05/03/2021 às 09h15min - Atualizada em 05/03/2021 às 09h27min

A importância da capacitação do fisioterapeuta neste novo cenário do Covid 19

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Desde o início de 2020, sabemos como as atividades de reabilitação são essenciais no cuidado de pacientes que sofrem de COVID-19,. 5 A demanda por serviços de reabilitação está, portanto, aumentando rapidamente em todo o mundo.

Até à data, 65.000 (100,7 / 100.000 habitantes) fisioterapeutas trabalham em Itália  e cerca de 14.000 (140 / 100.000 habitantes) em Portugal

Embora quase 300 fisioterapeutas já tenham obtido um certificado de pós-graduação neste campo na Itália, uma pesquisa interna conduzida pela Associazione Riabilitatori dell'Insuffcienza Respiratoria sobre o envolvimento de fisioterapeutas durante a pandemia COVID-19 na região da Lombardia destacou que apenas 4,7 % dos respondentes eram qualificados em fisioterapia respiratória. 

O cenário em Portugal é pior, com pouco mais de 1.000 fisioterapeutas a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde, dos quais 909 estão integrados em hospitais e 150 na atenção primária. 

Em Portugal ,  em 2016 , de 375 fisioterapeutas especialista em cradiorespiratoria, somente 15% estavam preparados para o terapia intensicva, em 2020 dos 550, apenas 18 % trabalhavam com Covid 19.

 

A atual crise global, destacou ainda mais a necessidade de maior envolvimento dos fisioterapeutas nos sistemas de saúde em todos os ambientes.

A percepção do fisioterapeuta como profissional de saúde subordinado a uma prescrição médica está defasada e um movimento em direção a uma maior autonomia está atrasado á uma necessidade urgente de aumentar a consciência acadêmica e pública sobre a fisioterapia e suas diferentes áreas de atuação e ambientes de trabalho.

 A experiência recente com a pandemia que nas equipes interdisciplinares, todos os membros são igualmente reconhecidos, e são estratégicos para enfrentar os desafios.

Reconhecer o fisioterapeuta como profissional autônomo, com liberdade para exercer seu julgamento profissional e tomada de decisão, dentro de seu conhecimento, competência e âmbito de prática, é fundamental para a otimização dos resultados reabilitadores dos pacientes.

Este estudo representa a atual situação em países como a Itália e Portugal, e no Brasil? 

Vivemos uma demanda semelhantemente, necessário e urgente profissionais capacitados no mercado, prontos para os desafios desta pandemia e de muitos outros que ainda estão por vir.

Este processo não tem mais volta, o único caminho agora é entregarmos ao mercado cada vez profissionais mais preparados! 

Pensando nisto, a Faculdade Ceafi, oferece os melhores cursos de pós-graduação na área da fisioterapia. Tudo isso, com aulas práticas voltadas para atuação no mercado de trabalho. 



 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp