24/02/2022 às 14h53min - Atualizada em 24/02/2022 às 16h57min

Tecnologia confere mais segurança da elaboração do IRPJ

Software da Revizia permite a realização de uma auditoria prévia das informações e dados antes da transmissão ao Fisco

www.revizia.com.br
SALA DA NOTÍCIA GPCOM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Mayara Arend, diretora de Novos Negócios da Revizia / DIVULGAÇÃO
Diante a proximidade do prazo de elaboração e entrega do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), as empresas deparam-se com o desafio de calcular os valores e recolhimentos do imposto. Trata-se de uma operação complexa, passível de insegurança jurídico-tributária e que demanda altos custos operacionais e administrativos, pois as empresas devem considerar os variados modelos de tributação (pelo lucro real, presumido ou arbitrado, ou pelo simplificado via Simples Nacional), os diversos regimes de apuração e o prazo de entrega (anual, trimestral e mensal), entre outros aspectos.

É neste contexto que a tecnologia proporciona ferramentas que desempenham um papel importante ao ajudar a simplificar a apuração do imposto devido, ao mesmo tempo que possibilita que seja realizada uma auditoria prévia para que as companhias sejam capazes de identificar e corrigir eventuais erros antes da transmissão da declaração.

A Revizia, lawtech focada em inteligência fiscal e tributária, oferece esse apoio tecnológico às empresas, por meio de seu software homônimo de auditoria e compliance fiscal único no mercado, que é oferecido na modalidade SaaS (Software as a Service) e vem dando mais confiabilidade às informações para elaboração e entrega do IRPJ.

A partir das informações extraídas das bases de dados do próprio Fisco, mediante certificado digital, e dos documentos fiscais da empresa já existentes no sistema, o módulo de Inteligência Contábil do REVIZIA propõe inicialmente uma DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), para elaboração da ECD (Escrituração Contábil Digital) e a ECF (Escrituração Contábil Fiscal), obrigações criadas para substituir a DIRPJ (Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica).

A plataforma também dá ao usuário a capacidade de realizar uma análise pré-entrega detalhada, nos mesmos moldes da realizada pela Receita Federal, a fim de para identificar eventuais não conformidades com legislação vigente antes do envio da declaração.

“A ideia é permitir que o contribuinte pessoa jurídica seja capaz de auditar, com o mesmo rigor da Receita Federal, todas as informações da declaração da empresa antes de enviar os dados, podendo identificar e corrigir qualquer inconsistência ou não conformidade eventual que possa gerar autuações no futuro”, explica Mayara Arend, diretora de Novos Negócios da Revizia.

Após o envio dos dados, o sistema da Revizia identifica exatamente o que foi transmitido, captura e guarda os arquivos, bem como refaz as análises para avaliar o que efetivamente foi entregue ao Fisco.

“O REVIZIA começa sugerindo alguns dados para a declaração do imposto, segue pré-auditando esses dados com a visão do Fisco e, finalmente, revalida o que já foi entregue e compara com anos anteriores e outros documentos, para garantir a integridade e correção das informações prestadas à Receita Federal. Dessa forma, devolve ao empresariado o poder sobre os seus dados”, completa a diretora.

Sobre a Revizia
A Revizia é uma lawtech especializada no segmento tributário e a desenvolvedora do REVIZIA, software de auditoria e compliance fiscal, no modelo SaaS (Software as a Service), que ajuda as empresas a lidarem com o sistema tributário nacional e seu ambiente complexo e assimétrico a favor do Fisco.

Fundada em 2019, conta com uma equipe de profissionais experientes e altamente capacitados, e está preparada para se tornar o parceiro estratégico das empresas visando maximizar os resultados e mitigar os riscos tributários.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp