26/02/2021 às 17h34min - Atualizada em 26/02/2021 às 17h57min

Tecnologia e segurança em prol de negócios cada vez mais digitais

Como lidar com a evolução tecnológica e extrair o melhor dela?

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Inegavelmente, a tecnologia virou item de primeira necessidade. Se antes as empresas incluíam em sua rotina aparatos tecnológicos ao passo que se desenvolviam, hoje, o que acontece é o contrário: na medida em que a tecnologia evolui, os negócios se reinventam para não ficar para trás. A tecnologia de negócios é a mais emblemática característica da transformação digital, responsável, inclusive, pelo sucesso de muitas empresas durante o crítico período econômico gerado pela pandemia do coronavírus.

Se o tempo é dinheiro, a tecnologia pode ser a grande aliada no aumento dos lucros. “Isso, é claro, se as ferramentas forem usadas corretamente. Não adianta dispormos de tantas facilidades se não soubermos para o que realmente servem”, aponta João Tosin, CEO da Celero, startup paranaense que oferece um departamento financeiro online para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de todas as regiões do País, fazendo da tecnologia um aparato indispensável para criar previsibilidade, controle e processo para empreendedores e empreendimentos.

Nas dinâmicas internas, o uso de ferramentas simples, disponibilizadas a todos os usuários da internet, deu origem a uma rede de comunicação muito mais eficiente e inclusiva. Armazenamento e compartilhamento de documentos, definição de agendas, controles de produtividade, comunicação por mensagens instantâneas e reuniões online são alguns dos exemplos que contribuem para o processo colaborativo e mantêm o alto nível de desenvolvimento das equipes.

Praticamente nada mais se faz sem o uso da tecnologia. Modernização e automação são chaves de comando e, cada vez mais, são estes atributos que definem o sucesso do cliente. Tudo o que uma empresa pode oferecer por meio tecnológico deve ser feito e, seguir essa premissa para entregar ao cliente tecnologia de ponta nos recursos oferecidos, é responsabilidade de cada plataforma ou empresa que assim se propõe”, diz Tosin.

Temos que pensar que grande parte do que a tecnologia possibilita hoje representa muito do que sempre fizemos sem ela, só que com muito mais intensidade e velocidade. “Talvez, antes fosse mais fácil controlar pelo caderninho o estoque de uma loja que atendesse dez clientes por dia. Só que essa mesma loja pode atender 1000 clientes, que podem querer comprar diversos produtos ao mesmo tempo. E se você não tiver um sistema de controle e gerenciamento eficaz, isso pode gerar problemas de todos os tipos: caixa, logística, insatisfação do cliente, reputação e até infração de leis”, alerta o especialista.

A tecnologia vive hoje seu auge de desenvolvimento, e temos que pensar que essa evolução representa um caminho sem volta. Esse movimento é contínuo, só que será cada vez mais veloz. Empresas que ainda não enxergaram essa necessidade de inovação constante em seus processos, logo estarão fora do mercado. E isso serve para qualquer área – da indústria ao comércio e, principalmente, serviços. Contar com soluções tecnológicas para as mais diversas operações de uma empresa é requisito fundamental.

Agora, assim como a tecnologia auxilia em inúmeros processos, também nos deixa vulneráveis em algumas situações, como nas avaliações dos melhores produtos ou serviços disponíveis no ambiente digital para contratação. Se hoje tudo está na web e os prestadores de serviços não se destacam mais por suas sedes físicas, e sim através de seus sites, anúncios digitais e canais sociais, como distinguir parceiros sérios e especializados de aventureiros e empresas inidôneas? A orientação do CEO da Celero é buscar referências, seja através de empresas que já contratam os serviços; certificados e parcerias que endossam o prestador; número e atendimento de reclamações registradas na web; notícias publicadas em veículos de comunicação que reconheçam o potencial da empresa, além de, claro, o bom e velho boca a boca, pois a indicação é muito importante neste processo. “Conhecer o histórico do prestador de serviços, saber quem apoia essa empresa, quem são os concorrentes e o que dizem aqueles que já contrataram os serviços, são quesitos a serem considerados e que farão a diferença para a contratação certa”, alerta Tosin. De qualquer forma, apesar dos cuidados elevados e critérios necessários para a busca das melhores soluções, é fato que a tecnologia veio efetivamente para contribuir com a evolução dos negócios.

Os serviços da Celero, por exemplo, seguem essa linha, porque foram pensados para atender a três grandes expectativas e necessidades de empresas e empresários: segurança, economia e produtividade. Com a expertise na área de tecnologia da informação, a plataforma de gestão financeira foi criada a partir de uma rede segura que tem como principal objetivo fazer com que pessoas que não entendem de finanças e nem de tecnologia tenham tranquilidade e sucesso. O que segundo Tosin, caminha para ser cada vez mais autônomo. “O que queremos é que nossos clientes tenham cada vez menos trabalho, mais segurança e maior número de soluções financeiras disponíveis, como recursos de empréstimos e financiamentos sem burocracias, complicações e trabalho”, sinaliza.

Como nasceu a Celero?

A Celero foi lançada oficialmente em 2016, mas está no mercado desde 2014, iniciando sua trajetória como uma consultoria financeira chamada J2 Consulting. Com a disciplina e trabalho que qualquer empreendimento exige, João Tosin, João Augusto Betenheuzer e Pedro Chaves remodelaram o negócio e lançaram, dois anos depois, a Celero: startup, inovadora, com serviços de gestão e automação para o departamento financeiro das empresas. Hoje, a startup oferece, através de tecnologia, um departamento financeiro online para PMEs de todas as regiões do País. Pioneira nesse nicho de mercado, sua plataforma é a única do mundo que automatiza toda a rotina financeira, transformando fotos ou imagens de documentos em relatórios financeiros e operações bancárias. A tecnologia, inclusive, pode ser utilizada sem a exigência de nenhum conhecimento técnico do setor, diferencial que facilita a vida dos empreendedores, impactados muitas vezes pela burocracia e desconhecimento das rotinas financeiras e tributárias do Brasil.


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