09/04/2021 às 07h05min - Atualizada em 09/04/2021 às 16h00min

IPCA: Inflação de março deve ser de 0,95%, de acordo com especialista

Os setores mais afetados devem ser o de Transportes, que foi impactado pelo aumento dos preços de combustíveis, e o de Habitação, por conta do aumento do preço do gás de botijão e encanado

SALA DA NOTÍCIA NA Comunicação
O IPCA de março, que o IBGE divulgará nesta sexta-feira (9), deve ficar em torno de 0,95%, como mostra análise feita pela professora da Fipecafi, Luciana Machado. Para a especialista, é provável que o índice apresente o maior resultado para o mês de março dos últimos anos, assim como aconteceu em janeiro e fevereiro.

Os setores mais afetados devem ser o de Transportes, que foi impactado pelo aumento dos preços de combustíveis, e o de Habitação, por conta do aumento do preço do gás de botijão e encanado. “A alta no preço dos combustíveis tem sido acentuada e já foi destaque na aceleração da inflação dos primeiros meses do ano. O preço dos combustíveis continua elevado e espera-se que a gasolina seja o item de maior pressão na inflação do mês. O setor de transportes deve também se destacar e mostrar aceleração em relação ao mês de fevereiro, pois é impactado diretamente pela alta no preço de combustíveis”, explicou.

A pandemia continua em um estágio crítico e em meio ao cenário de incertezas, os reflexos da inflação impactam principalmente a classe trabalhadora. “Com o estágio crítico da pandemia continuamos enfrentando um cenário de incerteza econômica e política. O dólar está em alta, refletindo essa conjuntura e exercendo pressão sobre os preços de alimentos e combustíveis. A inflação alta reduz o poder de compra dos brasileiros e afeta fortemente a classe de trabalhadores que sofre com a paralisação e medidas de isolamento social”, ressaltou.

Auxílio Emergencial
Nesta semana foram retomados os pagamentos do Auxílio Emergencial com parcelas que variam de R$150 a R$350. “Apesar da medida auxiliar um número representativo de pessoas, há preocupação acerca do poder de compra de quem o receberá, já que a inflação de preços reflete num custo de cesta básica maior. Além disso, aumentando a demanda e o dinheiro em circulação, o preço tende a também aumentar. Como as famílias que dependiam do auxílio emergencial deixaram de recebê-lo, a demanda se retraiu, contendo um pouco a elevação de preços”, finalizou.

Sobre a Fipecafi
A Fipecafi foi fundada em 1974 por professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e atua desde então como órgão de apoio institucional ao departamento. Dentre seus principais objetivos estão: a missão de desenvolver e promover a divulgação de conhecimentos da área contábil, financeira e atuarial, organizar cursos, seminários, simpósios e conferências, prestar serviços de assessoria e consultoria e realizar pesquisas, atendendo entidades dos setores público e privado.

Mais informações: https://fipecafi.org/.
 
Notícias Relacionadas »
© 2024 Sala da Notícia - Todos os direitos reservados.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp