16/10/2020 às 17h09min - Atualizada em 16/10/2020 às 18h03min

Pão caseiro para iniciantes: Aprenda essa receita

Saiba como fazer pão caseiro sem mistério

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Durante a quarentena um dos principais passatempos desenvolvidos pela população brasileira foi a produção caseira de pães e para 4500 pessoas produzir pão caseiro tornou-se um negócio, segundo afirma pesquisa do Sebrae.
Os pães tornaram-se febre nesse momento de pandemia possivelmente por serem mais saudáveis e mais saborosos que os industrializados, além do processo ser uma boa forma de distração e passatempo.
Quando se fala em pães artesanais feitos em casa, de norte a sul do Brasil, logo surge a imagem do pão fofinho que a massa precisa ser aberta com rolo e que leva ovo e leite na sua lista de ingredientes. Este é outro tipo de massa que tem um grau de dificuldade um pouco maior que a receita que trazemos neste artigo.
Elaborada para ser fácil e simples de fazer, essa receita possui somente os processos mínimos necessários para a fabricação de um bom pão caseiro. Dessa forma será utilizado o fermento biológico seco, dispensando a etapa de produção do levain ou fermento natural. Assim esse pão artesanal poderá ser feito até por quem não tem nenhuma experiência com panificação.
Se você não faz parte do grupo de brasileiros que aprendeu como fazer pão caseiro, que tal começar agora com uma receita bem fácil?

Erros que você deve evitar ao preparar qualquer receita de pão

Antes dos detalhes da receita de pão caseiro é importante ficar atento a essas dicas para evitar esses erros que são bem comuns entre iniciantes. Veja a seguir:
Não seja apressado demais, deixe a massa descansar o tempo correto.
Não coloque farinha além do especificado na receita. Sua massa irá ficar desidratada resultando em um pão muito seco.
Não manipule a massa além do necessário. Por não saber o ponto de sova é frequente que as pessoas exagerem na sova da massa, então na dúvida sove é melhor sovar pouco do que passar muito do ponto.
E por último, mas não menos importante, conheça o seu forno. As temperaturas do forno e da sua região irão influenciar no processo de produção. Não deixe o pão assando muito perto da chama do forno para que cozinhe também por dentro.

Receita de pão caseiro para iniciantes

Pão quentinho que deixa a casa toda com àquele cheiro gostoso de massa de pão assada e é muito simples de ser preparado. Está pronto para aprender? Vamos aos ingredientes:
  • 1kg de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 2 pacotinhos de fermento biológico seco (20g)
  • 2 xícaras de água
  • 2 ovos inteiros
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 gema para pincelar com 1 pitada de sal e 2 pitadas de açúcar

Passo-a-passo para fazer pão caseiro bem fácil

Produzir este pão é mais simples do que parece, basta seguir com cuidado todos as instruções deste artigo. Veja abaixo os passos do modo de preparo:
  1. Em um recipiente você irá adicionar 2 colheres de sopa de farinha de trigo, mais o açúcar, o fermento e uma xícara de água;
  2. Misture os ingredientes até ficar bem homogêneo, misture bem;
  3. Reserve a mistura deixando fermentar por 30 minutos ou até que dobre de volume (o tempo pode variar de acordo com a temperatura do ambiente, quanto mais quente, mais rápido o processo de fermentação);
  4. Em seguida adicione o restante da farinha de trigo e os outros ingredientes misturando até formar uma massa lisa e bem bonita;
  5. Leve a massa para uma bancada ou uma bacia coberta com um pouco de farinha e sove até que fique bem lisa e homogênea;
  6. Deixe a massa descansar coberta com filme plástico até que dobre de volume novamente;
  7. Divida a massa em pedaços de aproximadamente 50g e deixe crescer até triplicar de tamanho, essa massa rende um total de 32 porções;
  8. Depois desses processos é o momento de preparar para levar ao forno;
  9. Misture o açúcar, o sal e a gema e use para pincelar os pães com muita delicadeza;
  10. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar.
Pronto! Agora você tem uma fornada inteira de deliciosos pães artesanais quentinhos feitos em casa. Ficam uma delícia com manteiga, geleia, queijos, presunto etc. Na verdade essas gostosuras combinam com tudo.

Notícias Relacionadas »
© 2020 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
contato@saladanoticia.com.br