22/03/2021 às 16h06min - Atualizada em 23/03/2021 às 10h42min

Entenda como a rede POL reduz custos para empresas

Menos gasto com manutenção e mais segurança são algumas vantagem da Passive Optical LAN

SALA DA NOTÍCIA Rafaela Foggiato
Nos últimos anos, as tecnologias tradicionais têm evoluído mais rápido para outras mais modernas, que trazem melhor desempenho e são mais sustentáveis. Exemplo disso são as matrizes energéticas dos países, que estão focando em peso na geração de energia proveniente de fontes renováveis, como a eólica ou a fotovoltaica.

O setor de telecomunicação também está em processo de mudança. As antigas redes corporativas interligadas por fios metálicos de cobre estão migrando para o sistema FTTD (Fiber to the Desk), que usa a fibra óptica para transmitir dados em alta velocidade para os usuários. “Dentro disso, a rede POL (Passive Optical LAN) possibilita a difusão de internet de qualidade à longas distâncias com equipamentos que ocupam menos espaço e têm mais durabilidade”, conta Rafael Kohiyama, especialista técnico da Fibracem. A Rede POL é uma mescla das rede PON (Passive Optical Network) e da rede LAN (Local Area Network), mas, afinal, o que isso significa?

Rede PON: são redes ópticas passivas, que usam a fibra para transmitir a informação por meio de pulsos de luz, o que as torna imune às interferências eletromagnéticas, geradas por cabos de energia ou descargas elétricas. Além disso, pode alcançar até 20 km sem a necessidade de regeneração do sinal. Por esse motivo, não precisam de equipamentos ativos, ou seja, alimentados por energia elétrica no decorrer da rede óptica.
Rede LAN: é um sistema designado às redes internas, de um lado estão conectados os computadores e do outro os servidores. Nela, são usados cabos metálicos CAT5/6, que por muitos anos foi a tecnologia disponível para construir redes de comunicação. Nas redes LAN a informação viaja nos fios por meio de pulsos elétricos, portanto o sinal precisa constantemente ser regenerado para não perder intensidade e qualidade.

Quais as vantagens da POL no ambiente empresarial?

O principal conceito da rede POL é a substituição dos antigos fios de cobre pela fibra óptica. Isso é vantajoso porque, a partir dos splitters (divisores ópticos passivos), é possível aumentar a densidade de atendimento de cada porta PON do equipamento, o tornando PMP (Ponto Multiponto). Dessa forma, há gerenciamento centralizado: os antigos e diversos switches de agregação que eram instalados são substituídos por uma OLT GPON (Optical Line Terminal) e os terminais de serviço pelas ONTs (Optical Network Terminal).

Com a modernização, a amplitude de rede de transmissão que era limitada a 100 metros por ponto de acesso com os fios de cobre, com o uso da fibra passa a atingir até 20 km sem a necessidade de componentes ativos. As empresas também se preparam para demandas futuras. “Por utilizar uma rede de fibra óptica e seguir o protocolo GPON – de 2,5 Gbps e 1,25 Gbps  –, a estrutura da empresa estará preparada para os novos protocolos com velocidades ainda mais altas, assim como a inclusão de outros novos serviços, sejam tecnologias de dados, voz ou vídeo”, diz Kohiyama.

“Outra grande vantagem do cabeamento óptico é que, por ser passivo, ele não precisa de refrigeração ou de alimentação elétrica, resultando em redução de até 30% no consumo de energia da empresa”, explica o especialista técnico da Fibracem.

Além disso, os acessórios para rede óptica tem menor dimensão em comparação com a infra que abrigava os cabos de cobre, melhorando a organização da instalação e reduzindo a quantidade de racks e salas técnicas. Na rede POL são necessárias menores quantidades de portas RJ45 de ativos (switchs) e apenas uma única porta PON pode conectar até 128 ONTs, ou seja, 512 portas RJ45.

Casa de ferreiro, espeto de ferro!

Para auxiliar as empresas a entrarem nesse novo mundo tecnológico, a Fibracem, empresa referência em comunicação óptica, oferece portfólio completo em infraestrutura para redes ópticas, com a presença de racks, DIOs, cabos ópticos, PTOs, entre diversas outras soluções. Rafael Kohiyama conta que a própria sede da Fibracem precisava passar por atualizações e melhorias na rede.



“Precisávamos interconectar as diversas áreas dos galpões industriais e fornecer qualidade nos serviços de dados, voz e até mesmo no monitoramento por câmeras. Como as distâncias dos enlaces geralmente ficavam maiores que 100 metros, a fibra foi a melhor opção. Isso porque ela traz benefícios tanto na performance da rede como na questão dimensional quanto na redução do consumo de energia”, expõe o especialista.

O projeto de rede POL na Fibracem foi caracterizado pela distribuição de diversas CTOs pela fábrica e, a partir de cada uma, foram lançadas as fibras ópticas para atenderem as muitas estações de trabalho distribuídas pela planta.

A escolha pelo POL na unidade matriz trouxe benefícios para os usuários da rede: a eliminação dos racks e melhoria na utilização física das áreas e a diminuição da densidade de cabos. Além disso, auxiliou na preparação para telefonia e CFTV 100% IP, na redução do consumo de energia elétrica, na melhoria no desempenho e estabilidade da internet e ainda facilitou o gerenciamento da rede de forma centralizada na OLT.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp