22/02/2021 às 18h33min - Atualizada em 22/02/2021 às 18h45min

Aplicativo Garupa cresce com modelo inédito de sociedade

Valor da corrida é dividido entre o motorista, o sócio-operador e o app

www.SalaDaNoticia.com.br
SALA DA NOTÍCIA www.GazetaDaSemana.com.br
Em um período cheio de incertezas devido à pandemia, o mundo da mobilidade se transformou para oferecer o melhor aos clientes e seus motoristas cadastrados. Criado em 2017, em Santa Maria (RS), o sargento do Exército Marcondes Trindade apostou em um modelo inédito para expandir seu negócio, o aplicativo Garupa.

Em cada município novo, a parceria é feita com um Sócio Operador, apostando no conhecimento que ele tem da região para a inserção do aplicativo na cidade e uma melhor experiência para o usuário. Hoje, já são 145 sócios-operadores em 927 municípios. A meta é expandir para outros países da América do Sul.

O interessado em administrar o Garupa em uma cidade, ou em mais de uma na região, precisa se cadastrar no site – http://www.garupa.co/socio-operador. O profissional deve ter conhecimento do município e da cultura local, o que é um diferencial na qualidade do atendimento. Após aprovado, recebe todo o suporte e treinamento. O investimento financeiro dele é somente em marketing e administrativo (escritório local e estrutura de equipe). Não há um valor estipulado, mas ações mínimas que devem ser tomadas. 

O sócio operador é o responsável pelo recrutamento de motoristas, seguindo todos os protocolos de segurança nessa escolha. O estabelecimento da tarifa em cada município/região é diferente, pois considera os valores de combustível, impostos e outros custos, que diferem de um lugar para o outro. "O sócio operador, em conjunto com os motoristas, tem essa autonomia", destaca o CEO do Garupa.
Em cada local onde o Garupa finca a sua bandeira são gerados até 4 empregos diretos e de 10 a 15 indiretos, sem contar os motoristas cadastrados, os Garupers. 

Em São Paulo já existem 26 sócios operando em 32 cidades, com 1894 motoristas cadastrados no Estado. Na Grande São Paulo são 409 motoristas atuando em oito cidades. Em 2019, eram 18 mil motoristas. Hoje, são mais de 46 mil, um crescimento de mais de 50%. 

Operador de veículos pesados há mais de 10 anos em uma metalúrgica,  Adilson Rodrigues Bueno, 40 anos, ingressou como motorista no Garupa em 2019, quando o aplicativo de mobilidade chegou a Charqueadas, no Rio Grande do Sul. Em meio à pandemia, encarou o desafio de se tornar sócio operador junto com outro colega motorista. "Eu antes, apenas dirigia. Hoje sou responsável por fazer o aplicativo funcionar e trabalho muito para alcançar meus objetivos", comemora Bueno.

Foco em pequenas cidades

O crescimento do Garupa não teve como foco as grandes cidades. Marcondes lembra que o primeiro "grande pulo" foi identificar que municípios do interior tinham os mesmos problemas de mobilidade das metrópoles. O segundo foi a criação do sócio operador, que é o dono do negócio em sua cidade. Por esse motivo, entende as necessidades locais e, a partir disso, opera com estrutura e tecnologia fornecida pelo Garupa. "É uma identidade que o Garupa leva para todo o Brasil e pretende expandir para o exterior no ano que vem", ressalta Marcondes.  O aplicativo está presente em mais de 650 cidades de 19 estados do país, além do Distrito Federal, com mais de 140 sócios operadores, cerca de 46 mil motoristas e mais de 1,2 milhão de usuários.

No final de 2018, o Garupa contabilizava quatro mil corridas mensais no município. Hoje são mais de 20 mil. Cada motorista realiza 500 corridas por mês, em média. E para enfatizar a importância do aplicativo em municípios do interior, Marcondes destaca que um Garuper de Alegrete quebrou o recorde nacional do Garupa em corridas mensais. Ele fez 1.320 corridas dois meses atrás.

Serviço de Delivery
Quando o isolamento provocado pelo coronavírus chegou, o Garupa inovou. Recentemente, nasceu o Garupa Food, que já está presente em 64 cidades de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso e Maranhão.
O Food é oferecido no mesmo aplicativo Garupa, assim como os outros serviços, além do site delivery.garupafood.com.br.

Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp