16/12/2021 às 10h19min - Atualizada em 16/12/2021 às 16h51min

Chegada do Verão: 5 dicas para deixar a casa mais fresca com plantas

Aposte no verde para ampliar a sensação de frescor nos ambientes

SALA DA NOTÍCIA Caroline
O verão está chegando e as altas temperaturas prometem esquentar a temporada. E, no lar, não será diferente. Deixar a casa mais fresquinha nessa época é fundamental para proporcionar aquele conforto e uma boa solução para isso é apostar nas plantas.

Muitas pessoas acham que é necessário um espaço grande para ter um cantinho verde ou que é preciso dedicar muito tempo para o cuidado com as plantas. Mas com boas escolhas é possível ter um jardim ideal até em pequenos ambientes.

Para auxiliar os consumidores, Juliana Alcantara, coordenadora da categoria de jardinagem da Telhanorte, orienta quais espécies mais indicadas para ter em casa no verão, além de dicas de como dispô-las para trazer a natureza e o frescor para perto.

Plantas ideais
Além de facilitar a manutenção, escolher as plantas corretas potencializará o efeito refrescante. Por isso, espécies de folhagens grandes são as mais indicadas, como lírio, Raphis, Areca e Jiboia. Por outro lado, há espécies que amam o sol e podem receber luz direta. Nesta lista estão: Abutilon, suculentas e cactos.

Quanto mais, melhor
Segundo a coordenadora, para ampliar a sensação de frescor, é preciso ter um certo volume de plantas nos ambientes. “As plantas contribuem no aumento, mesmo que seja ligeiro, da umidade e, consequentemente, da purificação do ar, sendo boas alternativas para auxiliar ventiladores ou umidificadores eletrônicos”, completa.

Na varanda
Em varandas pequenas, a sugestão é fazer o uso das paredes para criar um jardim vertical. “O jardim vertical possui fácil instalação e versatilidade. Na Telhanorte é possível encontrar desde treliças (aquelas estruturas em madeira), hangers (vasos suspensos) e floreiras de diversos tamanhos para criar composições criativas e funcionais... Temos também uma variedade de plantas pendentes, como Véu de noiva, Jibóia, Renda-francesa e Petúnia”, comenta Juliana.

Dentro de casa
Use a criatividade e traga as plantas para dentro de casa. “Utilize estantes para dispor os vasos e cachepôs ou aproveite um cantinho da parede do corredor ou da sala para colocar vasos de chão, criando um conjunto com tamanhos diferentes”, ressalta Juliana.

Manutenção em dia
Manter as plantas sobre a terra úmida e fresca é fundamental. Faça regularmente a irrigação com uso de borrifador. As podas devem ser feitas periodicamente, tirando galhos e folhas secas e doentes ou ramos que se cruzam ou raspam um no outro.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp