22/02/2021 às 16h23min - Atualizada em 23/02/2021 às 00h00min

Videoaula ou PDF? O que é melhor para estudar?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Qual material é melhor para estudar: videoaula ou PDF? Cada um dos formatos possui suas vantagens e, em suma, são complementares.

Para quem pretende prestar provas difíceis, como passar em concursos, toda e qualquer ajuda vale! 

Entenda um pouco mais como cada formato pode auxiliar em sua jornada.

Vantagens da videoaula

A videoaula é a mais comum quando pensamos em cursos, sejam eles preparatórios, profissionalizantes ou de ensino superior. Ela permite que o professor tenha liberdade para utilizar todos os recursos que achar viável.

Portanto, é por isso que apenas 20 minutos de videoaula rendem mais do que 1 hora de aula presencial. Fora esses benefícios, vamos explorar algumas outras vantagens desse método pedagógico.

Menos esforço para entender o conteúdo

Em geral, como os professores possuem um tempo determinado de aula, eles costumam criar roteiros enxutos. 

Dessa forma, é muito mais fácil simplificar o conteúdo ministrado nas aulas gravadas, o que acarreta menor esforço para compreendê-lo.

Além disso, o professor conta com vários recursos para suas aulas, o que as enriquece ainda mais. Tudo isso ajuda na hora de transmitir o conteúdo para os alunos, mesmo que em pouco tempo.

Mesmo gravada, há interação

As aulas gravadas, ao contrário do que nossa intuição diz, não são monótonas e enfadonhas. Aliás, os professores profissionais tornam as gravações muito animadas e divertidas.

Assim, mesmo se tratando de uma videoaula, o aluno tem a sensação de estar em uma sala de aula. Isso ajuda na hora de reter a atenção dos estudantes, fazendo com que prestem atenção por mais tempo.

Você pode ouvir a videoaula enquanto faz outra coisa

Está certo que uma videoaula é um recurso audiovisual, ou seja, conta com som e imagem. Porém, nada te impede de desligar a tela do celular e apenas ouvir o conteúdo.

Esse elemento é muito interessante para quem passa longas horas em ônibus. Ou seja, ao invés de ser um desperdício de tempo, sua viagem pela cidade também vai te ajudar nos concursos.

Isso também vale para quem costuma ficar preso no trânsito. Mesmo que você apenas ouça a matéria, com certeza vai aprender uma coisa ou outra ao fazê-lo.

As aulas são curtas

Um dos grandes benefícios das videoaulas é sua duração: as mais longas não passam de 30 minutos. Ou seja, não há desculpa para não estudar, e até mesmo o horário de almoço pode te ajudar a ir bem nas provas.

Em alguns casos, o conteúdo é separado em aulas de 10 minutos. Isso ajuda quando os conceitos são complexos e importantes. Nesse tempo, o professor consegue passar um conceito e ainda explicá-lo perfeitamente para você.

Vantagens dos materiais em PDF

Agora que você sabe das vantagens das videoaulas, deve estar se perguntando: “E os PDFs, não ajudam em nada?”

A resposta é: eles também são ótimas fontes de conhecimentos. Vamos explicar o porquê.

Aprendizagem ativa

Ler um PDF não é a mesma coisa que assistir um vídeo: você precisa se concentrar e se esforçar mais para aprender algo. Dessa forma, você treina um elemento-chave para ir bem nos concursos: a concentração.

Além disso, a aprendizagem ativa é superior à aprendizagem passiva. Afinal de contas, você vai forçar seu cérebro a entender os conceitos ao invés de “aprender por osmose”.

Esquemas de estudos desenhados

Está certo que as videoaulas também contam com esse recurso, mas os materiais em PDF são mais completos.

Quando um professor elabora um PDF, ele pensa na forma como o conteúdo será absorvido pelo aluno. Assim, é comum existirem esquemas de conceitos, os quais ajudam muito na hora de aprender algo novo.

Além disso, eles também facilitam na hora de relacionar ideias, permitindo que memórias de longo prazo sejam formadas.

O PDF pode servir como resumo

Fazer resumos é algo necessário para aprendermos coisas novas. No entanto, não é fácil prestar atenção à uma videoaula e ainda escrever um resumo. Isso não acontece com o PDF.

Aliás, o conteúdo do PDF já é feito para ser um resumo, o qual você vai usar em revisões.

Pode ser impresso

Por fim, o conteúdo em PDF pode ser impresso com facilidade, permitindo ao aluno realizar anotações e levar o material para onde quiser, sem depender de telas para lê-lo.

Em alguns casos, o PDF pode conter exercícios e espaços para resolução. Isso é muito valioso na hora de revisar a matéria antes dos concursos.

Conclusão

Como ficou claro ao longo do texto, os materiais encontrados nos PDFs e em formato de videoaula são importantes e complementares. Portanto, vale a pena utilizá-los em seus estudos, assim como outras ferramentas de aprendizado.

A maioria dos cursos para concursos disponibiliza os dois formatos para seus alunos, isso garante o aproveitamento máximo de seu dinheiro, além de maximizar seu aprendizado.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com seus amigos!


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp