoração e Eventos, de Pirapora (MG), define seus primeiros contatos com a loja virtual da Full Fit. Outro ponto que ela também destaca é a questão da distância. “Como estamos muito longe de São Paulo, nunca tivemos oportunidade de conhecer a Full Fit física, mas, agora, temos chance de ver, comprar, pegar dicas e, claro, vender bem mais rápido e com resultados excelentes”, destaca.
Segundo, Alexandra Francis de Souza, gerente da Norma’s Collection, de Nossa Senhora da Glória (SE), o ponto alto não fica só na inovação da experiência de compra, pois a decoração e disposição da loja virtual serviram de inspiração para sua própria loja. “Já sou uma usuária contumaz, entrei e comprei mais de uma vez. A pandemia mudou nossa forma de contato com a Full Fit. Antes, o representante vinha até a loja com o catálogo. Hoje, nos acompanha na visita e compra virtuais. Só para ter ideia, o showroom nos despertou o desejo de criar um e-Commerce”, conta.
De acordo com Paulo Fainzilber, gerente de Marketing da Full Fit, idealizador do projeto, o showroom ainda está no começo, porém, mais que os resultados de vendas, o importante nessa inovação é justamente o feedback positivo recebido dos clientes. “A criação de um novo modelo já se mostra muito importante. O varejo, de forma geral, precisa de caminhos alternativos para sobreviver. Abraçar a transformação é fundamental para continuar atendendo um consumidor que também mudou. Quem não se mexer, corre o risco de morrer”, defende.
Essa não foi a única inovação da Full Fit nessa pandemia. A empresa, com mais de 50 anos de mercado, durante a quarentena, demandou a cada departamento, a entrega de um projeto de melhoria para sua área. Além do showroom virtual, o departamento de Marketing aproveitou o momento para também acelerar a implementação de uma plataforma de CRM. “Nenhum projeto que foi desenvolvido e colocado em prática nesse período seria possível se a direção da Full Fit não tivesse a orientação voltada para a inovação, dando apoio e recursos para que fossem concretizados”, conclui Fainzilber.

Sobre a Full Fit
Fundada em 1967 por Isaac e Albert Hamoui, a Full Fit surgiu como uma confecção de roupas fitness e se tornou importadora de houseware no começo da década de 1990. Atualmente comandada pelos filhos dos fundadores, Ariel, Alon e Michel Hamoui, a Full Fit importa e distribui mais de 3,5 mil itens de decoração, utilidades domésticas e presentes. Sua capilaridade alcança varejistas de todos os portes, e-commerces e grandes magazines por todo o território nacional. As importações provêm de aproximadamente 15 países, nos quais a empresa pesquisa e desenvolve suas linhas próprias e também importa produtos de marcas mundiais. Em seus 53 anos de atividade, a Full Fit se solidificou no mercado como uma empresa de vanguarda, sempre à frente do lançamento de novos produtos e novas categorias, mantendo um alinhamento atento com as grandes tendências mundiais. Clique e conheça a Full Fit nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp