05/01/2022 às 15h00min - Atualizada em 07/01/2022 às 20h30min

Era autônoma chega à CES 2022 com NVIDIA DRIVE Hyperion e Omniverse Avatar

Fornecedores tier 1, fabricantes de EV, empresas de transporte, entre outras, anunciam planos para veículos inteligentes construídos com NVIDIA DRIVE

SALA DA NOTÍCIA Luiz Valloto
A Consumer Eletronics Show 2022 (CES), a mais influente conferência de tecnologia do mundo, há muito tempo é uma vitrine sobre o que está por vir no pipeline de tecnologia. Este ano, a NVIDIA, empresa pioneira em computação acelerada e inteligência artificial (IA), está mostrando a inovação radical que está acontecendo para os veículos autônomos utilizando tecnologia NVIDIA DRIVE Hyperion e Omniverse Avatar. Fornecedores tier 1, fabricantes de EV, empresas de transporte, entre outros, estão anunciando seus planos para veículos inteligentes construídos com NVIDIA DRIVE.

Durante o keynote da empresa na feira, Ali Kani, vice-presidente e gerente geral automotiva da NVIDIA, detalhou os recursos do DRIVE Hyperion e as várias maneiras como a indústria está se desenvolvendo na plataforma. Esses avanços críticos mostram a maturidade da tecnologia de direção autônoma à medida que as empresas começam a implantar um transporte mais seguro e eficiente.

O desenvolvimento da tecnologia de veículos autônomos exige uma arquitetura de plataforma e um processo de desenvolvimento de software totalmente novos. Tanto o hardware quanto o software devem ser exaustivamente testados e validados para garantir que possam lidar com as condições adversas da direção diária e com as rigorosas necessidades de proteção e segurança dos veículos automatizados.

É por isso que a NVIDIA construiu e tornou aberta a plataforma DRIVE Hyperion, que inclui um computador de alto desempenho e arquitetura de sensor que atende aos requisitos de segurança de um veículo totalmente autônomo. O DRIVE Hyperion foi projetado com sistemas redundantes NVIDIA DRIVE Orin em um chip para veículos definidos por software que aprimoram continuamente e criam uma ampla variedade de novos modelos de negócios baseados em software e serviços para fabricantes de veículos.

A plataforma de última geração inclui 12 câmeras surround de última geração, 12 ultrassônicos, nove radares, três câmeras de detecção interna e um lidar frontal. É arquitetada para ser funcionalmente segura, de modo que se um computador ou sensor falhar, haja um backup disponível para garantir que o AV possa conduzir seus passageiros a um local seguro.

A arquitetura DRIVE Hyperion foi adotada por centenas de montadoras, fabricantes de caminhões, fornecedores tier 1 e empresas de robotáxi, inaugurando uma nova era de autonomia. “Estamos desbravando novos horizontes com essa tecnologia, porque buscamos criar algo 100% seguro para a experiência no mundo real, com pessoas, em suas cidades”, complementa Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Inovação em escala

Trazer essa arquitetura de plataforma abrangente para o ecossistema automotivo global requer colaboração com os principais fornecedores tier 1. Desay, Flex, Quanta, Valeo e ZF são agora parceiros de escalonamento da plataforma DRIVE Hyperion 8, fabricando designs prontos para produção com os mais altos níveis de proteção e segurança funcional.
 
“Estamos entusiasmados em trabalhar com a NVIDIA em sua plataforma DRIVE Hyperion”, diz Geoffrey Buoquot, CTO e vice-presidente de estratégia da Valeo. “Além de nossos sensores ultrassônicos de última geração, fornecendo dados brutos digitais que seus classificadores de IA podem processar e nossas 12 câmeras, incluindo as novas câmeras de 8 megapixels, agora também podemos fornecer uma plataforma baseada em Orin para suportar aplicativos de direção autônoma com desempenho consistente sob condições ambientais automotivas e requisitos de produção".
“A Flex está entusiasmada em colaborar com a NVIDIA para ajudar a acelerar a implantação de sistemas autônomos e ADAS, aproveitando a plataforma DRIVE Orin para projetar soluções para uso em vários clientes”, afirma Mike Thoeny, presidente de Automotive na Flex.
A amplitude e a profundidade desse ecossistema de fornecedores demonstram como o DRIVE Hyperion se tornou a arquitetura de plataforma mais aberta e adotada do setor. Esses parceiros de dimensionamento ajudarão a possibilitar que a plataforma comece a produção ainda este ano.

Nova energia para uma nova era

A transformação radical da indústria de transporte se estende da capacidade de computação aos trens de força. Os veículos elétricos não são apenas melhores para o meio ambiente, mas também melhoram fundamentalmente a experiência de direção para os consumidores. Com um perfil mais silencioso e sustentável, os VEs começarão a representar a maioria dos carros vendidos nas próximas décadas.

Essa evolução deu lugar a dezenas de novas startups de veículos de energia. O carro foi reimaginado, começando com uma nova arquitetura de veículo baseada em computação programável definida por software. Esses NEVs irão melhorar continuamente ao longo do tempo com atualizações over-the-air.

Muitos fabricantes líderes de NEV estão adotando o DRIVE Hyperion como a plataforma para desenvolver esses modelos limpos e inteligentes. Do histórico de desempenho da Polestar ao sucesso revolucionário da IM Motors, Li Auto, NIO, R Auto e Xpeng, essas empresas estão reinventando a experiência do transporte pessoal.

Essas empresas estão se beneficiando de novos modelos de negócios baseados em software. Com uma arquitetura de computação centralizada, as montadoras podem fornecer serviços novos e funções avançadas ao longo da vida útil do veículo.

Logística verdadeiramente inteligente

A IA não está apenas transformando o transporte pessoal, mas também abordando os desafios do rápido crescimento enfrentados pelo setor de caminhões e logística.

Na última década, e acelerada pela pandemia, as compras do consumidor mudaram drasticamente para o ambiente online, resultando no aumento da demanda por caminhões e entregas. Espera-se que essa tendência continue, já que os especialistas preveem que 170 bilhões de pacotes serão enviados em todo o mundo este ano, subindo para 280 bilhões em 2027.

Ao mesmo tempo, a indústria de caminhões tem experimentado uma escassez significativa de motoristas, com a expectativa de que os EUA precisem de mais de 160.000 motoristas em 2028.

A TuSimple está enfrentando esses desafios de frente com sua rede de frete autônoma escalável. Essa rede usa caminhões autônomos para transportar mercadorias com segurança e eficiência nos Estados Unidos. A empresa anunciou que esses caminhões inteligentes serão movidos por NVIDIA DRIVE Orin.

O SoC avançado estará no centro do controlador de domínio autônomo (ADC) do TuSimple, que serve como uma unidade de computação central de caminhão autônomo que processa centenas de trilhões de operações por segundo, incluindo funções de percepção crítica, planejamento e atuação. Como resultado, TuSimple pode acelerar o desenvolvimento de um ADC de alto desempenho, grau automotivo e escalonável que pode ser integrado em caminhões de produção.

Assistente digital de todos

Kani também demonstrou a plataforma NVIDIA DRIVE Concierge, que oferece serviços inteligentes que estão sempre ativados. O DRIVE Concierge combina o Avatar do NVIDIA Omniverse, o DRIVE IX, a percepção do DRIVE AV 4D, o AI SDK de fala acelerada por GPU da Riva e uma gama de redes neurais profundas para encantar os clientes a cada vez que dirigirem.

Omniverse Avatar conecta fala em IA, visão computacional, compreensão de linguagem natural, motores de recomendação e simulação. Os avatares criados na plataforma são personagens interativos com gráficos 3D traçados por raios que podem ver, falar, conversar sobre uma ampla gama de assuntos e compreender a intenção falada naturalmente.

Durante o keynote especial da CES, uma demonstração mostrou os destaques de um veículo equipado com DRIVE Concierge fazendo uma viagem para Las Vegas, ajudando o motorista a se preparar para a viagem, planejar horários e, o mais importante, relaxar enquanto o carro era pilotado com segurança pelo motorista DRIVE.

Esses desenvolvimentos importantes em tecnologia de direção inteligente, bem como inovações de fornecedores, montadoras e empresas de transporte, todos baseados no NVIDIA DRIVE, estão anunciando a chegada da era autônoma.
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp