20/12/2021 às 18h03min - Atualizada em 21/12/2021 às 21h30min

O Jardim (nem tão) Secreto do Mago Jardineiro

Há 30 anos, empreendedor divide conhecimentos ministrando cursos e aperfeiçoamento para quem pretende se aventurar em jardinagem e paisagismo

www.vempradescomplica.com.br
SALA DA NOTÍCIA Jana Fogaça
Alice Rodrigues - PMC
Nunca como na atualidade se investiu tanto em paisagismo. São empresas, condomínios e residências de todos os tamanhos e nas mais diversas localidades que optaram por deixar a aparência do seu espaço mais bela harmoniosa e, por vezes, perfumada.
O investimento compensa, uma vez que agrega valor a estabelecimentos e espaços que antes não contavam com a beleza ornamentada pelos mais diversos tipos de plantas.
Trabalhando com jardinagem há mais de 30 anos, Ademar da Silva Brasileiro, hoje com 52 anos, costuma transformar os espaços que a ele são confiados. Não à toa, o profissional que desde os 12 anos tem verdadeira paixão por jardinagem recebeu o apelido de Mago Jardineiro.
“Procuro entregar soluções com criatividade que desenvolvi em minha experiência, para que haja uma conexão entre o que as pessoas desejam para o seus ambientes e aquilo que elas conseguem cultivar de maneira independente”, conta o profissional.
Com o passar do tempo, o Mago Jardineiro começou a desenvolver o paisagismo biodiverso, termo cunhado por ele, inclusive, o que fez com que aos poucos, fosse se dedicando menos aos corte de grama e manutenção de jardins, que hoje ficam ao encargo da sua equipe. Ele se dedica cada vez mais à experiência de planejar e transformar em jardim aquilo que existe apenas no imaginário dos clientes.
“Fui me especializando na revitalização e implantação de jardins, deixando a conservação do espaço sob a responsabilidade do cliente ou da minha equipe de jardineiros. Dessa forma, sou capacitado a oferecer um trabalho diferenciado, que vai bem além de simplesmente cortar a grama ou podar cercas vivas”, revela Ademar.


Compartilhando conhecimentos
Em uma época em que as pessoas estão cada vez mais valorizando experiências e compartilhando conhecimentos, Ademar optou por disponibilizar tudo que sabe e estimular pessoas para colocar a mão na terra, desenvolver e cultivar os seus próprios ambientes.
“Desenvolvi diversos formatos de cursos, com temas específicos, mas que foram interrompidos por conta da pandemia. A proposta, que agora está sendo retomada, prevê imersões de três horas em temas instigantes. Uma espécie de piquenique com conhecimento, um bate-papo, permeado por demonstrações, práticas e lições de cultivo, onde os alunos aprendem e saem aptos a montarem seu próprio paisagismo ou a cultivarem o seu jardim, seja com flores, chás, legumes, frutas ou verduras”, diz.
Como consultor, o Mago Jardineiro realiza visitas técnicas, nas quais orienta o cliente e oferece todas as ferramentas para a transformação dos espaços. “Geralmente, os projetos são uma caixinha de surpresas e alguns espaços acabam se revelando potenciais diversos de criação.
Após as visitas técnicas e avaliação do espaço, apresento ao cliente uma proposta completa com os serviços e insumos e investimentos necessários. Nela, apresento as soluções mais viáveis de uso do espaço, baseado nas metodologias da agricultura sintrópica (um sistema que reúne, na mesma área, a produção alimentos, conservação da natureza e planejamento da paisagem). Disponibilizo tanto os insumos, quanto os serviços para que o projeto seja bem executado. Também forneço treinamento para a conservação e constante revitalização dos arranjos, a fim de que o projeto tenha longevidade e possa ser mantido da forma como foi concebido”, detalha Mago Jardineiro.
Além dos serviços de consultoria, cursos e palestras, Ademar Brasileiro disponibiliza o turismo de experiência em Curitiba e região, que envolve ecologia, compostagem, coleta de água de chuva e outros assuntos relacionados à permacultura (Utilização de técnicas ancestrais e modernas para criar e desenvolver sistemas sustentáveis de convivência). Ideias afloram abundantes e, para realizá-las, ele conta com a sociedade em outro empreendimento, a Flora&Cultura, localizada no bairro Vista Alegre, na capital paranaense, onde comercializa plantas e utensílios para o cultivo, e que também disponibiliza alguns dos seus cursos.
Durante a pandemia, Mago Jardineiro observou que o tempo que as pessoas passavam dentro de casa, em isolamento, serviu para que olhassem mais para os seus próprios jardins e para que se interessassem pelo cultivo de plantas diversas. “As pessoas começaram a se interessar mais pelas plantas, por embelezar seus espaços e cultivar jardins. Numa forma de ocupar o tempo que ficou ocioso, por conta da pandemia, e por ficarem mais tempo dentro de casa, sentiram a necessidade de se entregar ao prazeres da jardinagem”, destaca ele.
Para o próximo ano, o empreendedor das plantas está planejando cursos em formato presencial e online para atender a residências, escolas, empresas, condomínios e qualquer pessoa que se interesse por plantio e cultivo. “Estou estruturando diversas palestras e cursos caprichados para amantes e entusiastas, profissionais da jardinagem, paisagistas, arquitetos e afins. Dessa forma, todos podem se animar e reconciliar sua relação com o planeta. Estamos juntos!”, conclui o Mago Jardineiro.



Sobre o Mago Jardineiro
Empreendedor que trabalha com jardinagem e paisagismo, focado em projetos de implantação, revitalização e conservação de jardins em qualquer canto ou desencanto da Terra. Além de ministrar cursos, palestras e oferecer consultoria em gestão ambiental, agricultura e paisagismo, Ademar da Silva Brasileiro atua no ramo há mais de 30 anos e é sócio da Flora&Cultura, localizada na R. Antônio Costa, 567 - Vista Alegre, Curitiba/PR.
Mais informações podem ser obtidas no site magojardineiro.com.br, pelo telefone 41 99969 2662 ou pelo perfil no Instagram @magojardineiro. E também para a Flora&Cultura, 41 99551 9159 e pelo Instagram @flora_e_cultura.
Logotipo

Descrição gerada automaticamente
Atendimento à imprensa – Descomplica Agência de Mídias
Janaína Fogaça - [email protected]
Fone: 41 99692.4573
Facebook/Instagram: @agenciadescomplica
Website: www.vempradescomplica.com.br

 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp