08/04/2021 às 15h20min - Atualizada em 09/04/2021 às 00h00min

Pesquisa do Imovelweb mostra o que os brasileiros valorizam na hora de buscar um imóvel

Imóveis com quintal, em bairros seguros e próximos a supermercados estão entre as prioridades

SALA DA NOTÍCIA Bruna Camilo
A vontade de mudar dos brasileiros cresceu durante a pandemia. Uma pesquisa feita pelo Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, mostrou que, para 78% dos participantes, o desejo de trocar de imóvel cresceu diante do cenário atual. O levantamento foi feito com 1.829 participantes e traz ainda outras impressões sobre o que os brasileiros buscam na hora de alugar um imóvel. 

De acordo com o relatório do Imovelweb, os principais motivos para a mudança são: vender o imóvel e mudar para outro, procurar por um imóvel com mais espaços livres e o sonho de ter a casa própria. Para 55,13%, a mudança deve ocorrer dentro de seis meses, enquanto 31,35% querem se mudar dentro de um ano, 8,51% dentro de dois anos e 5,02% depois de mais de dois anos. 

Entre os entrevistados, 31,73% disseram que um desconto na compra ou aluguel poderia facilitar na troca de imóvel, enquanto 20,95% gostariam de mais flexibilidade no pagamento do imóvel; 13,23% queriam taxas de propriedade mais baixas; 8,33% a retomada da vida antes da pandemia e 6,27% acreditam que um aumento na renda mensal ajudaria no processo.

Quintal é uma das preferências na hora de buscar um imóvel
A procura por mais espaços é uma das características presentes no período de isolamento social. Passando mais tempo em casa, muitas famílias procuram por quintais, varandas e quartos extras onde possam montar seus escritórios. O levantamento do Imovelweb pediu para os entrevistados apontarem o que mais priorizam em seu novo imóvel, sendo que era possível escolher mais de uma opção. O resultado foi o seguinte: 

- 38,39% apontaram um quintal ou um terraço;
- 27,85% querem um imóvel em um condomínio fechado;
- 27,22% procuram uma varanda;
- 26,91% querem um imóvel maior;
- 21,48% querem mais ambientes;
- 16,68% buscam por um jardim;
- 16,13% querem um imóvel fora da periferia da cidade.

Para a maioria dos entrevistados (79%), a localização do imóvel é muito importante, enquanto 16% dizem que depende da situação e 5% apontam que não é a prioridade.

Segurança em primeiro lugar
O Imovelweb questionou o que os participantes mais buscavam em um novo bairro e o mais apontado foi a segurança (69,37%). As demais preferências são as seguintes: ter supermercado perto (43,20%); ter fácil acesso ao transporte público (34,79%); possuir áreas de lazer ou espaços próximos (26,17%); proximidade com praças/parques (22,52%); ser perto do local de trabalho (21,20%); ser perto de espaços gastronômicos, como bares e restaurantes (19,17%); perto de escolas (12,37%); outros motivos (15,21%). 

Comprar imóvel é preferência
A pesquisa mostra que 69,4% dos entrevistados disseram que estão à procura de um imóvel para comprar e 30,6% querem alugar. Para essas pessoas, o preço das propriedades e a falta de ofertas de imóveis na área de interesse são os dois maiores problemas na busca por imóvel.

Sobre o Imovelweb:
Com 20 anos de existência, o Imovelweb é um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate, com cerca de 170 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. O Imovelweb se destaca em seu mercado por representar o consumidor em todas as suas necessidades e momentos de vida, oferecendo as melhores oportunidades de negócios do setor imobiliário no Brasil. Mais informações em www.imovelweb.com.br.

Informações para Imprensa:
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171
Contatos:
Beatriz Silva – [email protected]
Bruna Camilo – [email protected]
Debora Freire - [email protected]
Luciana Abritta - [email protected]

 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp