05/03/2021 às 12h28min - Atualizada em 06/03/2021 às 00h00min

Quais são os benefícios da coenzima Q10?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

A coenzima Q10, também chamada de ubiquinona, é uma substância produzida pelo nosso corpo e que também pode ser encontrada em alguns alimentos. Ela é responsável pelo aumento da produção de energia e atua dentro das mitocôndrias, organelas que atuam no processo de respiração celular.

A coenzima Q10 é, portanto, uma substância fundamental para o corpo humano, sendo necessária a sua reposição quando o corpo e quando a alimentação não conseguem manter esse equilíbrio, que pode acontecer por diversas razões.

É aí que entra a suplementação, indicada para todas as pessoas com alguma deficiência dessa substância. Conheça agora os principais benefícios da coenzima Q10, em quais alimentos você pode encontrá-la e como fazer a suplementação corretamente.

 

Benefícios da coenzima Q10

A coenzima Q10 beneficia o corpo em todos os aspectos e melhora o funcionamento de todos os órgãos. Veja a seguir os principais benefícios dessa substância.

Melhora a fertilidade

A ação dos radicais livres, presentes no nosso organismo e provocados também por fatores externos, causa oxidação e mau funcionamento do corpo como um todo e isso inclui também o sistema reprodutor masculino e feminino, especialmente espermatozoides e óvulos.

A coenzima Q10 impede o desgaste dos óvulos, aumentando as chances de fecundação e ainda reduz as chances de alguma má formação congênita. Mulheres com idade mais avançada, que têm dificuldade de engravidar, precisam de coenzima Q10 para se tornarem mais férteis.

Aumenta os níveis de energia do corpo

A coenzima Q10 atua na restauração das mitocôndrias que, por sua vez, são responsáveis por processos energéticos no organismo. Quando está em equilíbrio, a coenzima Q10 deixa o corpo mais ativo, mais estimulado, mais rico em energia.

Órgãos como o fígado, rins, coração e pulmão são os que mais precisam de energia para desenvolver as suas atividades e, portanto, são aqueles que mais se beneficiam com todas as vantagens da coenzima Q10.

Melhora o desempenho na prática de atividade física

Ao oferecer mais energia para o indivíduo, a coenzima Q10 favorece a prática diária de exercício físico. Sabe aquele cansaço, que às vezes se confunde com preguiça? Pode ser realmente falta de energia e a suplementação pode te ajudar a superar essa apatia e se dedicar com afinco aos treinos.

Ajuda a combater a depressão

Segundo médicos estudiosos do assunto, a depressão e o transtorno bipolar são doenças que podem surgir ou se agravar devido à inflamação, oxidação e mau funcionamento das células mitocondriais. A coenzima Q10 atua justamente melhorando o aspecto das mitocôndrias, contribuindo para o alívio dessas doenças tão comuns na atualidade.

Previne o envelhecimento precoce da pele e do organismo

A coenzima Q10 tem ação antioxidante e combate os radicais livres. Os radicais livres oxidam as células do corpo, envelhecendo-as antes do tempo e comprometendo as suas funções.

Um dos órgãos que mais sofrem com a ação dos radicais livres é a pele, que também é muito afetada com as ações externas da natureza como o sol e a poluição. Não à toa, a incidência de casos de câncer de pele cresceu tanto nos últimos tempos.

Assim, a coenzima Q10 também ajuda a manter um organismo saudável por dentro e por fora, reduzindo as chances do aparecimento de diversos tipos de câncer, incluindo o de pele.

Controla o colesterol

A coenzima Q10 reduz o colesterol ruim e eleva o bom, conforme alguns estudos relataram. Além disso, foi constatado que pessoas que tomam medicamentos com estatina para combater o colesterol, apresentam quedas de coenzima Q10, precisando de suplementação.

Previne doenças cardíacas

A coenzima Q10 é essencial para a saúde do coração. Além de prevenir problemas cardíacos, ela também ajuda a controlar a doença quando já está instalada. Além de manter as células longe do envelhecimento, a coenzima previne a formação de placas de gordura no sangue.

Alivia as crises de enxaqueca

A coenzima Q10 reduz o nível de inflamação das células mitocondriais, um fator de risco altíssimo e que desencadeia facilmente as crises de enxaqueca. Suplementar pode ser uma alternativa pode ser interessante para combater essa doença tão limitante.

Ajuda no emagrecimento

A coenzima Q10 ajuda a emagrecer porque oferece mais energia ao indivíduo, permitindo que ele cumpra com exatidão e eficiência toda a rotina de exercícios estabelecida, seja dentro ou fora da academia. Com mais ânimo e disposição para mexer o corpo, maiores são as chances de perder peso.

Alimentos ricos em coenzima Q10

Como dissemos, a coenzima Q10 também pode ser encontrada em alimentos. Por exemplo:

  • Frutas: abacate, laranja, morango, damasco, pistache e maçã;
  • Vegetais: brócolis, espinafre;
  • Leguminosas: feijão azuki, grão-de-bico, amendoim;
  • Cereais: trigo, centeio;
  • Cogumelos frescos;
  • Peixes gordurosos: sardinha;
  • Carne branca: frango e porco;
  • Fígado;
  • E ainda: nozes e gergelim.
 

Como suplementar da maneira correta?

A suplementação de coenzima Q10 é fundamental para manter os níveis corretos da substância no organismo e o ideal é buscar orientação de um nutricionista para ajustar a dosagem correta, que pode variar conforme peso, condição física, idade e outros fatores. Consuma o seu suplemento sempre durante as refeições, pois a coenzima Q10 precisa de gordura para a melhor absorção.

Como você viu, a coenzima Q10 é uma substância essencial ao bom funcionamento do nosso organismo e a suplementação é a alternativa ideal para suprir a falta ou o desequilíbrio dessa substância tão valiosa.  


Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp